Autor Tópico: Ruído no motor...  (Lida 24101 vezes)

Offline Paulo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Clio 1.2 16V
Ruído no motor...
« em: 15 de Junho de 2011, 16:38 pm »
Olá a todos.

Estou com um ruído estranho no meu motor 1.2 16V 75cv modelo de 2002. Esse ruído é mais intenso a frio.
A marca diz para não me preocupar que são as touches, mas a verdade é que antes não o tinha e, para além de me incomodar preocupa-me.
Também me foi dito que seria uma válvula desafinada. Já as mandei afinar e permanece (embora menos um pouco)
Parece que tenho uma pedra solta dentro do motor. É um som tipo castanhola.
Estou a usar o óleo ELF excellium 5W40, embora o que a marca põe seja o 10W40. Já me disseram que não é daí pois ainda lubrifica melhor.

Já alguem teve este problema? Se forem as touches será cara a reparação (é necessária)?
Obrigado pela ajuda.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Ruído no motor...
« Responder #1 em: 15 de Junho de 2011, 16:44 pm »
Touches????

Esse carro não usa. A marca transmitiu isso??? estranho.

Quanto á afinação dessas valvulas a bater como foi efectuada essa afinação? Qual a folga aplicada o mesmo motor pode ter 2 afinações diferentes.

Quanto ao óleo não deve ser tão fino, quem te aconselhou para tal?

Alerto que uma valvula mal afinada causa deficiencia por vezes irreparável ou com custos avultados na sede.

Offline Paulo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Clio 1.2 16V
« Responder #2 em: 15 de Junho de 2011, 16:54 pm »
Olá "caçoilauto"

Não usa touches? Então como funciona?
A afinação foi efectuada por um mecânico que me disseram ser bom e, foi a 1ª vez que fiz algo fora da marca.
Quanto ao óleo fui eu que decidi usá-lo. Acha que estou a danificar o motor por ser tão fino?
Após a afinação o motor está a responder como novo. Tem agora 128000 e na altura da afinação 120000.

Obrigado.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #3 em: 15 de Junho de 2011, 17:10 pm »
Esse motor usa martelos no pé das valvulas.  Ou seja afinação á antiga. No entanto a afinação incorrecta justifica isso.

Mas tendo em conta o veio de exentricos existem duas afinações de valvulas ( medidas diferentes)

Offline mike.93

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guia-Pombal
  • Garagem : Renault Clio 2004 dCi 3 portas fase III
« Responder #4 em: 14 de Junho de 2012, 10:40 am »
Boas pessoal,

Tenho um ruído também no motor, não tinha até que mudei a correia de distribuição, bomba de água, filtro do ar, do óleo do gasóleo, e acho que mais nada... quando tirei o carro da oficina o mecânico disse que tinha de comprar óleo para as touches (eu fiquei  :huh:) porque as touches são automaticamente oleadas pelo motor a menos que a bomba do óleo esteja avariada (corrigam-me se estiver errado) mas já ouvi outra versão, que é a probabilidade de ter um dente avançado ou atrasado na correia de distribuição... Posto isto qual é a vossa sugestão? ir a Renault o mais rápido possível né?

Mais uma vez obrigado pelos vossos conselhos,

Mike

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
« Responder #5 em: 14 de Junho de 2012, 10:59 am »
Ora recapitulando :

"Ruído no motor após substituição da correia de distribuição"

- Qual a viatura em questão/ ano/modelo/ e motorização?

De seguida posso-te dizer que aquilo que provavelmente o "profissional" te terá dito é que terás que comprar o óleo de motor específico pois caso contrário as touches serão as 1ºs a sofrer e a dar o seu sinal.

Touches obtêm lubrificação através dos canais internos da cabeça do motor  mediante o fluxo de óleo bombeado pela bomba de óleo.

Quanto ao barulho que referes qual a sua intensidade/ metalização/ raspagem/ vibração ? Será importante entendermos o seu estado para uma ajuda mais precisa e própria na resolução do teu caso.

Agarrando no facto de teres obtido tal barulho/ ruído após essa intervenção do "profissional" julgo que não seria desaconselhável uma confirmação imediata a todos os componentes aplicados bem como os pontos de sincronização do motor.

