Autor Tópico: Problemas Graves Megane DTI - finalmente resolvido  (Lida 23525 vezes)

Offline hmcosta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sever do Vouga
Problemas Graves Megane DTI - finalmente resolvido
« em: 14 de Outubro de 2010, 18:36 pm »
BOas Malta

Como já alguns sabem, sou possuidor de um megas 1.9DTI de 99, que conta com 220.000KMs e de problemas de maior só me tinha dado num injector à cerca de 3 anos. Digo tinha, porque à cerca de 2 semanas quando me dirigia para o trabalho, senti o carro a perder força e acendeu uma luz no painel de instrumentos, parei e o motor estava a trabalhar, mas muito esquesito e passado um bocado foi abaixo. Abri o capou e vi que a correio do alternado estava a desfazer-se (correio com 20.000Kms). Foi para a oficina (neste caso até foi um agente da mercedes/carglass, pois precisava mudar o para brisas e aproveitava as duas coisas).
1º Diagnóstico: polie da bomba de água nas couves, logo tem que levar nova e só existe na renault, esgotado em Portugal, e teve que vir de França.
2º Diagnostico: depois de 2 semanas à espera da polie, depois de montada não conseguiram por o carro a trabalhar, depois de ligado à maquina, bomba injectora e injectores nas couves. Perguntei ao mecanico se antes de mandar a bomba injectora deveriam verificar se o motor estava em condições.
3º Diagnóstico: O parafuso que segura a polie da arvore de cames desapertado e possivelmeente valvulas empenadas, enfim, motor nas couves.

Como fiquei pouco contente com o serviço, tenho agora o carro num mecanico de confiança que me aconselhou a verificar se dá para arranjar o estrago e se compensa €€€, senão vai levar motor novo.

A minha duvida é se esta parafuso é normal desapertar?

Acham que deve mandar arranjar ou meter um motro novo/usado em bom estado?

Obrigado e desculpem o testamento
« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, 14:21 pm por hmcosta »
Renault Megas I Fase II 1.9 DTI
Opel Zafira 1.6i

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Problemas Graves Megane DTI
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2010, 21:00 pm »
ve qual o orçamento para reparar o teu motor , se for identico ao de um motor usado , opta pela reparação , ao menos ficas com a certeza do que está e no usado é sempre um tiro no escuro ;)

Offline hmcosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 15 de Outubro de 2010, 15:11 pm »
ve qual o orçamento para reparar o teu motor , se for identico ao de um motor usado , opta pela reparação , ao menos ficas com a certeza do que está e no usado é sempre um tiro no escuro ;)

Boas
Está neste momento num primo meu, que é um mecanico de confiança a avaliar a possivel reparação. Segundo ele poderá ter apenas algumas valvulas impenadas
Opel Zafira 1.6i

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #3 em: 15 de Outubro de 2010, 15:25 pm »
Então o diagnóstico é semelhante a uma situação de correia de distribuição partida.
Injectores e bomba injectora, já tens uma ideia do estado?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #4 em: 15 de Outubro de 2010, 15:49 pm »
Esse parafuso não podem nem nunca deve desapertar. Será que não foi na altura da correia de distribuição que foi aliviado para colocação do vedante da cams? :huh: :huh:

Offline hmcosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 18 de Outubro de 2010, 11:11 am »
Então o diagnóstico é semelhante a uma situação de correia de distribuição partida.
Injectores e bomba injectora, já tens uma ideia do estado?

Antes de detectarmos o problema do parafuso na polie, deu erro de bomba injectora e injectores, mas vou aguardar o diagnostico do resto do motor para avaliar a situação. Segundo o meu primo, o erro da bomba injectora poderá vir do facto de as valvulas não abrirem (pois a arvore de cames não rodava).
Em principio hoje já terei algumas novidades.

não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
Esse parafuso não podem nem nunca deve desapertar. Será que não foi na altura da correia de distribuição que foi aliviado para colocação do vedante da cams? :huh: :huh:

Boas

Não sei ao certo, como não tenho muitos conhecimentos técnicos de mecanica, não sei dizer, apenas comeitei aquilo que me disseram, mas como estava com um mecanico de pouca confiança. Agora coloquei o carro num mecanico de confiança, vou aguardar pelo diagnóstico.

