Boa tarde a todos,
Após 21 anos ao volante de uma Renault Scénic 1.5 dCi 105cv, chegou aquele momento agridoce de ponderar a troca de viatura. Foi um carro que sempre me serviu muito bem e ao qual estou bastante habituado, sobretudo pela posição de condução mais elevada.
Gosto bastante do Renault Captur, mas o preço de aquisição ultrapassa o orçamento disponÃvel, pelo que tenho de considerar alternativas mais acessÃveis.
Neste momento estou indeciso entre duas opções:
• Dacia Sandero Stepway novo, versão Evolution, motor Bi-fuel 120 cv
• Renault Clio semi-novo, versão Evolution, motor Bi-fuel 110 cv
Ambos rondam valores entre os 16.690€ e os 18.000€, ambos são Bi-fuel e apresentam nÃveis de equipamento semelhantes, embora com diferenças na altura ao solo e posicionamento no segmento.
Tenho recebido opiniões, nomeadamente de colegas de trabalho, no sentido de optar pelo Clio, argumentando que a Dacia poderá apresentar mais problemas a nÃvel eletrónico e até de motor. No entanto, também reconheço que atualmente ambas as marcas pertencem ao mesmo grupo e partilham muitas componentes.
O meu principal objetivo é adquirir uma viatura fiável, que “aguente†pelo menos 10 anos, sabendo naturalmente que ao longo da vida útil qualquer carro pode apresentar imprevistos. Valorizo:
• Fiabilidade mecânica (especialmente no sistema Bi-fuel)
• Custos de manutenção
• Robustez a longo prazo
• Conforto em utilização diária
• Manutenção do valor ao longo do tempo
Gostaria muito de ouvir a vossa opinião fundamentada, sobretudo de quem tenha experiência com estes modelos ou motores Bi-fuel. Acham que a diferença de marca pesa realmente na fiabilidade? A maior altura do Stepway compensa face ao possÃvel “salto†para um Clio semi-novo de segmento ligeiramente superior?
Agradeço desde já toda a vossa colaboração e partilha de experiências.
Cumprimentos a todos.