Autor Tópico: Motor C3J não pega  (Lida 20340 vezes)

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Motor C3J não pega
« Responder #30 em: 22 de Abril de 2011, 18:24 pm »
xmarine

Como 1º passo tgens que confirmar a existência de corrente no distribuidor.

( com um busca-polos e ignição ligada verificas corrente continua no platinado.)

Caso não tenhas corrente ( penso que seja esse o problema ) então é trocares o condensador ( localizado junto do distribuidor com fio verde e de aparencia parece uma pilha.

quanto aos tunos ligados através de um t canalizam vácuo. e a esfera preta é um reservatorio de vácuo.

Xmarine

• Visitante
« Responder #31 em: 22 de Abril de 2011, 18:29 pm »
xmarine

( com um busca-polos e ignição ligada verificas corrente continua no platinado.)

Caso não tenhas corrente ( penso que seja esse o problema ) então é trocares o condensador ( localizado junto do distribuidor com fio verde e de aparencia parece uma pilha.

quanto aos tunos ligados através de um t canalizam vácuo. e a esfera preta é um reservatorio de vácuo.

Muito obrigado.

Mas ha uma coisa. Tenho de perceber como funciona e para que serve os Platinados e o dito condensador. Porque tenho de perceber onde é que passa a corrente de forma a testar se ela la existe ou não....

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #32 em: 22 de Abril de 2011, 19:09 pm »
xmarine

Muito obrigado.

Mas ha uma coisa. Tenho de perceber como funciona e para que serve os Platinados e o dito condensador. Porque tenho de perceber onde é que passa a corrente de forma a testar se ela la existe ou não....

nos platinados tens uma base de encosto onde passa o metal.

Ao rodares o motor vais ter o rotor tb a girar caso repares tens um ponto de ressalto logo tens que rodar o motor até esse ponto e assim afinas o platinado com uma folga de 0.4 mm. ( esta folga e ajustavel no parafusi fendas que tens na figura.)

Antes de afinares a folga deves passar um lixa bem fina entre os contactores do platinado.

Xmarine

• Visitante
« Responder #33 em: 22 de Abril de 2011, 19:23 pm »
Hmmm. OK.

Acho que para perceber bem vou ter de estar junto ao carro e fazer o que disseste.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #34 em: 22 de Abril de 2011, 19:34 pm »
Hmmm. OK.

Acho que para perceber bem vou ter de estar junto ao carro e fazer o que disseste.

Caso pretendas podes sempre atravessar a ponte e a um sábado vires ter comigo que pego num exemplo prático para te descrever....

Aproveitamos e bebemos um coffe e ponto a conversa sobre restaures e clássicos em dia...

Xmarine

• Visitante
« Responder #35 em: 22 de Abril de 2011, 19:35 pm »
Hmmm. OK.

O carro até está perto da Amadora. Podemos combinar e vamos la ver e pago-te o café :P

Caso pretendas podes sempre atravessar a ponte e a um sábado vires ter comigo que pego num exemplo prático para te descrever....

Aproveitamos e bebemos um coffe e ponto a conversa sobre restaures e clássicos em dia...

MRC

• Visitante
« Responder #36 em: 23 de Abril de 2011, 01:08 am »
Ora ai está o tipo mais indicado para dar dicas das ignições mecânicas... Por acaso agora que o Caçoila fala no condensador nas couves, lembrei-me que o primeiro carro do meu pai (um R5 I de 1983), chegou a deixar-lo ficar mal certo dia por causa do condensador... Acho que para além das fotos que tenho daquele carro, a única coisa que tenho daquele carro ali na garagem, é o sacana do condensador queimado. :P

Xmarine

• Visitante
« Responder #37 em: 23 de Abril de 2011, 01:10 am »
Já agora uma questão.

Tenho alguma vantagem em trocar o sistema por ignição electronica AEI?

Tenho alguma facilidade em arranjar as peças necessárias. Mas acho que só avanço se houver alguma vantagem nisso. Fiabilidade, prestações do motor, etc...

MRC

• Visitante
« Responder #38 em: 23 de Abril de 2011, 01:27 am »
Ora bem, nisso sou mesmo a pessoa ideal para te dar as dicas, uma vez que tenho AEI num motor preparado para ignição mecânica.

À parte de teres que orientar uma cablagem de um Clio com AEI, de um módulo, e uma distribuição completa dos AEI (a torre de distribuição)...

Vantagens da AEI nesse motor:

Manutenção muito reduzida (apenas tampa do distribuidor e rotor quando necessário, mas sendo elementos que duram bastante...)
Potência sempre continua uma vez que o desgaste da ignição é na pratica nulo.
Melhor arranques a frio e com tempo húmido e chuvoso
Trabalhar de motor regular
Mais potência

A desvantagem (adaptação nesse motor) é apenas uma:

Pequeno poço (quebra) ao pisar o acelerador a baixas rotações (<2000rpms), devido às diferenças do sistema de vácuo do modulo AEI e do carburador do 1108cc (Solex 32 BIS)
« Última modificação: 23 de Abril de 2011, 01:29 am por MRC »

Xmarine

• Visitante
« Responder #39 em: 23 de Abril de 2011, 01:37 am »
Ok. Entendido. Então está mais que decidido, vou buscar o sistema.

O módulo de ignição AEI (donde sai o cabo para o distribuidor) convém ser novo ou posso meter um usado?

MRC

• Visitante
« Responder #40 em: 23 de Abril de 2011, 01:42 am »
Novo só se arranjares isso barato, pois os preços disso na origem da Renix ou Bendix (same thing) são muito elevados (à volta de 500 euros)...

Ahh, e talvez se arranjares um modulo de 1.2 (de um Cléon de preferência) ou 1.4 (C1J), ambos de carburador simples, a "desvantagem" que apontei, desapareça, pois no meu caso o módulo Renix 254 do 11 GTS é para o 1.4 de carburador duplo o C2J. :P

Xmarine

• Visitante
« Responder #41 em: 23 de Abril de 2011, 01:45 am »
Hmm. OK.

Muito obrigado aos Mestres :D