Autor Tópico: Trocar motor 1.5 dci 80cv K9Kd722 por outro "compatível"?  (Lida 26567 vezes)

Offline bock

• HL aka Bock
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: VIANA DO CASTELO
Trocar motor 1.5 dci 80cv K9Kd722 por outro "compatível"?
« em: 25 de Setembro de 2011, 07:20 am »
Boa noite, sou cliente Renault há muitos anos novos e usados, com a crise a apertar e orçamento a encolher após nascimento da minha filha optei por comprar um Megane dci 1.5 80cv de 2004 em 2ª mão em substituto do Clio dci 80cv da minha mulher. Azar o meu, a compra foi feita em Lisboa e teria sido um excelente negócio não fosse o motor agarrar no meu regresso a Viana do Castelo após 300km sem nenhum problema e consumos muito além do esperado (cerca de 4,2l/100km).
A referência é K9Kd722 estou a procura no mercado em 2ª mão (sucatas/salvados e afins) um resolução viável visto que despendi grande parte do orçamento na compra do mesmo e tenho algumas alternativas aparentemente interessantes no mercado de salvados e ficaria assim com muito material para um azar futuro quer seja mecânico, seja electrónico ou de outra natureza.
Alguém pode me ajudar nesse caso que referências posso "colocar" no meu Megane no caso de encontrar um salvado sem fazer grandes alterações por parte do meu mecânico.

Agradeço a ajuda breve pois tenho urgência e preciso dar solução ao meu mecânico já que o orçamento para reparação do bloco fica em perto de 2000€ ( bielas novas, cambota rectificada, etc...etc...)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Trocar motor 1.5 dci 80cv K9Kd722 por outro "compatível"?
« Responder #1 em: 25 de Setembro de 2011, 13:41 pm »
opta por reparar , ao menos ficas com a certeza que fica bom . Se vais para um usado ( provavelmente roubado ) não  sabes como está e pode acontecer o mesmo

Xmarine

• Visitante
« Responder #2 em: 25 de Setembro de 2011, 19:47 pm »
Eu optava por pedir um orçamento da reparação e comprar com o orçamento de um motor usado e mão de obra.

Um motor usado, se tiver bom pode durar muito e ficas com o carro como de origem. Um motor reparado nunca mais fica tal e qual como estava. mas, se o serviço ficar bem feito, dura. Depois ha muito a questão do serviço mal feito....que é o que não falta por aí.

Quanto a comprar usado. Tanto pode ser roubado como não. Depende de onde se compra.

Offline bossinis

• Dealer
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Garagem : Renault Megane 3 1.6 dCI Bose
« Responder #3 em: 25 de Setembro de 2011, 21:29 pm »
Olha eu se fosse a ti mandava reparar isso, reparado por quem sabe dura uma vida, e se comprares um usado provavelmente terá o mesmo defeito que o anterior e pode nem sequer estar em grande estado, claro mas tudo depende do teu orçamento.

Uma reparação do motor sai bem mais caro que comprar um usado e mete-lo lá dentro... se o bloco tiver bom  ou seja sem rachadelas ou buracos podes trocado por um reconstruido que já não tem os problemas comuns dessa geração nomeadamente bronzes de bielas.

Também já tive o mesmo problema que tu a bem pouco tempo, mas por azar meu o bloco partiu-se abriu um buraco que cabia lá 3 dedos, tive mesmo que comprar um usado.

O mais que te posso desejar é boa sorte.   
Renault Megane 3 1.6 Dci Bose
Honda Accord 2.0i ES Vtec

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
« Responder #4 em: 26 de Setembro de 2011, 13:12 pm »
Compras-te o carro  e não tens garantia?

Offline bossinis

• Dealer
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Garagem : Renault Megane 3 1.6 dCI Bose
« Responder #5 em: 26 de Setembro de 2011, 13:45 pm »
Se foi a particular dificilmente terá alguma garantia...
Renault Megane 3 1.6 Dci Bose
Honda Accord 2.0i ES Vtec

Offline bock

• HL aka Bock
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2011, 11:02 am »
Situação aparentemente resolvida, contactos aqui e acolá....com muitos vigaristas pelo meio, consegui arranjar um motor completo (reconstruído) e com garantia por 1450€, tinha também opção motor Renault novo a sair da fábrica por 1800€, mas a diferença assim paga a mão de obra. Visto bem as coisas fica muito mais em conta do que mandar reparar e/ou afinar. Pois nunca ficaria igual...e assim será sempre algo novo e julgo eu com problemas associados ao motor já resolvidos (veja-se capas da cambota, bronzes das bielas, etc...). Em suma continuo a dizer e achar que nunca imaginei haver tanta vigarice no sector, entre vendedores de usados, salvados, mecânicos e afins....todos no mesmo lote, e fui eu vendedor Renault vários anos, já deveria estar habituado. Todo o cuidado é pouco.

