Autor Tópico: Perda de líquido de refrigeração Clio III  (Lida 1721 vezes)

Offline pmal

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio III Break 1.2 16V (75CV) GT
Perda de líquido de refrigeração Clio III
« em: 15 de Maio de 2020, 19:34 pm »
Boas,
Tenho um Clio III Break 1.2 16V (75cv) de Outubro 2012.

Em Outubro de 2018, passados 6 anos como preconiza o fabricante, pois não atingiu a quilometragem antes, mudou o kit de distribuição na Feu Vert, sim talvez tenha sido esse o erro :huh:, onde também colocaram novo líquido de refrigeração.
Antes desta operação, nunca tinha perdido líquido e agora reparo que o mesmo já sé encontra no traço do mínimo. Ainda não fiz nenhuma reposição.

O que devo fazer? Comprar líquido de refrigeração e repor até ao nível, pois é "normal"? - o que não deve ser... digo eu... :sad:
Passar lá na Feu Vert e expor-lhes o que aqui partilhei?
Ou...?

Qual o vosso conselho?

Obrigado.

Offline pmcb

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: Perda de líquido de refrigeração Clio III
« Responder #1 em: 15 de Maio de 2020, 20:52 pm »
Epá, existe a internet onde toda a gente diz para fugir da Midas, Norauto e outras que tais para tais serviços, mas pronto, está feito, está feito.

És de Lisboa e tens o parceiro do forum, Caçoilauto onde poderias fazer a tua manutenção em segurança e ainda arranjares um amigo.

Eu não sei o que fizeram, nem eu sou expert, mas o sistema de refrigeração pode não ter sido bem purgado, ter ar e agora sair e ser essa a diferença. Podes lá passar que acredito que te restabeleçam o nível e depois aí veres se baixa novamente, mas entretanto pega numa lanterna e vê se não encontras vestígios de água na protecção do motor.

Offline pmal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 15 de Maio de 2020, 22:39 pm »
É verdade, mas está feito e agora não há volta a dar... Só posso mesmo é lamentar e ser mais um a avisar...

Eu sou novo no forum, logo não sabia do parceiro Caçoilauto, mas com toda a certeza irei ser seu cliente no futuro. Obrigado pela dica!

Irei então passar por lá para ver se restabelecem o nível, mas não sei se o farão... Se não fizerem compro o líquido e faço eu a reposição. Caso não encontre água na protecção do motor e se voltar a baixar novamente já sei a quem recorrer... à Caçoilauto!
« Última modificação: 27 de Maio de 2020, 13:36 pm por Sls a GPL »

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
« Responder #3 em: 17 de Maio de 2020, 12:18 pm »
Por norma colocasse um pouco acima do máximo após a sua substituição pois o nível baixa após a troca. Possíveis bolhas de ar, o termostato vai ter que abrir para que o mesmo circule pelo sistema.
-Esperemos que tenha sido só isso. Repõe se voltar a baixar como indicaste contacto com a Caçoilauto que ele é impecável.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline pmal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 17 de Maio de 2020, 13:09 pm »
Vou repor hoje à tarde e depois vou andar de olho aberto para ver se volta a baixar... esperemos que não, mas se isso acontecer vou recorrer sim à Caçoilauto.
« Última modificação: 27 de Maio de 2020, 13:40 pm por Sls a GPL »

Offline cmgomes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 17 de Maio de 2020, 13:36 pm »
pmal, sabes se mudaram a bomba de água?
Se não há liquido no chão ou no compartimento do motor é possível que a bomba tenha ficado mal apertada ou montada.
É de reclamar isso.

Offline pmal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2020, 13:17 pm »
Sim, mudaram a bomba de água e não vejo liquido nem no chão nem em lado nenhum. Mas após a reposição, tenho verificado todos os dias e não ter perdido nada... por enquanto...
Lá que há coisas estranhas, lá isso há... É fazer figas que agora não perca mais... se perder, oficina com ele... Enfim...
Obrigado cmgomes.
« Última modificação: 27 de Maio de 2020, 13:41 pm por Sls a GPL »

Offline pmcb

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
« Responder #7 em: 22 de Maio de 2020, 14:44 pm »
Como já aqui te foi dito, poderá ser só não terem purgado o circuito convenientemente. Se isso acontece, fica ar e claro, quando o motor roda e a água corre todo o  circuito, o ar acaba por sair e a água ocupa o ser lugar. Já fizeste o essencial, repuseste o nível e agora é observar.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 27 de Maio de 2020, 13:43 pm »
Isso é mais do que normal, o que está errado é não te terem dado um garrafão com liquido de refrigeração para repores ao fim de um dia ou dois de andar com o carro e darem-te essa informação.