Autor Tópico: Luzes de nevoeiro "piscam" quando o volante gira  (Lida 4923 vezes)

Offline rmva

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Povoa Santa Iria
Luzes de nevoeiro "piscam" quando o volante gira
« em: 19 de Maio de 2011, 21:23 pm »
Boas.

Isto para vocês deve ser mato, mas não faço ideia de como se pode desligar a funcionalidade de as luzes de nevoeiro acenderem quando o volante gira para um lado ou para o outro. Não simpatizo com essa funcionalidade, e no livro não diz que dá para desligar. Se calhar por aqui no forum há informação acerca disso, mas não estou ainda muito familiarizado com o forum.

Se tiverem alguma informação útil, fico grato.

Ah, é um Clio III de 2008.

Cumps a todos, e obrigado !

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Luzes de nevoeiro "piscam" quando o volante gira
« Responder #1 em: 19 de Maio de 2011, 21:28 pm »
Não dá para desactivar a não ser na Renault pela CLIP e mesmo assim não sei... A forma mais simples é chegares á cava da roda esquerda, desapertas 2 parafusos torx 20 que tem por baixo, desencostas a cava do parachoques e chegas a uma peça vertical, desligas as duas fichas e eles desligam-se  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Xmarine

• Visitante
« Responder #2 em: 19 de Maio de 2011, 21:39 pm »
Ta aí qualquer coisa que não bate certo...

Os Clio's 3 que coneheço com luzes direccionais, acende é os farois direccionais e não os FN....

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #3 em: 19 de Maio de 2011, 21:54 pm »
Deve ser confusão linguistica.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline rmva

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 20 de Maio de 2011, 10:06 am »
Ora boas.

Pois, confesso, só tenho o carro há 2 semanas, ainda só saí c ele 2 vezes (um gajo vicia-se no trabalho e dá nisto ... e o Clio não veio para substituir o passe da Rodoviária) e não saí para ver que raio de luzes é que acendiam ...

Então aquilo chama-se "farois direccionais" ? Ora obrigado pela informação !

Então não dá para desactivar facilmente ... pronto, confesso que não concordo com a lógica, é um equipamento acessório, o utilizador deveria ter controlo sobre ele (assim como temos face ào acendimento de farois, AC, etc ...).

De qualquer das formas Gonçalo, ainda irei investigar a tua dica ! (foi experiência tua própria ?)

Obrigado pelas informações !

Próximos passos na voiture: colunas de som traseiras (que coisinha mais indecente...) e instalar o cabo AUX para poder ligar leitor MP3 (cabo tá feito, 2.5€ de despesa total). Depois ponho detalhes na secção própria.

Cumps!

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #5 em: 20 de Maio de 2011, 10:55 am »
As luzes de nevoeiro ficam no parachoques frontal, em baixo, junto a grelha plastica. Os farois direccionais situam-se nos extremos dos farois principais, por baixo da zona dos piscas.

Os modelos do grupo VAG é que usam os farois de nevoeiro como luzes direccionais. No teu caso deves ter as tampas no sitio onde deviam estar montados os farois de nevoeiro frontais. A partir dos 70Km/h os farois direccionais deixam de acender quando viras o volante cerca de 15º para cada lado.

Se não gostas, acho que existe na CLIP uma opção que deixa configurar as opções do carro e uma delas era as luzes direccionais SIM/NAO. Acho, não tenho a certeza. Mesmo assim se tirares as lâmpadas resolves o problema.

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Ermesinde
« Responder #6 em: 20 de Maio de 2011, 11:16 am »
Mesmo assim se tirares as lâmpadas resolves o problema.

Sem dúvida o melhor conselho, mas pergunto eu.

Equipamento acessório ?! Acessório (penso eu) é tudo aquilo que o carro não traz e podes pedir para colocar, autorádio CD/Mp3 (o que também cada vez é menos acessório), Kit Estacionamento/parqueamento, Kit de Bluethooth, e por aí fora.

Carros construidos a partir não sei de que mês deste ano.... a inclusão do tal equipamento acessório que falas é [n]OBRIGATÓRIO[/n] na montagem.

Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #7 em: 20 de Maio de 2011, 11:18 am »
Mesmo assim se tirares as lâmpadas resolves o problema.

Sem dúvida o melhor conselho, mas pergunto eu.

Equipamento acessório ?! Acessório (penso eu) é tudo aquilo que o carro não traz e podes pedir para colocar, autorádio CD/Mp3 (o que também cada vez é menos acessório), Kit Estacionamento/parqueamento, Kit de Bluethooth, e por aí fora.

Carros construidos a partir não sei de que mês deste ano.... a inclusão do tal equipamento acessório que falas é [n]OBRIGATÓRIO[/n] na montagem.

Isto são luzes direccionais. Não é obrigatório.

O que é obrigatório são as luzes diurnas. Isso sim é obrigatório. Tás a confundir duas coisas completamente diferentes. As direccionais só acendem com os faróis acessos, a velocidades abaixo dos 70Km/H. As diurnas só acendem com os mínimos desligados. Assim que os ligas elas apagam.

Offline rmva

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 20 de Maio de 2011, 11:49 am »
Bom, eu chamei-lhe "equipamento acessório" no sentido de ser algo não vital para o funcionamento da máquina, em segurança. Logicamente, nos dias que correm, não é muito lógico considerar-se como equipamento acessório o ABS, por exemplo, mas não vejo que os farois direccionais (já acertei com o nome !!  :grin:) nos dias de hoje como algo que o utilizador não deva ter acesso a controlar. Mas é só a minha opinião, não nos vamos chatear por isso ...  :assobio:

Quanto à confusão com os farois de nevoeiro, de facto tirei essa ideia de ver o comportamento noutros carros (sei lá que marca ...), e nunca reparei em Clios isso a funcionar, daí ter associado que a "lamparina" que dava à luz era a de nevoeiro ...

Prontos, não vos melgo mais ! Obrigados pelas explicações, já percebi como é que funciona, como é que se "martela", e essas coisas todas.

Portem-se !