Boas tardes malta.
No mês de Julho de 2010 estive numa situação desagradável com o meu Laguna II 2.2dCi, o quê aconteceu foi que o motor desalvorou depois do turbo ter-se partido. O tópico original está aqui
aqui.
No entanto, arranjei um mecânico (fora da R€nault), e ele disse-me que o motor estava com 2 cilindros derretidos, e mais peças estragadas dentro do motor. Encontrámos então um motor usado, com à volta de 120 000km, visto que ainda tinha a correia de distribuição original. Comprei também um turbo novo. O motor foi montado, foi-lhe substituÃda a correia de distribuição por uma nova, os injectores do meu motor foram reconstruÃdos e codificados e usados no "novo motor". Também levou o cárter do meu motor antigo e também os plásticos pretos que estão emcima do motor, presumo que estes estejam a tapar os colectores de admissão. Levou também uma UCH (Unidade de Controlo de Habitáculo) visto que havia algum curto-circuito na anterior (que não sei de onde provém).
O turbo que me foi vendido tem ar de uma peça nova, mas há quem diga que o mesmo é reconstruÃdo.
O carro começou a trabalhar bem, o que acontece é que se andar devagar, e só e apenas acontece de 4ª mudança para cima, que, à volta de 2000 rpm, quando acelero, o carro começa a desenvolver e depois sinto uma grande perca de força e dá um erro de injecção. Mas o quê é engraçado, é que se estiver a puxar as mudanças 2, 3, 4, 5 depressa, ou seja, acelerar com o pé pesado, não dá erro nenhum e o carro desenvolve bem.
O carro não entra em corte de injecção (digo eu), isto é, posso continuar a andar com ele mas não desenvolve da mesma maneira como antes.. Mas eu não o faço, enconsto-o à berma, desligo, retiro cartão e passado 1min volto a colocar o cartão de novo, e o erro desaparece.
Levei então à um representante da Renault, ligámos à máquina diagnóstica, o erro que dava era no circuito de admissão e a primeira falha que apareceu foi do sensor de massa de ar. Comprei um novo, esse erro desapareceu, mas o problema continuou a ser o mesmo... Ao ligar de novo à máquina diagnóstica, aparece um erro de falha no sistema de admissão de ar, mas não diz o que é.
No entanto, deixei lá o carro, o Sr. responsável pela oficina testou o circuito de admissão completo. Daquilo que me lembro, ele viu o filtro de ar, abriu o turbo para ver se a geometria abria e fechava bem, verificou EGR (que é nova), limpou os tubos de andmissão, verificou outros tubos e fichas, reviu também a peça que controla o vácuo (tudo OK) e não conseguiu descobrir o problema.
O carro levou uma bomba de óleo nova, apresenta pressões de gasóleo mais que suficientes na common rail, etc etc...
Levei então o carro à outra oficina. Deixei-o lá, e pelos vistos não sei o que lhe fizeram, ou de que maneira andaram a esticar com o mesmo para fazer os tais "testes" que eles dizem, só sei que não resolveu o problema e quando cheguei lá para testar o carro, este deitava fumo branco do escape!!! WTF?! Óleo no circuito de admissão pensei, e por sua vez dentro das câmaras de combustão... ou seja, turbo na lona.. Eles apenas disseram-me que o turbo está lixado e está a dar passagens de óleo para a admissão... Ninguém se responsabilizou pelo sucedido, então o carro foi de reboque de volta para oficina do mecânico que montou o motor, etc. Ele ao retirar o turbo, verificou que este não apresentava nÃveis óleo de quantidades fora de normal, mas mesmo assim, mandei fazer os testes ao turbo à Lisboa para garantia e verificar em que estado estava o mesmo.
Conclusão, turbo veio, disseram-me que fizeram duas vezes o teste do turbo e que o turbo encontra-se em boas condições, sem fugas, etc.. também não me foi apresentado nenhum relatório em papél dos mesmos testes, dos quais desconfio um pouco... :\ Foi então montado o turbo no carro, o carro não deita fumo, continua a andar como antes e com os mesmos sintomas de erro..
Peço desculpa pelo enorme testamento, tentei resumir a história ao máximo possÃvel...
Agradecia uma ajuda, ou qualquer sujestão, por onde hei de pegar agora.. Mandar o turbo para testes novamente mas noutra oficina de confiança para ver se é mesmo do turbo? Verificar os colectores de admissão do motor que estão porbaixo daquelas coisas pretas de plástico emcima do motor? Não sei mesmo.... A coisa que me continua a fazer confusão, é a possibilidade de o carro ter deitado fumo branco do escape (aceleração estava uma porcaria também) e o turbo estar em condições... WTF?! Estou completamente a passar-me com isto..
Obrigado mais uma vez malta.
Um grande abraço!