Abraço
« Última modificação: 18 de Outubro de 2010, 11:14 am por hmcosta »
Opel Zafira 1.6i

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #6 em: 18 de Outubro de 2010, 17:06 pm »
OK. Depois dá o feedback da coisa.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #7 em: 18 de Outubro de 2010, 23:33 pm »
O meu golf também desapertou o parafuso da polie da correia de distribuição... o resultado foi o motor partido. :lipsrsealed:
O mecânico na altura disse-me que isso pode acontecer e naquele motor 1.9TD era comum acontecer.
Boa sorte com a reparação.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline hmcosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2010, 09:17 am »
Boas Malta

Estive a ver o bicho e segundo o mecanico tem apenas 2 valvulas empenadas (julgo que são as de admissão), mas pelo sim, vai mudar as 4. À partida é só isso, mas hoje ou amanhã o carro fica pronto e logo se vê.

Mas vou informando...
Opel Zafira 1.6i

Offline hmcosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 21 de Outubro de 2010, 14:52 pm »
Boas Malta

Para actualizar, para já o que está previsto e comprado para mudar no carro é:

- 4 Valvulas
 - 8 casquilhos das valvulas (umas peças em cobre que fica no onde trabalham as valvulas, pois apresentavam alguma folga)
 - carreto da arvore de cames (o problema do meu carro foi este carreto ter partido um dente que prende à arvore de cames, ficando este carreto sem apoio que o fazia rodar independente da respectiva arvore)
 - Aproveitou-se e efectuou uma revisão ao turbo, que depois de 220.000Kms não apresentava folgas de maior, tendo sido apenas substituida a laminas do lado da admissão, pois a velhas tinha algum desgaste do uso, de resto estava impecavel para o uso.
 - Distribuição nova
 - Junta da colaça nova (como foi aberto teve que levar esta junta, mas a velha tava impecavel)
 - Jogo de juntas (tampa das valvulas, e outras)
 - Mão de obra qb.
Em relação a preços ainda não estam feitas as contas finais...

Fiquei satisfeito em saber que apesar dos KMS e como não sou um grande exemplo na condução calma e poupada, o motor está muito bem conservado por dentro, sem desgastes anormais (o que seria de esperar num renault), enfim, dado o susto inicial, penso que até tive muita sorte.

Portem-se
Opel Zafira 1.6i

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Problemas Graves Megane DTI - quase resolvido
« Responder #10 em: 21 de Outubro de 2010, 15:08 pm »
pois é o carreto partiu o " Escatel" e distribuição foi á  vida.

Ao comprares o carreto novo já será uma substituição  do anterior , será um carreto ajustável, para obtenção de uma tensão correcta da correia.

« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 15:38 pm por Rui_N »

Offline hugo r25

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: corroios
Problemas Graves Megane DTI - quase resolvido
« Responder #11 em: 21 de Outubro de 2010, 20:25 pm »
Depois desse reparação ainda fazes mais uns quilómetros valentes.
RENAULT MEGANE 1.5 DCI  85CV
ROVER 25 ITD  1xx CV

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #12 em: 21 de Outubro de 2010, 22:36 pm »
Assim é que é!
E bem feitas as coisas, sai daí melhor que o que estava!

Mas não está implicito na distribuição desse motor a troca do carreto do veio de excentricos? Foi feita na altura?

Offline hmcosta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2010, 09:38 am »
pois é o carreto partiu o " Escatel" e distribuição foi á  vida.

Ao comprares o carreto novo já será uma substituição  do anterior , será um carreto ajustável, para obtenção de uma tensão correcta da correia.

Foi mesmo o escantel que partiu, e o carreto que levou foi um usado que o mecanico arranjou, só espero não vir a ter mais problemas.

Ontem o bicho já tava quase montante, mas para se fazer as coisas com calma, em principio só lá para segundo feira é que estara pronto a rolar, precisamente 1 mês depois do inicio desta aventura e a 3 dias do limite de ir ao IPO.

Portem-se
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 09:39 am por hmcosta »
Opel Zafira 1.6i

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #14 em: 22 de Outubro de 2010, 20:57 pm »
Apesar do azar, tudo se esta a compor, boa sorte nisso  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...