Autor Tópico: Cablagem em Geral  (Lida 8638 vezes)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Cablagem em Geral
« em: 16 de Dezembro de 2010, 22:45 pm »
Bem como estou a montar os sensores de altura dos farois e quero fazer as coisas como manda a lei, precisava da vossa ajuda para que me indicassem casas ou sites onde possa comprar fio de modo a fazer as ligações. Necessito tambem dos terminais, e nessa área reparei que o Salazar se safa bem, pelo que amanha tentarei postar uma foto dos fios e outra dos terminais em questão a ver se entendem.

Se souberem de alguma casa por Lisboa, Almada ou Castelo Branco, aceito as dicas de bom grado  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
Re: Cablagem em Geral
« Responder #1 em: 17 de Dezembro de 2010, 00:56 am »
ebay.  :angel:

Tens o Visu?
Lá podes ver a espessura e a cor do fio de cada ficha - só não diz o comprimento.
Depois é procurares no ebay. Tens pessoal que vendes packs, mas se pedires o que queres, eles fazem um listing para ti.
Mas tu tens a Delphi aí em Castelo Branco, pá! Não arranjas uma connect? Dava-me tanto jeito...  :assobio:

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #2 em: 17 de Dezembro de 2010, 01:05 am »
Pois tenho mas isso sair de lá para fora é algo lixado, e o contacto que tenho de lá é o contacto mais lá em cima do sitio se é que me faço entender... Sim tenho. Mas pesquisas pelo que no ebay? Na questão do cabo sou muito desentendido mesmo e ainda nao me consegui orientar  :lipsrsealed:

Quanto a medir, meço este fim de semana, bem como tiro fotos, digamos que como nao tenho o N97 as fotos não se entendem sequer, assim quando for de fim de semana agarro na digital e tiro umas fotos que jeito tenham para veres a questão dos terminais por exemplo e me dares umas ajudas  :wink:

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #3 em: 17 de Dezembro de 2010, 01:36 am »
No visu, quando escolhes um componente, podes ver (por ordem da esquerda para direita - lá em cima) Esquemas, Nomenclaturas e Trajectória das cablagens.
Se escolheres Nomenclaturas e depois escolheres um esquema, surgem-te 2 pdf (um em cima, outro em baixo). O de cima mostra-te o desenho da ficha e a posição na ficha de cada fio. O de baixo mostra-te a posição, a espessura do fio, o codigo da designação e a designação de cada fio.

Para veres a cor, basta veres no esquema electrico de cada componente o código da cor.

Ficas aqui já com a legenda:

BA: Branco
BE: Azul
BJ: Beje
CY: Cristal ou Branco
GR: Cinzento
JA: Amarelo
MA: Castanho
NO: Preto
OR: Laranja
RG: Vermelho
SA: Salmão
VE: Verde
VI: Violeta

Sabendo a espessura e a cor, podes ir a caça.
Convém tb saber converter a espessura para AWG (America Wire Gauge), uma vez que há vendedores que só colocam isso no título. Se procurares na net, há conversores e tb há uns que dão a função que permite fazer a conversão.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 17 de Dezembro de 2010, 01:40 am »
Como te agradecer Salazar? A sério, muito obrigado! Sabes eu não sei ler os esquemas electricos, contudo ontem andei lá a olhar, e tomando uns apontamentos pessoais e lendo algumas instruções que por lá encontrei e imprimi, fui-me safando até e percebi onde liga o que, e posso dizer que apenas faltou entender onde ligava o fio de 1 dos sensores, de resto consegui fazer correspondencia com tudo, pelo que é um começo positivo.
Agora no fim de semana tenho tempo e trato disso. O meu muito obrigado, se precisar de ajuda ja sabes que irei chatear de novo...  :tongue:

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 17 de Dezembro de 2010, 22:23 pm »
Novidades:

Diferenças: Isolamento ligeiramente mais grosso, conjunto de filamentos tem um nadinha de maior espessura, falta de roso, rosa e creme, que vão ser trocados por vermelho, azul e cinzento, é fazer a alteração no meu esquema electrico e é perfeitamente viável. Preferi assim porque vi o fio e tudo mais e acerto logo á primeira, e alem de tudo tenho logo o fio na mão. Comprei fio em excesso, contudo dá para isto e para outros futuros que necessite.

Irei agora tentar retirar os terminais da cablagem antiga, depois posto foto e peço-te ajuda na busca de referencias (Salazar, esta posta é em especial para ti  :tongue: ).  :smiley:

Edit: Fotos dos terminais... Grande questão, como os tirar? Cortando e desfazendo tudo ou saem a bem? E se conseguires entender quais são, Salazar, agradecia ajuda na busca de referencia que ainda esta semana tratarei da encomenda  :tongue:

Peço desculpa de nao ser mais de perto, mas todas as que tirei mais ao pé ficaram desfocadas  :lipsrsealed:
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2010, 23:00 pm por coolwater »

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #6 em: 18 de Dezembro de 2010, 00:48 am »
Tira o terminal da ficha e tira uma macro ao terminal.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 18 de Dezembro de 2010, 01:58 am »
La consegui saca-lo direitinho... Vê la se consegues entender Salazar... Senao mando-te o terminal por correio e vês  :tongue:

Tentei tirar o melhor possivel, mais perto a maquina nao focava e foi no modo macro  :sad:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #8 em: 18 de Dezembro de 2010, 11:18 am »
se esses reguladores não funcionarem até ao fim do ano , vais levar porrada e nunca mais te arranjo bons negocios ;)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 18 de Dezembro de 2010, 13:32 pm »
se esses reguladores não funcionarem até ao fim do ano , vais levar porrada e nunca mais te arranjo bons negocios ;)

Era essa a ideia, mas a peça que fica no interior do carro (aquela sem o controlo manual de altura) não ha disponivel em Portugal, e como não havia, acabei por não encomendar já e quanto tiver a referencia dos terminais encomendo tudo de uma vez só. Queria tambem comprar aquela fita tipo tecido, igual á de origem de modo a manter a aparencia original  :smiley:

Mas não vais ver até ao fim do ano, até porque tenho de pedir que me cravem os terminais que o que eu tenho não dá para terminais tão pequenos  :tongue:

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #10 em: 18 de Dezembro de 2010, 14:13 pm »
traz isso então que tentamos cravar cá ou o meu pai leva-os ;)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 18 de Dezembro de 2010, 14:20 pm »
traz isso então que tentamos cravar cá ou o meu pai leva-os ;)

Tenho quem me arranje a ferramenta certa para os cravar, por isso podemos cravá-los aí na boa  :tongue:

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #12 em: 18 de Dezembro de 2010, 14:27 pm »
Então pronto, trás isso que faz-se essa operação. Lol

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 18 de Dezembro de 2010, 14:27 pm »
Certissimo, obrigado  :grin:

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #14 em: 18 de Dezembro de 2010, 18:26 pm »
Pá, quando disse macro, era mais ou menos isto que tinha em mente..

Esforça-te lá mais um 'cadito..  :wink:
Ou então tira com a resolução mais alta que conseguires e envia-me para o mail que está no registo da conta.

Tb ajudava poder ver a boca do terminal. E saber a dimensão do terminal macho onde esse vai entrar (0.6mm, 1.5mm, 2.8mm,...).