Autor Tópico: [Def. Injecção] Laguna 2.2dCi  (Lida 13872 vezes)

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
    • ChipCare
[Def. Injecção] Laguna 2.2dCi
« em: 28 de Fevereiro de 2011, 18:12 pm »
Boas tardes malta.

No mês de Julho de 2010 estive numa situação desagradável com o meu Laguna II 2.2dCi, o quê aconteceu foi que o motor desalvorou depois do turbo ter-se partido. O tópico original está aqui aqui.

No entanto, arranjei um mecânico (fora da R€nault), e ele disse-me que o motor estava com 2 cilindros derretidos, e mais peças estragadas dentro do motor. Encontrámos então um motor usado, com à volta de 120 000km, visto que ainda tinha a correia de distribuição original. Comprei também um turbo novo. O motor foi montado, foi-lhe substituída a correia de distribuição por uma nova, os injectores do meu motor foram reconstruídos e codificados e usados no "novo motor". Também levou o cárter do meu motor antigo e também os plásticos pretos que estão emcima do motor, presumo que estes estejam a tapar os colectores de admissão. Levou também uma UCH (Unidade de Controlo de Habitáculo) visto que havia algum curto-circuito na anterior (que não sei de onde provém).

O turbo que me foi vendido tem ar de uma peça nova, mas há quem diga que o mesmo é reconstruído.

O carro começou a trabalhar bem, o que acontece é que se andar devagar, e só e apenas acontece de 4ª mudança para cima, que, à volta de 2000 rpm, quando acelero, o carro começa a desenvolver e depois sinto uma grande perca de força e dá um erro de injecção. Mas o quê é engraçado, é que se estiver a puxar as mudanças 2, 3, 4, 5 depressa, ou seja, acelerar com o pé pesado, não dá erro nenhum e o carro desenvolve bem.

O carro não entra em corte de injecção (digo eu), isto é, posso continuar a andar com ele mas não desenvolve da mesma maneira como antes.. Mas eu não o faço, enconsto-o à berma, desligo, retiro cartão e passado 1min volto a colocar o cartão de novo, e o erro desaparece.

Levei então à um representante da Renault, ligámos à máquina diagnóstica, o erro que dava era no circuito de admissão e a primeira falha que apareceu foi do sensor de massa de ar. Comprei um novo, esse erro desapareceu, mas o problema continuou a ser o mesmo... Ao ligar de novo à máquina diagnóstica, aparece um erro de falha no sistema de admissão de ar, mas não diz o que é.

No entanto, deixei lá o carro, o Sr. responsável pela oficina testou o circuito de admissão completo. Daquilo que me lembro, ele viu o filtro de ar, abriu o turbo para ver se a geometria abria e fechava bem, verificou EGR (que é nova), limpou os tubos de andmissão, verificou outros tubos e fichas, reviu também a peça que controla o vácuo (tudo OK) e não conseguiu descobrir o problema.

O carro levou uma bomba de óleo nova, apresenta pressões de gasóleo mais que suficientes na common rail, etc etc...

Levei então o carro à outra oficina. Deixei-o lá, e pelos vistos não sei o que lhe fizeram, ou de que maneira andaram a esticar com o mesmo para fazer os tais "testes" que eles dizem, só sei que não resolveu o problema e quando cheguei lá para testar o carro, este deitava fumo branco do escape!!! WTF?! Óleo no circuito de admissão pensei, e por sua vez dentro das câmaras de combustão... ou seja, turbo na lona.. Eles apenas disseram-me que o turbo está lixado e está a dar passagens de óleo para a admissão... Ninguém se responsabilizou pelo sucedido, então o carro foi de reboque de volta para oficina do mecânico que montou o motor, etc. Ele ao retirar o turbo, verificou que este não apresentava níveis óleo de quantidades fora de normal, mas mesmo assim, mandei fazer os testes ao turbo à Lisboa para garantia e verificar em que estado estava o mesmo.

Conclusão, turbo veio, disseram-me que fizeram duas vezes o teste do turbo e que o turbo encontra-se em boas condições, sem fugas, etc.. também não me foi apresentado nenhum relatório em papél dos mesmos testes, dos quais desconfio um pouco... :\ Foi então montado o turbo no carro, o carro não deita fumo, continua a andar como antes e com os mesmos sintomas de erro..

Peço desculpa pelo enorme testamento, tentei resumir a história ao máximo possível...

