Bem, a nova MAF foi montada, e há coisas que nem em sonhos se imagina...
Quando a viatura foi ligada à máquina, deu erros acumulados, nomeadamente a MAF.
Encomendei a MAF no Ebay, montaram-na e o mecânico foi experimentar o carro.
Nas primeiras centenas de metros o carro passou a responder bem, e aparentemente tudo estava normal.
Só que, depois, voltou à forma antiga. Sem potência, e com o turbo "morto".
Passo seguinte, ligar novamente a máquina de diagnóstico e resultado: zero erros!
Mau! A coisa não estava a correr bem.
Nas minhas pesquisas vi que havia um sensor que era responsável por disparar o turbo (por vácuo) e aventei essa hipótese.
Analisada a situação, verificou-se que havia não um, mas 2 dispositivos desse tipo. Um actuava, o outro não. Mas através de testes verificou-se que afinal estavam os dois a funcionar bem, e, não era defeito, "era feitio".
Passo seguinte...
Verificou-se a válvula de vácuo do turbo. Tirou-se, foi limpa, e montada e a situação na mesma. Nesta altura adivinhavam-se gastos elevados...

Entretanto, comecei a raciocinar e falei com o mecânico.
Se a MAF quando foi montada fazia o turbo funcionar, a única coisa onde se tinha mexido era a ficha eléctrica.
Pedi ao mecânico que mexesse nessa ficha enquanto eu acelerava.
"Et voilá" o turbo ganhou vida.
Tirando a ficha, verificamos o problema. Essa ficha tem no interior uma anilha tipo oval, em silicone que evita que entre água, impurezas ou humidade para os conectores.
A referida anilha estava partida e anichada no fundo da ficha, o que fazia com que a ficha não entrasse devidamente na fêmea.
Isso impedia que a informação electrónica circulasse devidamente e que o turbo disparasse.
Agora sim, o carro voltou a ter alma.
Desculpem a extensão do texto, mas penso que são estas partilhas que ajudam a resolver alguns dos problemas das nossas máquinas, que nem as máquinas de diagnóstico detectam.