Autor Tópico: [Laguna 2 fase 1 1.9 dci] "Matraquilhar" ao ralenti  (Lida 11607 vezes)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
[Laguna 2 fase 1 1.9 dci] "Matraquilhar" ao ralenti
« em: 23 de Setembro de 2011, 08:50 am »
Viva,

Mais uma possível chatice a caminho... Hoje, quando peguei na carrinha às 8h15 e a pus a trabalhar, ouvi uma espécie de matraquilhar ao ralenti - não é um barulho metálico (que pelo que por aqui dizem estará associado ao problema das capas das bielas), mas mais algo do tip tac tac tac tac..., uns 4 por segundo. Pelo que tenho lido por aqui, o mais certo é estar um injector a ir à viola, certo?
Não sei se tem algo a ver (acho que não), mas a bateria também está quase a morrer (pois já foi descarregada por completo umas 10 vezes, por o carro ficar com as luzes ligadas) - mas, desde que o carro arranque, um motor diesel não precisa de bateria para se manter em funcionamento, certo?
Tenho actualmente a carrinha com 141000 km, 63000km com o presente motor (mudado há 3 anos e 4 meses)
Bem, lá me preparo eu para mais uma ida ao dr... Vamos lá ver se não será a última...
Algumas sugestões de diagnóstico serão bem vindas...
Um abraço,

EDIT:
Esqueci-me de dizer que quando acelero, por pequena aceleração que seja (basta passar do ralenti, a +- 800 rpm, para as 1000 rpm) o barulho deraparece...
« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 13:13 pm por nelsonjrgomes »
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: [Laguna 2 fase 1 1.9 dci] "Matraquilhar" ao ralenti
« Responder #1 em: 23 de Setembro de 2011, 10:31 am »
Embora não te possa ajudar, vou ficar atento a este tópico porque também tenho esse motor de 06/2004 no meu carro com 145 Mkm e felizmente até agora sem problemas de maior a nivel de motor.

Boa sorte!

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #2 em: 23 de Setembro de 2011, 13:56 pm »
A mim cheira-me a touche

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #3 em: 23 de Setembro de 2011, 15:44 pm »
Já há novidades... Mais um volante do motor à vida (o anterior foi mudado em Julho passado)... :cry:

Está na garantia, portanto não me trará custos. Mas como é que se lixa um volante do motor em 2 meses?!?!?

Quanto mais conheço os carros mais gosto de bicicletas...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #4 em: 23 de Setembro de 2011, 15:51 pm »
Já há novidades... Mais um volante do motor à vida (o anterior foi mudado em Julho passado)... :cry:

Está na garantia, portanto não me trará custos. Mas como é que se lixa um volante do motor em 2 meses?!?!?

Podes crer... a um amigo meu com uma octavia 4x4 aconteceu o mesmo, diagnostico; acho que não mudaram uns rolamentos ou algo do genero, ou seja defeito na momtagem....

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #5 em: 23 de Setembro de 2011, 15:52 pm »

Defeito de fabrico, é a única coisa que me ocorre!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #6 em: 23 de Setembro de 2011, 15:53 pm »
2 meses é mesmo pouquissimo tempo. :lipsrsealed:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #7 em: 23 de Setembro de 2011, 16:10 pm »
2 meses é mesmo pouquissimo tempo. :lipsrsealed:

Já o primeiro ter durado 3 anos e 2 meses achei que foi uma merd@ " (o motor "novo" que foi colocado na Renault em Maio de 2008 vinha com o volante novo), agora este ter durado 2 meses... Da primeira vez ainda se acredita que pudesse ter sido má utilização ou desgaste normal, agora passados 2 meses outro pr'ó galheiro...

Já agora, deixo aqui um link que encontrei de um documento da LuK a falar sobre volantes bimassa...
http://www.schaeffler.com/remotemedien/media/_shared_media/library/automotiveaftermarket/brochure_1/downloads_5/luk_fail_diag_zms_es_pt.pdf.

Agora não consigo compreender, depois de ler isto, como é que se pode ter lixado o volante bimassa em 2 meses...

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #8 em: 23 de Setembro de 2011, 17:02 pm »
E colocares um monomassa? Não será uma solução para maior longevidade?  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #9 em: 23 de Setembro de 2011, 17:24 pm »
Pois, mas sendo uma intervenção ao abrigo da garantia num concessionário Renault, eles limitam-se a tirar o antigo e a pôr um novo (julgo que na marca nem fazem tal alteração, uma vez que de origem vem um volante bimassa...)

De qualquer forma, e levando uma peça nova, a garantia é de outros 24 meses (julgo eu), e parece-me que é pouco provável que venha a manter a carrinha para lá desses 24 meses... Gosto muito dela, mas começa a dar demasiados problemas, e como daqui por 1 ano e 8 meses terá que levar nova distribuição, com os custos que já se sabem, parece-me que por essa altura me irei desfazer dela...

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #10 em: 29 de Setembro de 2011, 17:33 pm »
Update:

Caixa desmontada, volante do motor visto, e pelos vistos não tinha folga nenhuma... Tudo montado novamente, e agora parece que o problema está nos dois apoios superiores do motor... Vamos ver se é desta...

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #11 em: 30 de Setembro de 2011, 19:22 pm »
Voltamos ao ponto de partida

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
« Responder #12 em: 30 de Setembro de 2011, 20:39 pm »
A mim cheira-me a touche

Penso eu que se fosse esse o caso o barulho esta sempre la, mesmo em andamento.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #13 em: 30 de Setembro de 2011, 20:41 pm »
hoje vi esta menina a ser operada
confirma se , o bi massa estava com folga :S

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #14 em: 30 de Setembro de 2011, 23:45 pm »
Exactamente, já a tenho na mão outra vez. Depois de levar os apoios superiores do motor e aparentemente estar tudo bem (o barulho de que me queixava tinha desaparecido), pelos vistos quando vão pegar nela para ser lavada, voltou o barulho... Voltou a sair a caixa fora, e depois lá encontraram o problema da folga - pelo que me explicaram (e se percebi bem pois eu é mais bolos), existe uma peça do volante bimassa que limita a folga existente das molas que não estava a cumprir a sua função, e em certas circunstâncias causava a folga e daí o barulho.

Vamos ver se é desta que a carrinha me dá um ou dois anitos sem sustos de maior... Só este ano já vai em 2700€ em três idas ao doutor...