Autor Tópico: Substituir luzes dos botões de comando por Led em Laguna  (Lida 1159 vezes)

Offline Mars

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: V. Castelo
  • Garagem : Laguna II Grandtour
Substituir luzes dos botões de comando por Led em Laguna
« em: 21 de Setembro de 2020, 10:15 am »

Boas a todos,

Estou com um problemazito e não vejo forma simples de solucionar isto, por isso peço ajuda.
Tinha as luzes de presença dos botões dos vidros quase todas fundidas e decidi troca las. Não foi fácil conseguir as lâmpadazitas mas ao fim de muitas voltas lá as consegui.
Segue se que ao remover as fundidas danifiquei as capas azuis de silicone que fazem a luz ter um tom branco.
Alguem saberá onde conseguir essas capas de silicone???
A meu ver isto seria a solucão mais facil e simples.

Sei que ja alguns users  substiruiram essas lampadas por led (encontrei topicos ja bastante antigos) mas estou com algumas dificuldades e duvidas nisto e precisava de ajuda. Sera que alguem tem tutoriais com imagens que me possa passar?

Os led sao 3mm 3v e a corrente do carro e 12v, logo e necessario aplicar uma resistencia, mas nao consigo perceber como aplica la pois no casquilho nao qualquer tipo de espaço.
Sera necessario cortar as cablagens para soldar a resistencia?

Por favor quem ja o fez ou quem saiba como fazer ajude me com pelo menos umas dicas.

Obrigado

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Substituir luzes dos botões de comando por Led em Laguna
« Responder #1 em: 23 de Setembro de 2020, 06:03 am »
Eu já fiz essa modificação e a falta de melhor método tirei o casquilho e soldei diretamente nos terminais.
O problema é que não tenho grande jeito (e paciência) para soldar e deixar aquilo perfeitinho e soldar em sítios pequenos é me complicado porque tremo um bocado das mãos mas dos 12 botões que converti para Leds 9 ainda funcionam bem 2 é que por ou as soldaduras ou o led ter ficado no sitio errado(ou ambas) morreram mas também não estou com vontade de ir compor aquilo tão cedo mas basicamente liguei aquilo nos terminais sem o casquilho e soldei o led e a resistência (atenção que a resistência tem que ficar soldada em determinado sentido da corrente), pelo que dada a minha falta de jeito se alguém souber de uns leds que já sejam para 12v que dê para por lá agradeço também a partilha pois no meu caso dado a falta de habilidade para soldar aquilo em condições fica demasiado grande e depois tenho que inventar.
Cumprimentos