Autor T√≥pico: [DIY] luz painel AC Laguna II phase I  (Lida 18045 vezes)

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Re: [DIY] luz painel AC Laguna II phase I
« Responder #30 em: 07 de Novembro de 2019, 13:00 pm »
Deve ser isto, mas n√£o d√° para ver bem

https://youtu.be/S7_eHJtcVPM

Offline scenick

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Re: [DIY] luz painel AC Laguna II phase I
« Responder #31 em: 08 de Novembro de 2019, 15:18 pm »
√Č precisamente esses pontos que tens de "ressoldar"

Offline dalves1979

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Re: [DIY] luz painel AC Laguna II phase I
« Responder #32 em: 07 de Janeiro de 2020, 13:32 pm »
Boas pessoal,

Vou ter de levar a cabo esta reparação no meu Laguna, pelo que após várias pesquisas (até em fóruns Russos e Polacos andei), vou aqui deixar novas fotos que encontrei e vídeos explicativos, assim como passos detalhados. Quando fizer o procedimento no meu posso tentar documentar também:

Primeiro os passos (Vou deixar o original em Inglês e depois traduzir para Português - Para evitar o famigerado "lost in translation" e para quem não domina o idioma do amigo Shakespeare):

**Ler antes de começar para ter uma ideia geral do procedimento e não fazer sem ver primeiro as fotos e os videos de apoio**

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Instructions for repairing lighting behind climate display, read before commencing:

1. Remove ash tray. Ensure card is not in the card reader.

2. Pull out card reader it is only held in place with clips.

3. Pull out bottom of climate display, again it is only held in with clips.

4. Remove the 3 wiring plugs from the back of the unit, the top 2 connectors have lever clips pull these across the plugs as far as they will go to release the bottom one has a small catch push this in to release.

5. Now remove the coloured cover from the front, this is done by releasing the clips top and bottom with a knife or small screwdriver.

6. Now remove the inner front cover, again by releasing the clips the 2 large buttons will probably fall out. Be careful
with the glass screen as this is quit delicate.

7. Look at the top right hand of the printed circuit board you will see the resistor highlighted in the picture.

8. With a soldering iron re-solder both ends of the resistor, be careful not to leave the iron on for too long, it is also easier if a small amount of solder is applied to the tip of the iron prior to soldering the resistor.

9. Now rebuild the unit, make sure the plastic strip is in place and the glass display is lined up correctly before fitting inner cover, don’t forget to fit the large buttons.

10. Re-fit colored outer cover and re-fit to car, make sure that the wiring plugs are correctly fitted, Fit the top part of the display into the dash and then push the clips into place at the bottom.

11. Re-fit card reader and ash tray. Job done

This repair can be carried out with the unit still connected to the car but takes a lot more care.

Notes
Card reader requires fingers under both ends and a hard pull straight pull outward.

AC unit itself is easy to pull out if you press down the small steel springs immediately behind the white clips seen under the base at each side.

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Tradução livre "à la Duarte" adicionei umas coisitas QB:


Instru√ß√Ķes para reparar a luz de fundo do sistema de climatiza√ß√£o. Ler atentamente antes de come√ßar:

1. Remover a bandeja do cinzeiro, certificando-se de que o cart√£o n√£o est√° inserido no leitor de cart√Ķes.

2. Retirar a unidade de leitura do cart√£o, que est√° apenas segura com pequenos clipes - cuidado para n√£o partir os clipes.

3. Puxar a parte inferior da unidade de climatização, da mesma forma que a unidade do cartão. Ela está segura apenas com pequenos clipes de plástico na parte de baixo (cuidado para não partir).

4. Remover as 3 fichas na parte traseira da unidade AC. Nota: Os 2 conectores superiores têm grampos de plástico (pequena alavanca que é necessário desengatar).

5. Com a unidade de AC j√° c√° fora, remover a tampa de pl√°stico frontal, libertando os clipes superior e inferior com uma faca ou uma pequena chave de fendas.

6. Remover a tampa frontal interna, soltando os clipes novamente, os 2 bot√Ķes grandes (controlo de temperatura esquerdo e direito) podem cair, logo ter cuidado. Ter muito cuidado com o ecr√£ de vidro, pois ele √© bastante delicado e est√° apenas seguro por uma pequena fita.

7. Na parte superior direita da placa do circuito impresso, encontrar a resistência indicada na foto que vou postar mais abaixo e também nos vídeos.

8. Dar um pingo de solda nas duas extremidades da resist√™ncia em quest√£o para restabelecer a liga√ß√£o, tendo cuidado para n√£o dar aquecimento excessivo. √Č mais f√°cil se uma pequena quantidade de solda for aplicada na ponta do ferro de soldar, antes de dar os toques no circuito integrado.

9. Reconstruir a unidade de climatiza√ß√£o, certificando-se que a tira de pl√°stico est√° no lugar e que a tela de vidro est√° alinhada corretamente antes de voltar a colocar a tampa de pl√°stico interna. (N√£o se esquecer de voltar a colocar os bot√Ķes de regula√ß√£o de temperatura).

10. Voltar a encaixar a tampa de plástico exterior, certificando-se de que as 3 fichas anteriormente desengatadas estão bem encaixadas e que duas delas têm os grampos na posição de fecho (como estavam originalmente), voltando a encaixar no carro. Nota: Encaixar primeiro a parte superior da unidade e em seguida, empurrar os clipes na parte inferior.

11. Voltar a colocar o leitor de cart√Ķes e o cinzeiro. Tarefa conclu√≠da

Esta reparação pode ser realizada com a unidade ainda conectada ao carro, mas desde já, não recomendo de todo...

Notas:
Para tirar o leitor de cart√Ķes, colocar os dedos nas duas extremidades inferiores para desengatar os clipes e puxar para fora com cuidado (ali no ingl√™s dizem para puxar a direito com convic√ß√£o... n√£o sei, n√£o.. (Em todo o caso n√£o recomendo for√ßar muito).

A unidade de AC em si é fácil de remover, pressionando as pequenas molas de aço imediatamente atrás dos clipes brancos vistos sob a base de cada lado.!

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Fotos de apoio:

Unidade de AC
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Sem a tampa interna de pl√°stico:
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Cuidado com o visor de vidro, apenas esta pequena fita o segura:
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A resistência em questão (ignorem o fio vermelho - não sei para que serve)
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V√≠deos de apoio da desmontagem/montagem - Ignorem o idioma ou tirem o som, o que importa s√£o os passos - No 1¬ļ video nem vale a pena ativar a tradu√ß√£o, porque √© indecifr√°vel (aquilo n√£o deve ser bem Russo - LOL), no 2¬ļ ativem as legendas para portugu√™s. N√£o √© perfeito mas serve:



Desmontagem de todas as peças:
https://youtu.be/2WsB-HCvVXc?t=38


Parte da reparação com a solda e local onde se encontra:
https://youtu.be/mdphR3jkBY0?t=90


Vídeo já aqui postado no forum, mas a qualidade é muito má:
https://www.youtube.com/watch?v=S7_eHJtcVPM

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Espero que esta atualização ajude o pessoal que como eu tem este problema!

Cumprimentos a todos!