Autor Tópico: Aviso Nivel do Oleo  (Lida 14253 vezes)

Offline DiogoIglesias

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Aviso Nivel do Oleo
« em: 09 de Novembro de 2011, 21:06 pm »
Boas amigos, o meu Storia (Clio 2 Fase 4 1.5 dCi 70) anda me a mostrar aviso do nível do óleo baixo, mas não é sempre.

Passo a explicar:

Peguei no carro, e fiz um trajecto que demorou 2/3 min, logo não teve tempo nem de perto para aquecer. Desliguei o carro, e passado uns minutos voltei a liga-lo. Aparece no ecrã do quadrante: "OIL -------" intermitente durante 30 segundos, passando depois para os kilometros mas ficando a luz "Serv" ligada.

Ora isto já me aconteceu 2x sempre quando faço um trajecto pequeno, desligo o carro, e pouco tempo depois o volto a ligar.

Já verifiquei o nível do óleo pela vareta e encontra-se no meio do Min e do Max. Não vejo babadelas nem poças de óleo no chão.

Se pegar no carro horas depois de isto acontecer já não acende a luz "Serv" e diz "OIL OK", e se carregar mostra 2 ou 3 bolas a faltarem para o nível de óleo estar completo.

A revisão foi feita à cerca de 4000 km, estará a beber assim tanto óleo!?

Devo por mais óleo? Será algum sensor ou válvula estragado?

Cumps

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: Aviso Nivel do Oleo
« Responder #1 em: 09 de Novembro de 2011, 21:10 pm »
Se o oleo se encontra no meio do min. e do max, não está no nivel correcto, deves acrescentar oleo até ao ponto max. antes que tenhas alguma surpresa!! Deves levar ao mecanico para ver por onde é a perda de oleo.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #2 em: 09 de Novembro de 2011, 21:11 pm »
Pode até ser avaria do sensor.
No entanto quendo está parado algum tempo o óleo acaba por assentar quase todo no cárter e é nesta situação que a medida é mais precisa.
Se dás uma volta, páras e passado pouco tempo voltas a ligar o motor, o óleo pode não ter tido tempo para regressar todo ao cárter, dando então a indicação de nível baixo.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #3 em: 09 de Novembro de 2011, 21:29 pm »
É acrescentar óleo, até á medida certa (óleo igual ao que o carro tem, viscosidade e marca) e depois vês se continua ou não. Se continuar segue a ideia do Rui avaria do sensor.

Offline DiogoIglesias

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #4 em: 09 de Novembro de 2011, 22:46 pm »
Obrigado pelas respostas malta.

Vou acrescentar oleo e verificar regularmente o nível deste.

Só acho estranho estar já com falta dele, ou puseram pouco na revisão ou esta a beber um bocado demais.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #5 em: 09 de Novembro de 2011, 22:50 pm »
Obrigado pelas respostas malta.

Vou acrescentar oleo e verificar regularmente o nível deste.

Só acho estranho estar já com falta dele, ou puseram pouco na revisão ou esta a beber um bocado demais.

Nos de gasóleo não sei, mas nos 1.2 75cv bebe 1l +- entre 7000/8000 km

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #6 em: 09 de Novembro de 2011, 23:07 pm »
Essa indicação é relativamente normal,o sensor não está estragado, é normal que depois de andares muito pouco com o carro, 2/3 minutos como disseste, o óleo ainda não aqueceu o suficiente e por isso está mais espesso, logo levará mais tempo até voltar ao carter, daí que se o voltas a ligar logo de seguida o sensor vai dar menos 2/3 quadrados, se por si só ele já só tem 2/3 quadrados, como confirmaste pela vareta, vai então dizer que está no mínimo ou até abaixo.

Quanto à normalidade de gastar essa quantidade de óleo em tão poucos km's, julgo que não será muito normal mas deixo pra quem os conheça melhor opinar.

Sent from my Blade using Tapatalk

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #7 em: 10 de Novembro de 2011, 10:38 am »
Acho esse consumo muito exagerado. No dCi 65cv do Clio II fase 2 que tive era reposto sempre menos de 1l aos 15000 km's para chegar até à revisão dos 30000 km's. Notei que consumia mais com óleo 10W40 que 5W40, mas nunca sendo uma diferença tão significativa. De referir que nunca tive mensagem de óleo no mínimo... Verifica novamente por fugas de
óleo para ter a certeza que não seja uma fuga...

Cumps

Offline DiogoIglesias

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 10 de Novembro de 2011, 11:56 am »
Também acho estranho estar a consumir tanto óleo. Vou acrescentar e ver se o consumo se mantém. Se for o caso tenho que o levar ao stand que ainda tem garantia ate Julho.

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #9 em: 10 de Novembro de 2011, 13:13 pm »
Antes de acrescentares, verifica quantos litros facturaram na mudança de óleo na revisão. Além de que no meu caso, iria em primeiro lugar confrontar a oficina que fez a revisão...

Cumps