Autor Tópico: Afinação de Válvulas  (Lida 10021 vezes)

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Maia
  • Megane 1.6 16V
  • Garagem : Sim
Afinação de Válvulas
« em: 15 de Outubro de 2011, 21:14 pm »
Boas a todos,

Tenho o Megane 2 1.6 16V, e recentemente instalei um kit gpl.
Ora como muito se fala por ai, o que eu agora estou preocupado e gostava de saber era se este motor, necessita de afinar válvulas ou se a afinação é automática?

PS: espero ter aberto o tópico no sitio correcto, caso contrário agradeço a moderação que o recoloque...
DB Megas 2 1.6L   (Média a gasolina 7 l/100,a GPL 8L/100)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6697.0

Offline profiesta

• João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Low profile
Re: Afinação de Válvulas
« Responder #1 em: 15 de Outubro de 2011, 21:49 pm »
Não, já não deverá ser preciso. Os instalador não te falou nisso? É que actualmente os únicos que dão são os Hondas. E não me acredito muito que esse dê. Mas os mestres já aqui passam.

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Megane 1.6 16V
« Responder #2 em: 15 de Outubro de 2011, 22:11 pm »
Sinceramente não me lembro se falou.... falamos em imensas coisas, mas eu sou uma pessoa que procura sempre uma segunda opinião.

Eu estou como tu, acho que não.... mas não tenho a certeza.... vamos lá ver....

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém city
« Responder #3 em: 15 de Outubro de 2011, 22:15 pm »
Viva. O problema é o desgaste das sedes das válvulas provocada pela ausência de lubrificação por o GPL ser um combustível seco. Os Renault não são considerados carros críticos nesse aspecto. A teoria que defendo e defendi no forúm de GPL é que todos os carros sofrem de desgaste prematuro de válvulas. Uns mais que outros (devido à composição da liga) mas no fundo todos são afectados. Os Honda quanto a mim não são piores que outras marcas. O que acontece é que não tendo afinação automática os danos são observáveis. Mas... não é preciso desanimar...
Existem kits de lubrificação de válvulas, nomeadamente o LT lubrificator (produto nacional) ou o Flashlube.
Eu mesmo comprovei que não é publicidade. Tive um Honda CRV e ao fim de 10.000 Kms sem lubrificante, precisou de afinar válvulas. Depois, mandei instalar um kit, e fez 50.000 Kms.
Neste momento tenho uma Renault Laguna 1.8-16 V  a GPL e logo que a comprei (usada) a primeira coisa que fiz foi ir a um instalador e aplicar um kit lubrificante.
Eu recomendo, mas quem quiser arriscar, a Renault não era considerado um carro problemático.
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Megane 1.6 16V
« Responder #4 em: 15 de Outubro de 2011, 22:19 pm »
Sim, eu faço questão de colocar o lubrificador. Até porque o preço daquilo da instalação é mínimo....

Só não coloquei quando o fui buscar porque o instalador atrasou-se um bocado e eu quando o fui levantar ainda estive a espera.

Mas já está marcado o dia que vou passar lé para instalar o lubrificador ;)

Continuo é na duvida se deverei ou não ter necessidade de afinar válvulas....

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 15 de Outubro de 2011, 22:21 pm »
Quase de certeza que não. O teu carro deve ter, quse de certeza, afinação automática. Por isso, não é necessário.
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #6 em: 16 de Outubro de 2011, 00:49 am »
O que é isso do lubrificador?  :huh:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Megane 1.6 16V
« Responder #7 em: 16 de Outubro de 2011, 02:31 am »
Na realidade não é bem um lubrificador.... o que vai fazer é misturar-se com o gaz e baixar a temperatura de combustão....

Mas é um liquido que também tem propriedades de lubrificação, dai chamarem lubrificador....

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 16 de Outubro de 2011, 02:33 am »
Na realidade não é bem um lubrificador.... o que vai fazer é misturar-se com o gaz e baixar a temperatura de combustão....

Mas é um liquido que também tem propriedades de lubrificação, dai chamarem lubrificador....

Eu tenho um carro a gás, daí o meu interesse... Se me puderes mandar uns detalhes nem que seja por pm, agradecia :)

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Megane 1.6 16V
« Responder #9 em: 16 de Outubro de 2011, 02:48 am »
Não é necessário PM, fica aqui o meu ainda pouco conhecimento da área para quem quiser ler ;)...

