Isso não é a FAP, isso é um Catalizador.
A FAP (Filtre a Particule em francês) normalmente é constituÃdo por um componente (ureia ou outros) ou tem normalmente um injector adicional que é usado para a combustão dos resÃduos lá acumulados (normalmente chamado de regeneração). Quando tem um injector adicional, são FAPs sem manutenção e com regeneração automática. Quando são baseadas em ureia ou outro componente, é necessário fazer a troca do mesmo componente de tempos a tempos.
O catalisador é constituÃdo por cerâmica internamente, e também não tem manutenção. Quando se remove o catalizador normalmente o carro fica a desenvolver melhor, porque o formato do catalizador faz com que o fluxo dos gases de escape fique mais lento devido a filtragem do mesmo. Se for removido o catalizador e substituÃdo por um tubo só, o carro desenvolve melhor pois o fluxo dos gases de escape não tem qualquer restrição ao seu movimento.
Penso que tenha explicado tudo, quem souber mais alguma coisinha ou caso tenha metido os pés pelas mãos, por favor faça a correcção.