Obrigado e bem haja

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Olhão
  • Utilizador: culatreu
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2011, 11:11 am »
Em minha opinião muito pessoal, por uma diferença de 350€ nunca que optaria por um motor reconstruido... Mas é só e apenas a minha opinião.
O que te desejo é muita sorte  :wink:

Offline bock

• HL aka Bock
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2011, 11:59 am »
Em minha opinião muito pessoal, por uma diferença de 350€ nunca que optaria por um motor reconstruido... Mas é só e apenas a minha opinião.
O que te desejo é muita sorte  :wink:
A afirmação é pertinente, porém prende-se com o facto do motor reconstruído ter as falhas e pequenos defeitos de fabrico colmatadas enquanto no motor Renault pode porventura ser tudo idêntico ao que tinha, e tendo em conta que a garantia é de 2 anos em ambos creio que vai dar ao mesmo sobretudo pelo profissionalismo da empresa que é a nível de reconstrução de motores que tem demonstrado ser credível e fiável.

Offline ferreirascb

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2011, 12:34 pm »
Bom sei que os motores 1.5DCI de 80cv numa sucata ronda os 1200€ + motor antigo, já é um pouco menos do que os 2000€. Tem uma desvantagem o motor da sucata pode ter 80.000Km como pode ter 150.000Km. Apesar de que oferecem garantia.

Xmarine

• Visitante
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2011, 12:53 pm »
Não sei onde arranjas motores novos a sair de fabrica por 1800€... isso é o preço de um reconstruído na renault

Eu ponho-te aqui a imagem do dialogys e mostro-te quanto custa na realidade.

Mas se arranjas um novo, mesmo novo a esse preço, mete-o.

Offline bock

• HL aka Bock
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 28 de Setembro de 2011, 13:39 pm »
PROVMEC: 1755€ + IVA (reconstruído)
MOTREC "Motor Portugal": 1450€ (reconstruído) 1800€ (a sair de fábrica) valores para profissionais do sector "ISENTO DE IVA PQ VEM DE ESPANHA E PELAS NORMAS DE COMÉRCIO INTRACOMUNITARIO FICA ISENTO", em todo o caso mesmo a pagar IVA acresce 18% em vez do nosso de 23%, se for para particulares acresce em média 200 a 300€

abraço

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #12 em: 28 de Setembro de 2011, 20:50 pm »
não quero duvidar mas, 1800€ por um motor novo??!! um casal amigo colocou um motor novo á coisa de um ano na renault e ficou em 7500€, por 1800€ creio ser um motor reconstruido pela renault. é melhor verificares isso.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 28 de Setembro de 2011, 20:53 pm »
Ahh, é reconstruído. Reconstruído não é novo. Novo custa a volta de 7000€

Offline bock

• HL aka Bock
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 29 de Setembro de 2011, 01:37 am »
Afirmo e confirmo os valores para um motor novo a sair de fábrica totalmente RENAULT por 1800€. Obviamente que houve uma grande negociação, da mesma forma que há quem pague 7000€ por um motor novo, haverá quem pague bem mais, se aceitarmos tudo aquilo que nos é proposto além de não ser montado na Renault. Em conhecimento profissional e experiência de causa, um motor Renault montado numa oficina Renault não é necessariamente melhor e mais fiável do que um reconstruído montado no nosso mecânico de confiança. Nos dias que correm tudo é negociável até ao mais pequeno cêntimo, os próprios orçamentos podem ser divididos por dois se soubermos bem negociar com as marcas e "bater o punho"! Não vou aqui alongar e desenvolver muito sobre o assunto das oficinas da marca, apenas realçar que um concessionário não ganha dinheiro a vender carros novos ou mesmo peças na oficina, mas sim a vender mão de obra, essa sim é a fonte de lucro e receita principal dos concessionários em Portugal. Sempre que amigos e familiares precisam de uma intervenção mais onerosa numa viatura gosto de meter-me no assunto para assim "negociar" uma melhor proposta (sempre com sucesso), da mesma forma que sou sempre muito solicitado na compra de um carro novo em virtude de conhecer as manhas todas nas vendas automóveis.

Abraços e disponham