Autor Tópico: Motor não arranca  (Lida 24795 vezes)

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
Re: Motor não arranca
« Responder #15 em: 14 de Março de 2011, 18:31 pm »
Estive hoje a ver o motor. Segmentos colados e capas das bielas riscadas. Aguardo um orçamento. A oficina vai enviar para a Renault o relatório do sucedido para ver se comparticipam a reparação.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #16 em: 14 de Março de 2011, 20:53 pm »
em que oficina esta o carro ?

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #17 em: 15 de Março de 2011, 00:43 am »
No concessionário Renault onde foi comprado e onde foram feitas todas as manutenções e reparações.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #18 em: 15 de Março de 2011, 00:48 am »
então é aguardar que em principio a renault costuma comparticipar

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #19 em: 15 de Março de 2011, 00:59 am »
Essa questão não é normal.

Qual a ultima vez que mudaste o óleo? Foi na Marca? Diz a referência do mesmo...

Fiquei a pensar no caso de terem-te colocado óleo errado no carro visto isto ter acontecido num colega meu..

Ainda teve mais azar que tu.. teve que mudar a cambota também..

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #20 em: 17 de Março de 2011, 00:20 am »
pelas descrições parece tudo bastante estranho  .

Nunca foram sentidos ruidos de raspagem de metal? nunca houve esquentamentos? nunca houve batidas de motor???

Tudo muito estranho mesmo. Mas aguardamos os desenvolvimentos.

Só mais 1 coisa o motor quando andaram a tentar colocar a trabalhar alguém tentou rodar o motor manualmente? Rodava?

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 17 de Março de 2011, 01:15 am »
O etiqueta que está no volante refere, se não me falha a memória, 10W40 ELF. Não sei precisar mais.

Nunca ouvi qualquer tipo de ruído nem senti qualquer outro sintoma com o carro, a não ser 3 ou 4 vezes no espaço + ou - de um mês em que ele custou a pegar. Não deitava fumo e andava normalmente.

Com custar a pegar refiro-me a sentir o motor de arranque a demorar mais tempo do que era habitual, mas ainda assim pegou sempre à primeira.

Quando ele parou, como já referi em post anterior vinha na auto-estrada. Fiz a ligação de Alcácer do Sal a Antuã sempre a andar muito bem.

Quanto a rodar o motor manualmente, se te referes ao empurrão, que eu tenha conhecimento não foi feito.

Havia algum carvão acumulado junto dos segmentos. Não sei se será uma situação normal?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #22 em: 17 de Março de 2011, 01:25 am »
esses sintomas que descreves já era muito provavelmente os segmentos a colar . mas lá está , dificilmente se vai pensar nisso ou começar por ai .

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #23 em: 17 de Março de 2011, 01:37 am »
lendo agora o topico com mais cuidado , a minha opinião é :

( friso , minha opinião pelo que leio )

costumavas fazer muita auto estrada , pela tua descrição a andar depressa
já não é o primeiro relato que oiço de colagem de segmentos em auto estrada nesses motores , esse motor anda demais ( minha opinião ) para a cilindrada que tem . Com oleo 10w40 ( que pode levar mas em minha opinião não é o indicado para andar a abrir com esse motor ) não ajuda muito a «festa» . A paragem na area de serviço , ajudou a falta de lubrificação depois de uns quilometros valentes a andar bem , como é obvio , o motor desligado o oleo não circula e não lubrica , a bomba de oleo não está a trabalhar . A tudo isso junto , ajudou ao que tivesse acontecido .
A culpa é de quem ? do oleo ? do condutor que andou a andar bem ? da paragem ? BAsicamente e volto a dizer , minha opinião , a culpa é de tudo somado , aliado a construção de um motor de baixa cilindrada que atinge velocidades consideraveis .
Lamentavelmente, tens uma reparação muito dispendiosa as costas, provavel que tenhas no meio disto a sorte da renault comparticipar com algo por teres sempre as revisões na marca ( não sei se a carrinha está a fazer 5 anos ou já tem 5 anos feitos , por norma , apos 5 anos , não comparticipam nada )
ahhhhhhhhh é verdade, se te pedirem o cartão do carro na renault para analise, informo te desde já que se fizes te uns quilometros valentes a fundo, esquece a comparticipação ;) e se o nivel de oleo andava ou andou abaixo do meio, tambem podes esquecer a comparticipação ;)

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #24 em: 17 de Março de 2011, 09:36 am »
O etiqueta que está no volante refere, se não me falha a memória, 10W40 ELF. Não sei precisar mais.

Nunca ouvi qualquer tipo de ruído nem senti qualquer outro sintoma com o carro, a não ser 3 ou 4 vezes no espaço + ou - de um mês em que ele custou a pegar. Não deitava fumo e andava normalmente.

Com custar a pegar refiro-me a sentir o motor de arranque a demorar mais tempo do que era habitual, mas ainda assim pegou sempre à primeira.

Quando ele parou, como já referi em post anterior vinha na auto-estrada. Fiz a ligação de Alcácer do Sal a Antuã sempre a andar muito bem.

Quanto a rodar o motor manualmente, se te referes ao empurrão, que eu tenha conhecimento não foi feito.

Havia algum carvão acumulado junto dos segmentos. Não sei se será uma situação normal?

