Autor Tópico: Revisão do código de estrada  (Lida 19177 vezes)

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Revisão do código de estrada
« Responder #15 em: 29 de Dezembro de 2013, 17:29 pm »
só espero que as coimas das rotundas sejam realmente aplicadas. mudar a lei e não forçar a sua aplicação é a mesma coisa que não mudar nada

Offline mantixl

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
« Responder #16 em: 29 de Dezembro de 2013, 17:31 pm »

- Rotundas:

Os automobilistas que, por exemplo, circulem na faixa da direita sem ter intenção de sair numa das duas primeiras saídas, incorrem numa multa que varia entre os 60 e os 300 euros.

O que esta regra tenta corrigir é a causa da maior parte de todos os acidentes que tenho visto.

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Super 5 TL 1987
« Responder #17 em: 29 de Dezembro de 2013, 18:02 pm »
As rotundas são um assunto muito complicado. Tanto é disparate fazê-las sempre por fora como também ir na faixa interior e querer sair atravessando-se à frente de toda a gente. Acho que o ideal mesmo era fazê-las mais devagar.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #18 em: 29 de Dezembro de 2013, 19:09 pm »
só espero que as coimas das rotundas sejam realmente aplicadas. mudar a lei e não forçar a sua aplicação é a mesma coisa que não mudar nada

Duvido infelizmente para estes lados a policia faz sempre tudo por fora.

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Guarda
  • Garagem : Renault Clio II 1.5 dCi
« Responder #19 em: 29 de Dezembro de 2013, 21:45 pm »
Desculpem lá, mas essa conversa das rotundas não era o que já existia antes? É que do que me lembro de quando tirei a carta, há 8 anos atrás, o código dizia exactamente isso, circular por dentro até à saída anterior à pretendida, e aí sim, passar gradual e cuidadosamente para a faixa da direita para poder sair.

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #20 em: 29 de Dezembro de 2013, 21:51 pm »
Duvido infelizmente para estes lados a policia faz sempre tudo por fora.

Ora bem! Duvido que a polícia vá para o Marquês ou para a Rotunda do Relógio passar multas, passavam o dia nisso (se bem que, vendo bem, até seria positivo para a famosa "caça")... Mas também se vê muita alminha que em plena AE, com 3 faixas de rodagem livres, aluga a faixa do meio e ali vai, durante dezenas e dezenas de kms, seja a 100, 120 ou 150km/h, e não há um único carro da BT que apareça para lhes aplicar uma boa dose. Esses "alugas" são certamente o que mais me irrita nas estradas.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #21 em: 30 de Dezembro de 2013, 00:54 am »
A melhor ainda é esta :
Citação de: http://www.ionline.pt/artigos/portugal/codigo-da-estrada-circular-fora-nas-rotundas-pode-dar-300-euros-multa/pag/-1
20 km/h nas cidades Com a nova lei entra em vigor um novo conceito: as "zonas de coexistência" nas cidades. O objectivo é devolver as ruas aos peões nas áreas residenciais. Estas zonas serão definidas em colaboração com as autarquias e vão estar assinaladas com um novo sinal vertical - que ainda está a ser desenhado. Aqui os condutores não poderão circular a mais de 20 km/h e os "utilizadores vulneráveis" - crianças, idosos, grávidas, deficientes e condutores de velocípedes - podem utilizar "toda a largura da via pública".

Se ninguém anda a 50 nas localidades, a 20 então é que vai ser passar multas a torto e a direito  :laugh:

O que eu acho mais errado na alteração ao código é a questão da cadeira para crianças, apesar de ter toda a lógica a questão da idade, pois há crianças que já tem altura suficiente mas que não tem idade para andar sem cadeira.
No entanto a altura fixada, é que me levanta duvidas, eu vejo pelos meus, usam os assentos para crianças, mas já usam o próprio cinto do carro e mesmo assim o cinto fica muito junto à zona do pescoço, razão pela qual é recomendável utilizar a cadeira. Apesar de já terem a altura fixada 1,35m acho que não é seguro andarem sem cadeira.

Citação de: http://www.ionline.pt/artigos/portugal/codigo-da-estrada-circular-fora-nas-rotundas-pode-dar-300-euros-multa/pag/-1
cadeiras para bebés
Até aqui, as crianças até 12 anos ou com menos de 1’50 metros de altura eram obrigadas a usar sistemas de retenção. A partir de agora, a altura baixa para 1’35 metros, mantendo-se a idade.

Fica aqui o link da ANSR com as principais alterações - http://www.ansr.pt/LinkClick.aspx?fileticket=989qAAcJYM0%3d&tabid=36&language=en-US

Offline jonypaulo28

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Clio III ph I 1.2 75CV; Clio I ph I 1.2 Energy
« Responder #22 em: 30 de Dezembro de 2013, 22:54 pm »
boas amigos,
os ciclistas a partir de 01 de janeiro podem começar a andar a par na faixa de rodagem e para serem ultrapassados o condutor do veiculo tem de deixar no minimo 1,5 metros de distancia lateral do ciclista.
está bonito está

Offline mantixl

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
« Responder #23 em: 30 de Dezembro de 2013, 23:01 pm »
Isso é algo que já faço por norma. Alias, quando possível, ultrapasso um ciclista como se de outro automobilista se tratasse. Se tivesse no lugar deles também agradecia.

