Alerto que não sou mecanico de profissão e que isto foi realizado de acordo com as tecnicas que sei, pelo que qualquer erro agradeço que me seja indicado de modo a poder corrigi-lo

Comecemos então por retirar a protecção do cárter, 3 parafusos á frente, 2 atrás, mais 2 encaixes á frente e 2 atrás. Atenção que para retirar a protecção do carter é necessario retirar outros 2 parafusos que segurar o carter e o parachoques que é obrigatorio de tirar antes de se conseguir aceder aos 3 parafusos da frente da protecção do carter.
Comecemos então por ver do material necessario

Chave para retirar/colocar o filtro do oleo e a chave para despertar o bujon do carter.
Comecemos por arranjar um recipiente para o oleo velho. Depois ir para baixo do carro e desapertar o bujon do carro

Deixar correr durante 1 hora sensivelmente.

Entretanto destapar a tampa por onde iremos colocar o oleo


Agarrar na chave para retirar o filtro do oleo e ir retira-lo. De notar que vai escorrer muito oleo pelo que convem ter algo para o apanhar. O sitio é especialmente de dificil acesso, pelo que preparem-se

Filtro do oleo velho já fora

Aqui temos o local onde o mesmo está

Como podem constatar, é impossivel nao sujar aquela zona em redor...
Começar a juntar o material... Oleo

Filtro do oleo velho vs novo

Untar com oleo o vedante do filtro novo. Limpar o bujon do carter

Colocar a anilha nova no bujon do carter


Limpar a vareta do oleo

Após bem escorrido, ir para baixo do carro, muito papel e limpar a zona onde vamos colocar o filtro do oleo novo o melhor possivel e encaixa-lo. O mesmo para o bujon do carter

Após isto começar a colocar o oleo novo com a ajuda de um funil para nao se entornar

Ligar o carro para o filtro encher e verificar os niveis, repor o que faltar.
E pronto, após 4L sensivelmente pode-se dizer que está pronto para que venham mais uns quantos km's

Espero ter sido esclarecedor
