Autor Tópico: Motor de arranque: com o carro frio pega logo, com o carro quente só faz "clic".  (Lida 13984 vezes)

Offline mferreira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém e Coruche.
  • 1.7 TSE a GPL
Antes de mais bom dia a todos, o meu R21 está-me a moer a cabeça, e logo agora que está na hora de ir é inspecção (se desligo o carro a seguir pode não pegar).
Quando está frio pega bem, mas se estiver quente ao rodar a chave só faz "clic".
Depois de ele arrefecer já pega novamente (experimentei ao chegar ao trabalho e também na volta para casa).

O ano passado fez-me o mesmo "clic" mas não confirmei a história do quente e frio, na altura levou uma carcaça do motor de arranque e um suporte de escovas.

Será obrigatoriamente do motor de arranque, ou há alguma hipótese de serem das velas que já têm muitos km`s? (tipo de dúvida de quem não é entendido na matéria :embarrassed:)

Obrigado,
MF

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Ora bem, pelo que percebi das a chave e o motor nem chega a rodar, correcto? Pode ser motor de arranque berrado (coisa que duvido tenho sido intervencionado ha pouco tempo) ou alternador. Tambem dado que so acontece a quente, pode ser cablagem que com o funcionamento do carro dilata devido ao calor dentro do cofre do motor e deixa de fazer contacto.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Qual é o estado/idade da bateria?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
Sim tambem pode ser a bateria, so que normalmente ele teria problemas era a frio, não apos já estar quente, mas sim tambem pode ser.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
Já tive problemas a quente com a bateria e só depois de passarem 2 a 3 horas, é que ela voltava ao mundo dos vivos.
A frio sempre OK.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
Já tive problemas a quente com a bateria e só depois de passarem 2 a 3 horas, é que ela voltava ao mundo dos vivos.
A frio sempre OK.

Pois a minha experiencia e ao contrario, a frio chatisses como tudo. A quente nem se queixava.

Offline mferreira

• 1.0 SCe
  • *
  • 1.7 TSE a GPL
Ora bem, pelo que percebi das a chave e o motor nem chega a rodar, correcto? Pode ser motor de arranque berrado (coisa que duvido tenho sido intervencionado ha pouco tempo) ou alternador. Tambem dado que so acontece a quente, pode ser cablagem que com o funcionamento do carro dilata devido ao calor dentro do cofre do motor e deixa de fazer contacto.
Precisamente, quando está quente o motor não doda, só se ouve o "clic".

Qual é o estado/idade da bateria?
Por aqui não é, pois a mesma tem pouco mais de 6 mêses e as luzes, rádio, alarme, tudo funciona.

O carro esteve no electricista, mas como estava frio pegou sempre e acho que ele também não viu (ou não lhe apeteceu) mais nada.

Para além das cablagens, poderá ainda ser a bobine de chamada ou alguma outra coisa?

MF

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Tive um problema assim! E era efectivamente da bateria, e a mesma era nova! Após uma viagem, parava o carro e a seguir ia dar á chave e não pegava, fazia tac tac tac, nada mais, como se tivesse a dar estalinhos... Experimenta trocar a bateria e faz testes  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline mferreira

• 1.0 SCe
  • *
  • 1.7 TSE a GPL
Tive um problema assim! E era efectivamente da bateria, e a mesma era nova! Após uma viagem, parava o carro e a seguir ia dar á chave e não pegava, fazia tac tac tac, nada mais, como se tivesse a dar estalinhos... Experimenta trocar a bateria e faz testes  :smiley:

Posso experimentar com outra bateria, mas o meu não faz esse tac tac tac, faz mesmo só um "clic" e mais nada. Depois do carro arrefecer, pega logo.
O que me vale é que não ando nas voltinhas com a minha "limousine", só mesmo para o circuito casa-trabalho-casa (100Km`s hehe).

MF

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
O meu era esperar 10 a 15 minutos e pegava  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
Re: Motor de arranque: com o carro frio pega logo, com o carro quente só faz "clic".
« Responder #10 em: 12 de Janeiro de 2011, 12:50 pm »
Vê aqui o que aconteceu à bateria do meu ex-Clio:

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=896.msg18316#msg18316

Podes fazer este teste para tirar as dúvidas.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Motor de arranque: com o carro frio pega logo, com o carro quente só faz "clic".
« Responder #11 em: 12 de Janeiro de 2011, 13:39 pm »
eu ia para o motor de arranque avariado

Offline mferreira

• 1.0 SCe
  • *
  • 1.7 TSE a GPL
« Responder #12 em: 12 de Janeiro de 2011, 14:24 pm »
Vê aqui o que aconteceu à bateria do meu ex-Clio:

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=896.msg18316#msg18316

Podes fazer este teste para tirar as dúvidas.

Vou tentar tirar também isso a limpo (voltagem nas diversas situações), apesar do pouco tempo da bateria.

MF

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #13 em: 12 de Janeiro de 2011, 14:45 pm »
Com o carro ligado a saida do alternador tens de ter 13.2–14.4 V mais ou menos. Isso indica a boa forma do alternador.

Com a bateria desligada do carro, a tensão que apresenta na mesma indica a forma da bateria:

Open Circuit Voltage (12 V)    Open Circuit Voltage (6 V)    Approximate charge    Relative acid density
12.65 V                                               6.32 V                 100%                           1.265 g/cm3
12.45 V                                               6.22 V                   75%                           1.225 g/cm3
12.24 V                                               6.12 V                   50%                           1.190 g/cm3
12.06 V                                               6.03 V                   25%                           1.155 g/cm3
11.89 V                                               6.00 V                     0%                           1.120 g/cm3

Para medires isso usas um multimetro na função de VDC.

Quanto mais proximo dos 12V significa que a bateria ja não aceita carga, então terá de ser substituida. A medida do acido ve-se com um densiometro, mas normalmente é impossivel para as baterias actuais ser medido por não terem manutenção.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2011, 14:51 pm por Black Phoenix »

Offline mferreira

• 1.0 SCe
  • *
  • 1.7 TSE a GPL
« Responder #14 em: 16 de Janeiro de 2011, 12:18 pm »
Finalmente, na 6ª feira quando saí do trabalho e com o carro quente, parei no electricista. Desliguei o carro e ao dar novamente á chave lá fez o "clic" da praxe. Ele disse que não éra da bateria, seria efectivamente do motor de arranque, mas que só para a semana lhe pode mexer.

Agora só não sei o que poderá ficar mais barato, se uma reparação do mesmo (o ano passado foram 100€) ou um novo que seja a preço de amigo!  :smiley:

MF