Bom dia!
Possuo um Clio II Societé, Outubro de 2000. Há cerca de um ano, de uma forma aleatória, inseria a chave na ignição e quando a rodava não era reconhecida, fazendo uma ou duas insistências lá aceitava o que me permitia colocar o motor do veÃculo em funcionamento e dele me servir! Substituà a pilha por duas vezes, não tendo resolvido o assunto.
Há cerca de duas semanas morreu de vez, o carro deixou de reconher as duas chaves.
Na renault, foi-me dito que ao colocar uma chave que o carro não reconhecesse, a centralina automaticamente desprogramava as outras chaves, só sendo estas programáveis, quando se procedesse à programação de um chip virgem para colocar na chave avariada...
O problema é que esse chip tem que vir de França, já passaram 2 semanas e prevê-se que espere mais um mês...

O montante cifra-se entre 80 e 125€.
Será que é mesmo assim? Tanto tempo um carro parado por um problemazeco destes? É normal uma chave avariar e a outra não funcionar? A Renault não está a ser oportunista neste caso? Não há outra forma de salvar a malta?
O carro já não é recente, é o que tenho possibilidade de ter, mas acho que para evitar este tipo de problemas o melhor é comprar apenas carros jurássicos ou pré-históricos onde não abunde electrónias e outras complicações que dizem que servem para nossa segurança, conforto e comodismo. Ao menos os carros mais antigos quando paravam era por falta de petróleo ou avaria macânica...
Obrigado pela paciência ao ler estas palavras... peço desculpa, mas não tenho a faculdade da sintese!
Felicidades para todos