Agradecia uma ajuda, ou qualquer sujestão, por onde hei de pegar agora.. Mandar o turbo para testes novamente mas noutra oficina de confiança para ver se é mesmo do turbo? Verificar os colectores de admissão do motor que estão porbaixo daquelas coisas pretas de plástico emcima do motor? Não sei mesmo.... A coisa que me continua a fazer confusão, é a possibilidade de o carro ter deitado fumo branco do escape (aceleração estava uma porcaria também) e o turbo estar em condições... WTF?! Estou completamente a passar-me com isto..

Obrigado mais uma vez malta.

Um grande abraço!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: [Def. Injecção] Laguna 2.2dCi
« Responder #1 em: 28 de Fevereiro de 2011, 18:43 pm »
bem , que grande testamento ....
já me aconteceu identico e por mais voltas que desse , acontecia me o mesmo que a ti . Troquei valvula de turbo , verifiquei injectores e debitos , e tudo por ai fora . E o turbo era novo ( reconstruido ) .

O que aconteceu ? tanta teimosia minha que só podia ser o turbo pois tudo o resto foi mais que testado e re testado , montei um turbo original mas usado , andei e fartei me de andar e ????? milagre , ficou bom .... E tudo parecia certo com o turbo .... Cheguei a acordo com quem me vendeu o turbo reconstruido , comprei um original ( novo ) e ainda hoje a carrinha anda com mais 80 mil km em cima e sem problemas . Não quer dizer que seja o teu problema , mas o meu foi assim que resolvi .

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
    • ChipCare
« Responder #2 em: 28 de Fevereiro de 2011, 20:17 pm »
Boas Artur.

Obrigado pela rápida resposta.

Sendo assim, vou seguir o teu conselho e vou tentar falar com o vendedor do turbo para fazer uma possível troca por um novo.

Já agora, o carro está com um óleo 10W40 (semi-sintético), se montar o turbo novo posso por sem quaisquer preocupações um 5w40, certo?

Abraço.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #3 em: 28 de Fevereiro de 2011, 20:22 pm »
eu usava 5W40

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
    • ChipCare
« Responder #4 em: 10 de Setembro de 2011, 02:16 am »
Boas malta.

O motor que me meteram, já foi substituído porque começou uma biela a bater... :\  Esse motor já estava "fora da garantia" da sucata, logo tive que largar mais dinheiro para por outro motor. Também estive com esperança que o erro desaparecesse agora com outro motor, mas continua na mesma...

O turbo é o mesmo, com apenas 2000km, EGR mesma (nova), MAF mesma. Ligando à máquina dá o mesmo erro de falha no circuito de admissão de ar, e continuo a não saber o quê se passa...

Estive a pensar, será que é possível fazer um diagnóstico, melhor, uma leitura de valores enquanto estou a andar com o carro? Renault disponibiliza esse tipo de serviço? É que assim, quando me aproximava à rotação onde dá o erro (entre 2000 e 2100rpm numa subida), podia-se visualizar se havia alguma específica falha em valores de pressão de ar, turbo, etc.

Já agora, se alguém tem mais sugestões deonde pode vir esta falha, agradecia que partilhassem.

Um grande abraço e mais uma vez obrigado!

Offline S.Moreira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Garagem : Espace IV 2005 2.2 dci 150cv
« Responder #5 em: 10 de Setembro de 2011, 03:35 am »
Bem eu também tive o mesmo problema, também mudei a EGR e tudo mais e no fim era a geometria do turbo que não estava correcta. Eu tenho uma espace 2.2 dci em principio é o mesmo motor e sempre que apertava com ele quebrava a potencia e aparecia a msg Deficiência na Injecção. Tinha de parar desligar o motor esperar uns segundos e dps voltava ao normal mas se aperta-se e já para o fim já nem era preciso muito para me aparecer a mensagem de erro.

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
    • ChipCare
« Responder #6 em: 10 de Setembro de 2011, 14:48 pm »
Obrigado pela resposta S.Moreira.
E chegaste a ligar à máq. diagnóstica na Renault? Se sim, quê tipo de erro é que dava?

Cumprimentos

Offline S.Moreira

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Garagem : Espace IV 2005 2.2 dci 150cv
« Responder #7 em: 10 de Outubro de 2011, 14:49 pm »
Obrigado pela resposta S.Moreira.
E chegaste a ligar à máq. diagnóstica na Renault? Se sim, quê tipo de erro é que dava?

Cumprimentos

Não foi na Renault, mas sim para um fulano que la trabalha e tem todo o equipamento e que no fim foi o único que resolveu o mistério mesmo depois de já ter passado pela renault. O erro era sempre o mesmo, EGR. Foi limpa e posteriormente trocada pela do motor 2.0, e no fim era a geometria que estava mal, ate hoje nada tudo a rolar.