Devido ao facto de o GPL ter mais octanas (100) que a a gasolina 95 e a 98, a temperatura da combustão (ou explosão) aumenta, o que provoca um desgaste superior em alguns motores que são produzidos com uma qualidade de aço mais "nobre".
Normalmente e pelo que tenho lido, os motores japoneses são os mais vulneráveis a este problema.

No entanto e pelo facto de o motor começar a funcionar a temperaturas superiores, existe um liquido que se adiciona ao GPL e que vai baixar a temperatura da explosão. Ora também é sabido que o GPl é um combustível sem propriedades lubrificantes e dai que ao falarmos neste liquido, dizemos que é um lubrificante (o que não é mentira nenhuma, pois o liquido no fundo acaba por ter as duas funções).

espero ter contribuído para te esclarecer... 

PS: no entanto continuo eu a não estar esclarecido sobre a afinação de válvulas no meu motor  :assobio: :assobio: :assobio:

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 16 de Outubro de 2011, 02:55 am »
Não é necessário PM, fica aqui o meu ainda pouco conhecimento da área para quem quiser ler ;)...

Devido ao facto de o GPL ter mais octanas (100) que a a gasolina 95 e a 98, a temperatura da combustão (ou explosão) aumenta, o que provoca um desgaste superior em alguns motores que são produzidos com uma qualidade de aço mais "nobre".
Normalmente e pelo que tenho lido, os motores japoneses são os mais vulneráveis a este problema.

No entanto e pelo facto de o motor começar a funcionar a temperaturas superiores, existe um liquido que se adiciona ao GPL e que vai baixar a temperatura da explosão. Ora também é sabido que o GPl é um combustível sem propriedades lubrificantes e dai que ao falarmos neste liquido, dizemos que é um lubrificante (o que não é mentira nenhuma, pois o liquido no fundo acaba por ter as duas funções).

espero ter contribuído para te esclarecer... 

PS: no entanto continuo eu a não estar esclarecido sobre a afinação de válvulas no meu motor  :assobio: :assobio: :assobio:

Na parte das válvulas não te posso ajudar :X

Já agora, onde compro? lol

Offline HugoT

• 1.5 DCi
  • *
  • Megane 1.6 16V
« Responder #11 em: 16 de Outubro de 2011, 03:00 am »
Tens de instalar. Passas pelo teu instalador e dizes que queres instalar isso.

Se não estou em erro existem dois tipos:
Automático e Manual.

Confesso que não sei como funciona o automático, mas o manual é muito simples.
Um pequeno deposito é instalado e por efeito de sucção o liqquido é puxado pelo gáz (ta estranha esta frase eu sei!!!), mas o funcionamento é mesmo este.

Olha fica aqui um link do fabricante de um liquido destes:
http://www.sca-lt.com/page16.php

Dá uma espreitadela, pareçe que este até é 100% fabricado em Portugal ;)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 16 de Outubro de 2011, 03:15 am »
Obrigado :)

Offline Bzidroglio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 16 de Outubro de 2011, 03:22 am »

Eu tenho um carro a gás, daí o meu interesse... Se me puderes mandar uns detalhes nem que seja por pm, agradecia :)

É um lubrificante! A baixa de temperatura é uma propriedade secundária.
Como disse atrás, o GPL não tem as propriedades lubrificantes que tem a gasolina. É um combustível seco.
O líquido (eu uso Flashlube) no modelo mecânico é semelhante ao soro que é disponibilizado nos hospitais :)
Tem um recipiente onde se mete o líquido, 1 regulador do nº de gotas disponibilizadas, e 1 tubo que vai entrar na admissão e que vai lubrificar as válvulas, nomeadamente (e as que mais sofrem) de admissão.
A sucção é feita pelo vácuo da admissão, que assim faz a mistura GPL/Flashlube.
O novo sistema é electronico e a disponibilização do Flashlube é regulado electronicamente.
Recomendo aos utilizadores de GPL que saltem até: http://forum.autogas.pt/forum/ onde está toda a informação sobre válvulas, lubrificantes, desgaste prematuro, experiências.
Quem quiser informação mais aprofundada entre em contacto com o user "Lobito" que é o pai de um sistema de lubrificação português para GPL chamado LT Lubrificator.
Ao que sei está ou estava a desenvolver um sistema misto que além do líquido lubrificante, adiciona agua destilada, que aqui sim, serve para baixar a temperatura de combustão.