P.S. Referi " Profissional" face à falta de elementos disponibilizados no tópico.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2012, 11:54 am »
Deste que o meu motor foi rectificado também passei a ouvir um bater de válvulas, e sempre que acelero deixa de fazer. Será que também são touches ou válvulas mal afinadas? Não sei se por o motor estar a acamar o meu mecânico meteu um óleo mais espesso. Espero que não.

Ah… E o meu mecânico diz que dever ser da EGR de estar a abrir no ralenti…  :assobio:

Ps: O meu é uma megane II 2.0 dci 2006 e o bater é suave.

Offline Icewolf

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2012, 00:01 am »
Eu no meu ex Clio II Fase II 1.2 8v sempre usei oleo 5w40, nada a apontar aí....

Barulho, cheguei a ter, mandei afinar as válvulas e desapareceu, passados +- 30/40 mil km's, voltou com menos intensidade e mandei afinar outra vez e desapareceu... quando fiz a troca pelo Laguna já se ouvia um pouco as válvulas no ralentin, mas nada do outro mundo...
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #8 em: 12 de Setembro de 2012, 01:59 am »
Deste que o meu motor foi rectificado também passei a ouvir um bater de válvulas, e sempre que acelero deixa de fazer. Será que também são touches ou válvulas mal afinadas? Não sei se por o motor estar a acamar o meu mecânico meteu um óleo mais espesso. Espero que não.

Ah… E o meu mecânico diz que dever ser da EGR de estar a abrir no ralenti…  :assobio:

oleo mais espeço por o motor estar a acamar ? Oh my god.... Então vinha tudo de fabrica com um 10W ou 15W e depois passava a 5W .... Cada (pseudo) mecanico que enfim

Offline Icewolf

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 12 de Setembro de 2012, 02:11 am »

O Laguna 1.9 dCi cá de casa, deixou de fazer esse barulho depois de ter levado a cabeça nova toda completa.... e também deixou de beber oleo... :P atras do problema da cabeça, veio solução para 2 problemas que nunca tinham sido resolvidos... :D

motores dCi só levam oleo 5W40 ou 5W30, oleos 0w acho que não são utilizados, mas não falo muito porque não estou a par dos motores mais recentes.... sempre a cumprirem no mínimo a norma Acea A3/B4....
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #10 em: 12 de Setembro de 2012, 09:44 am »
Artur
Após a reparação o mec disse para passar por lá novamente após fazer 2.000km para trocar o óleo. Por isso acredito seriamente de que o cromo me tenha metido um óleo mais espesso... Mas sou eu a falar... :wink:

Icewolf
Pois, no meu também. Acho que já não há mais nada para ser substituído no meu caso. Espero eu...

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #11 em: 12 de Setembro de 2012, 09:50 am »
Eu ainda pensei que tivesse sido o Artur a entender mal pois eu quando li o que escreveste pensei que fosses só tu, e não o "mecânico", a colocar essa possibilidade, agora se o "mecânico" te disse pra mudar o óleo 2000Km depois...  :O :O Medo!!

Offline Icewolf

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 12 de Setembro de 2012, 12:03 pm »
visto que o motor levou uma rectificação... sem saber ao certo que peças levou...

É normal pedir para lá voltar passados 2000 a 5000 km's para trocar o oleo e o filtro, isto porque depois de uma grande intervenção, o "lixo", limalhas, etc, vai junto com o oleo para o filtro.

Na Laguna, depois de ter tido o problema e ter levado a cabeça nova também mudei o oleo passados 5000 mil km's.

Agora é impensável usar um oleo mais grosso... usa-se exactamente o mesmo oleo....

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #13 em: 22 de Setembro de 2012, 10:19 am »
É isso mesmo Icewolf

Fiz um pequeno video com som apenas para demonstrar o "problema".

O barulho nota-se mais a quente e tanto aparece como desaparece no ralenti. Neste caso tive que acelerar para provocar o barulho (12 seg).

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #14 em: 22 de Setembro de 2012, 10:26 am »
É aquele barulho que parece que há qualquer coisa a trepidar? Parece que é um rolamento meio gripado? Ou é o assobio do turbo?