foto 1 = desligar cabo de acelarador e fichas do sensor de ralentim e posição da borboleta

foto 2 = tirar tubos e admisões do filtro de ar

foto 3 = despertar e tirar o filtro de ar e tudo de vácuo do servo freio

foto 4 = confirmar que não vem nada agarrado

foto 5 = puxar e soltar o tubo que liga no sensor de ralentim e desapertar os 2 parafusos que seguram a caixa do filtro de ar

foto 6 = desapertar este suporte e retirar por completo o tubo de vácuo

foto 7 = depois de solta retirar a caixa puxando para o lado do servo freio e dando um jeito está cá fora

foto 8 = caixa do filtro de ar aindo por lavar

depois de tirada a caixa do filtro de ar temos acesso ao corpo da borboleta , aqui não tirei foto porque não dá mesmo para se ver , como sabes só os dedos é que veem , temos é de desapertar os 2 parafusos com uma chave de caixa 10MM e o corpo da borboleta fica solto
foto 9 = corpo da borboleta

foto 10 = igual - suja

foto 11 = retirar o sensor de posição da borboleta

foto 12 = retiramos o sensor de ralentim desapertando da caixa de ar

foto 13 = retirar os o'rings ( o que fica a vedar entre o corpo e a caixa estava mesmo partido e daà que tivesse uma entrada de ar a mais que alterava o ralentim do carro )

foto 14 = com um spray de limpeza próprio da Renault lavar o corpo muito bem

foto 15 = sensor de ralentim

foto 16 = desmontar para lavar o dito sensor

foto 17 = deixar ficar de molho no liquido do spary um bom bocado e depois limpar tudo muito bem

foto 18 = limpar mesmo o lixo todo

foto 19 = o'rings novos para substituir

foto 20 = o produto indicado para estas lavagens

foto 21 = corpo da borboleta já lavado e já com o novo o'ring

foto 22 = residúos das lavagens

foto 23 = passadas 4 horas os residuos depois de secos ainda fazem esta montanha.

depois de tudo limpo e bem seco é montar pela ordem inversa e pega ao 1º toque de chave e fica com o trabalhar de um relógio suisso
diy elaborado pelo user scenick