Autor Tópico: Problema retrovisor rebatível  (Lida 26156 vezes)

Offline missing

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
Problema retrovisor rebatível
« em: 22 de Novembro de 2010, 21:30 pm »
Boa noite. Tenho uma megane break com retrovisores rebativeis automaticamente, mas desde ontem quando rodo o botão para fechar os espelhos, o do lado do pendura não se mexe. Alguem sabe o que possa ser? Consigo no entanto mexer com a orientação do espelho. Será que o mecanismo de fecho foi a vida? Vende-se isso em separado ou só espelho completo? E preços? Obrigado!

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
Re: Problema retrovisor rebatível
« Responder #1 em: 23 de Novembro de 2010, 13:09 pm »
Has-de experimentar lubrificar o espelho, no sitio onde ele faz a rotação. A mim acontecia-me isso, mas reparava que quando o carro tava molhado da lavagem auto os espelhos abriam e fechavam bem, mas quando  em seco, abriam ou fechavam aos soluços, ou nem sequer se mexiam... Levei a um electrecista auto que disse que tinha que mudar os espelhos, levei a um mecanico, pos lubrificante, tipo WD40, com a ajuda da palheta que essas latas trazem e nunca mais deu problemas, agora eu volta e meia ponho eu.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2010, 13:18 pm »
Normalmente quando alguma "Alma inteligente" se lembra de fechar o espelho manualmente, ao rodares o botao vai rebater um e depois ouves um "estalo" que ate faz o espelho abanar no que foi fechado manualmente. Isso significa que o pino do motor voltou a encaixar no sitio e o espelho ja esta alinhado. Depois voltas a efectuar tudo novamente e o espelho ja fecha e abre normalmente. Se o teu nada faz, confirma primeiro se o motor esta realmente em funcionamento do lado do que nao fecha (o motor e audivel do exterior). Se ouvires entao o pino/encaixe do espelho foi a vida, so desmontando para ver o que partiu e tentar reparar. Se nao o ouves, motor nas coves, tenta arranjar um na sucata num carro batido.

Has-de experimentar lubrificar o espelho, no sitio onde ele faz a rotação. A mim acontecia-me isso, mas reparava que quando o carro tava molhado da lavagem auto os espelhos abriam e fechavam bem, mas quando  em seco, abriam ou fechavam aos soluços, ou nem sequer se mexiam... Levei a um electrecista auto que disse que tinha que mudar os espelhos, levei a um mecanico, pos lubrificante, tipo WD40, com a ajuda da palheta que essas latas trazem e nunca mais deu problemas, agora eu volta e meia ponho eu.

No meu e ao contrario. A seco abrem e fecham directamente, molhado as vezes e aos soluços...

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #3 em: 23 de Novembro de 2010, 13:37 pm »
Por acaso na laguna já tinha reparado esse tal estalo se alguem rebater os espelhos manualmente, no meu caso funcionam bem os dois, mas o do lado do condutor faz um rangido, quer quando abre ou fecha, já meti WD40, mas ficou na mesma, tenho que colocar mais um pouco. De resto apenas por uma ou duas vezes eles não fecharam, mas por mau contacto do botão de rodar. Apenas os fecho em caso de necessidade, pois não me parece ser um motor com muita resistencia para andar sempre a abrir, caso dos novos que são automaticos.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #4 em: 23 de Novembro de 2010, 13:53 pm »
Por acaso na laguna já tinha reparado esse tal estalo se alguem rebater os espelhos manualmente, no meu caso funcionam bem os dois, mas o do lado do condutor faz um rangido, quer quando abre ou fecha, já meti WD40, mas ficou na mesma, tenho que colocar mais um pouco. De resto apenas por uma ou duas vezes eles não fecharam, mas por mau contacto do botão de rodar. Apenas os fecho em caso de necessidade, pois não me parece ser um motor com muita resistencia para andar sempre a abrir, caso dos novos que são automaticos.

Ha dois anos que os fecho e abro pelo menos 8 vezes por dia e ate agora ainda nao morreram. O motor ate tem resistencia, pois senao nao conseguia encaixar o pino quando rebates o espelho a mao.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #5 em: 23 de Novembro de 2010, 14:15 pm »

Ha dois anos que os fecho e abro pelo menos 8 vezes por dia e ate agora ainda nao morreram. O motor ate tem resistencia, pois senao nao conseguia encaixar o pino quando rebates o espelho a mao.

Sabes que assim chegara o dia (espero que daqui a um 20 anos) em que todo o carro está nas cover,mas e friso, mas, os espelhos ainda rebatem electricamente!!   :grin:  :dance:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #6 em: 23 de Novembro de 2010, 14:25 pm »

Sabes que assim chegara o dia (espero que daqui a um 20 anos) em que todo o carro está nas cover,mas e friso, mas, os espelhos ainda rebatem electricamente!!   :grin:  :dance:

E não e bom??? :laugh:

Offline missing

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2010, 15:28 pm »
Pois o problema dos soluços às vezes acontece.. mas agora o que acontece é que realmente não ouço o motor a trabalhar :/ Vende-se em separado? Alguém sabe quanto custa na renault? Obrigado a todos!

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #8 em: 23 de Novembro de 2010, 15:41 pm »
Verifica primeiro de a ficha está bem encaixada e limpa, no negane não sei como é, na laguna basta tirar o "triangulo" de plastico no interior da porta e ficas com acesso ao espelho, podes retiralo e verificar as fichas, no megane não deve ser muito diferente.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #9 em: 23 de Novembro de 2010, 15:44 pm »
Verifica primeiro de a ficha está bem encaixada e limpa, no negane não sei como é, na laguna basta tirar o "triangulo" de plastico no interior da porta e ficas com acesso ao espelho, podes retiralo e verificar as fichas, no megane não deve ser muito diferente.

E ja que estas com a ficha na mao, caso o local dela seja esse, se tiveres um multimetro ou um aparelho de medição de tensões continuas verifica se chega tensão quando rebates os espelhos, pois pode ser um fio partido. Se chegar entao tens o motor nas couves.

Offline missing

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 06 de Dezembro de 2010, 18:31 pm »
Já verifiquei que a ficha tá bem ligado, até porque dá para regular o espelho, só não rebate. Não consegui foi arranjar alguem com um multimetro para verificar os fios. Acho que vou ter de ir a renault. Queria era saber se o motor se vende em seperado ou se só mesmo o espelho todo, para me preparar a nivel da carteira.. :/