Ora aí está uma ligeira prisão no rodar do motor , eis o primeiro sinal de alerta.

Talvez nessa fase se te tivesses deslocado de imediato á oficina poderia ter sido elaborada uma solução ou pré solução de recurso . A renault têm um aplicativo de limpeza de canais de óleo e afins que ajuda em muito o descolar de segmentos.

Tb desde já te digo 10w-40 não recomendo, mas é apenas a minha opinião.

Enfim agora tb não vale a pena chorar sobre o estrago e á que tentar resolver da melhor forma... Mas desde já te digo que a reparação será a doer €€€€€€.

Quanto à fiabilidade após reparação sendo bem elaborada, terás a mesma fiabilidade que quando adquiriste o carro em novo.

Offline Jonhy

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #25 em: 17 de Março de 2011, 11:32 am »
Também não te aconselho de forma alguma a colocares 10w40, sempre 5w40 (5w30) e como tens uma condução rápida acho que o devias trocar de 10 em 10000.
Como já foi mençionado nunca desligues o motor de imediato, mesmo após uma condução normal deves deixar o motor ao relantim pelo menos uns 15 segundos e então se for uma condução rápida (principalente ae) entre 1 a 2 minutos.
Os turbos dos diesel não tem arrefecimento á agua, como o core aquece bastante (ainda mais nos que tem filtro de particulas) o oleo que fica lá retido após uma paragem subita pura e simplesmente frita e perde a capacidade lubrificante. Aos poucos e poucos com o repetir desta situação tens um oleo que já tem as suas capacidades de lubrificação e limpeza muito aquem daquilo que deveria ter.

À um promenor curioso quanto a marcas, a renault nos manuais dos dci´s ou tce´s nunca refere este porcedimento mas nos manuais da nissan com motor dci, já diz para deixar o motor ao relantim cerca de 2 minutos após uma viagem em ae.

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 17 de Março de 2011, 19:24 pm »
Antes de mais, obrigado a todos pelo contributo.

O óleo que o carro leva é nem mais nem menos do que aquele que a Renault indica. Deveria ser o mais apropriado ao motor. Nem vejo razão para que um construtor não recomende o melhor óleo possível para os carros que fabrica.

Quanto ao nível, andou sempre dentro dos limites. O manual informa que o valor normal é entre o mínimo e o máximo, pelo que não vejo que o argumento de andar com o óleo a meio ou mais baixo seja muito correcto.

Quanto à velocidade, confesso que não ando devagar, mas não me parece que fazer  cerca de 300 km seguidos a 150km/h (às vezes um pouco mais, outras vezes menos), duas vezes por semana seja "puxar" demasiado pelo motor. Este carro vai sem grande esforço a maiores velocidades.

O tempo de espera após paragem do carro, realmente faz sentido, mas como referiram, nada disso vem mencionado no manual.

O carro faz cinco anos em Maio. Comprei com extensão de garantia para 4 anos. Será só impressão minha ou parece que todos os problemas surgem, quase por magia, depois de ultrapassada a garantia?

Continuo a aguardar uma resposta da oficina. Segunda já tinham aberto o motor. Iam depois fazer o relatório para entregar à Renault. Contínuo a aguardar. Não sei quanto tempo estas coisas costumam demorar.

De qualquer forma espero que a reparação seja bem executada. Depois vou com certeza passar a mudar o óleo de 10 em 10. Parece-me bastante mais seguro.

Quanto à referência do óleo, se algum de vocês tiver um conhecimento sério e me possa elucidar sobre qual será o melhor, fico muito grato.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #27 em: 17 de Março de 2011, 19:29 pm »
o que a renault recomenda para esse motor é 10w40 ou 5w40 , tanto um como outro são aceitaveis , dependendo do tipo de condução , trajectos , periocidade de mudança , etc etc etc .
conforme te disseram atras é preferivel usar 5w40 .

quanto ao motor andar mais e mais facilmente , vai de encontro ao que referi , em minha opinião é pouco motor para tanta velocidade , por isso as coisas acontecem .

quanto ao oleo entre o minimo e o maximo , é no maximo que deve andar e não entre o minimo e maximo . Faz o seguinte exercicio , tens um copo com agua a meio ( será o nivel maximo do oleo ) se inclinares o copo antes de deitar fora , não ves o fundo . Enche o copo com 1/4 de agua , agora dá lhe a mesma inclinação . Tira as tuas elações com esse exercicio .

Offline Nuno Barreiros

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #28 em: 17 de Março de 2011, 19:38 pm »
Eu compreendo a ideia que me queres transmitir. Mas presumivelmente, o depósito do óleo no mínimo, terá por obrigação conter produto suficiente para efectuar uma lubrificação correcta. Mínimo e máximo. Se não for assim, no meu entender, o motor não está bem idealizado.

Já agora, qual a diferença entre 5W40, 10W40 e 5W30? O que representa o "10" e "40" ou "30"?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #29 em: 17 de Março de 2011, 19:41 pm »
o minimo tem oleo suficiente , a direito . Já a curvar , se calhar não tem , dai ter te dito faz o exercicio de inclinar o copo . Mas assim sendo , informo te que TODOS os motores do mundo estão mal idealizados .

quanto a pergunta do oleo , tem a ver com o indice de viscosidade e das temperaturas , alem disso há que ver tambem se o oleo cumpre as normas do construtor