Autor Tópico: Numero de identificação danificado(duvida)  (Lida 660 vezes)

Offline AlexM

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Paredes
  • Garagem : clio 3
Numero de identificação danificado(duvida)
« em: 28 de Julho de 2025, 02:38 am »
Ola, então é o seguinte estou prestes a adquirir um clio de 2007, e o numero de identificação que fica debaixo do vidro da frente está completamente danificado e elegível parece que se enrolou e encolheu talvez por calor não sei... não sei o motivo nem o antigo dono sabe coisa certa é que todos os outros números de identificação estão corretos... e gostava de saber se alguém me pode ajudar nas seguintes questões:
Posso ter a viatura apreendida?
Vou realmente ter a necessidade de reparar essa vinheta ao sticker?
Dá chumbo na viatura na inspeção?
E se posso levar multa?
Já agora se isto já aconteceu a mais alguém agradeço que me conte como foi que solucionou a questão... Abraço e cumprimentos

Offline Olives

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Garagem : Renault Clio 1.2 RN
Re: Numero de identificação danificado(duvida)
« Responder #1 em: 01 de Agosto de 2025, 20:10 pm »
Boas! Por experiência própria, sim, dá direito a ser anotado na inspecção.

Aconteceu o mesmo com o meu Clio de 1997. Embora no meu caso o autocolante com o número do quadro seja no combro da porta do pendura, também se foi descolando e enrolando. O carro, que me foi oferecido pelos anos, foi comprado com o autocolante assim. O meu pai, pensando que aquilo não servia para nada, arrancou-o e deitou-o fora. Moral da história, quando dali a uns meses fomos à inspecção com o carro, ficou aprovado mas com a anotação pela ausência do número do chassis.
Entretanto fomos à Renault da Castanheira do Ribatejo expor a situação, e preenchemos a papelada com os dados do carro para serem enviados para França, para que eles fabricassem um autocolante novo com os dados correctos. Só que os franceses recusaram-se a fazer o autocolante devido à idade do carro. Isto em 2011, tinha o carro 14 anos.
Posto isto, a única maneira do carro não ficar ilegal foi ir ao IMT e averbar no DUA a ausência do autocolante. E tem andado assim desde então.

A probabilidade de teres de fazer o mesmo é considerável. Vai a um representante da Renault e expõe a situação na mesma, pode ser que eles a ti te façam o autocolante, mas vai contando com a possibilidade de teres de averbar a coisa no DUA