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #24 em: 30 de Dezembro de 2013, 23:03 pm »
Penso que isso todos fazemos. Porque quando ando de bicicleta também gosto que me passem deixando espaço.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline The_Doctor

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 31 de Dezembro de 2013, 00:15 am »
Apesar de eu próprio ser um ciclista (amador, claro), confesso que essa regra dos 2 ciclistas andarem a par é um pouco exagerada e desnecessária. Andar a par sempre se andou, mas claro que quando se dá conta de um carro atrás, volta-se à modalidade da fila, mesmo que temporariamente (falo por mim). A partir de agora vai haver muita confusão, e esperemos que não passem a haver acidentes graves, devido a condutores impacientes/irritados que tentem passar à força por 2 ciclistas que, ao abrigo da nova lei, circulem a par e não se sintam na obrigação de facilitar a ultrapassagem aos carros (porque também há pessoal que em cima de uma bicicleta é algo irresponsável, diga-se de passagem).
Quanto à regra dos 1.5m, essa sim já me agrada. Há muito condutor por aí que não se preocupa minimamente com um ciclista que circule à sua frente, e passa à tangente... Já tive alguns momentos mais difíceis por causa desse tipo de gente, e acreditem aqueles que não andam de bicicleta na estrada que não é nada agradável sentir um carro a passar a meio metro de distância. Mas, mais uma vez, fica a questão: para quê estas novas leis se não vai haver ninguém a fiscalizar o cumprimento ou não das mesmas? Ou será que alguém acha que as forças de autoridade vão andar por aí, nas estradas da Serra da Estrela ou seja onde for, a olhar para os ciclistas?

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #26 em: 31 de Dezembro de 2013, 00:24 am »
Tal como os ciclistas na sua maioria não respeitam as regras elementares de prioridade.
Eu por norma respeito todos os utentes da via pública, mas há um certo grupo de "ciclistas" (aspas propositadas), que esquecem o que são sinais de cedência de prioridade, sinais de Stop e Semáforos.
E se há coisa que me irrita solenemente, são os grupos que se juntam ao fim de semana e que actuam como se fosse tudo deles. E aqui entra em acção a psicologia de massas, como o grupo é grande, são os reis da estrada.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #27 em: 31 de Dezembro de 2013, 00:27 am »
Ora bem. Do que li e percebi.... Pouco alterou.

Limite de 20kmh em zonas de circulação de carros e pessoas. Acho bem, se bem que qualquer condutor civilizado deve saber que aí se deve circular mesmo muito devagar.

Os ciclistas terem os mesmos direitos dos carros. Acho que é bom. Acho que é bom essa do 1.5m...ok
Mas também gostava que tivessem os mesmos deveres. Não vejo nada sobre multas a bicicletas estacionadas em cima de passeios, ou bicicletas a fazer as rotundas por fora, ou para os ciclistas que andam lado a lado e ocupam a estrada toda... os que passam contínuos, passam vermelhos, circulam nos passeios.

Se eu fizer isso num carro sou preso por 200 anos e tenho de pagar 20000000€ em multas. Mas os senhores ciclistas podem....lol :police:

E se os carros/motas são matriculados e registados porque é que as bicicletas não são obrigadas a tal também?? Por acaso há uma lei praí dos anos 70 do século 20 que julgo que ainda existe hoje e que obriga todos os velocípedes a serem matriculados e registados nas câmaras municipais, ou seja....a terem documentos.

Pelo menos sei de uma pessoa que foi multada pela GNR há poucos anos por a bicicleta não ter registo. Cerca de 80€ de multa salvo erro. E acho que assim deveria ser para todos.

Portanto... em relação aos ciclistas... continua a mesma (piiiii)

O que vi que alterou e mal... foi o valor das multas. Normal....o estado vai começar a pagar o empréstimo da troika em 2014....há que ir buscar a todo o lado :D

Em relação às cadeirinhas de crianças.....opa.... usem preservativo e deixam de se preocupar com essas situações :laugh: E ainda ficam com o interior do carro mais limpo, arrumado e com cheiro mais agradável ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #28 em: 31 de Dezembro de 2013, 00:28 am »
É tudo muito bonito se existir civismo na estrada, para mais quando se faz leis para beneficiar todos os utentes da via publica, e depois vêm-se uns chicos espertos que pensam que a estrada é toda deles. E os ciclistas não são excepção, desde circularem à noite sem qualquer dispositivo quer luminoso quer reflector, andarem em bando a ocupar toda a faixa de rodagem, e impedirem a passagem dos outros veículos, ignorar  semáforos vermelhos e ainda reclamarem por os outros utentes querem passar já com sinal verde, etc
Estas novas regras, não acredito que depois na prática venham mudar muito o dia a dia, mas apelam um pouco mais ao civismo de todos os utentes da via publica, apesar de ainda existir muito pouco civismo na estrada.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #29 em: 31 de Dezembro de 2013, 00:50 am »
Que disparate... Deixem lá os ciclistas em paz, mais as licenças, os documentos e as matrículas para os velocípedes! Já agora qualquer dia fazem também licenças para a malta ir aos wc's aliviar-se... Credo! :S

Regras na estrada em relação a todos os que nela circulam, velocípedes, trotinetes, etc., acho bem, cenas (actualmente) absurdas do tempo do salazarismo, não obrigado, só nas "pasteleiras" do avô para o museu! :)

Quanto às rotundas, acho bem. Eu mesmo com o código actual, sempre as fiz como vem agora nesta revisão, que aliás, foi um retrocesso positivo ao tempo de quando tirei a carta, há quase 6 anos! Mas tenho que admitir que sou daqueles que as corta severamente sempre que possivel, e o quanto a suspensão do carro não agradece por tal, tal a quantidade que rotundas que proliferaram nos últimos 10 anos aqui pela zona!

Mas acima de tudo, o que importa a quem faz estas leis da "segurança", são as multas. Mais por onde pegar para fornicar o zé povinho. Fdx!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?