Autor Tópico: chauffage  (Lida 29042 vezes)

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: chauffage
« Responder #15 em: 02 de Dezembro de 2011, 16:37 pm »
Nao sei se sera isto, mas por este site pode tirar uma ideiahttp://oscaro.es/lista.asp?ID_GENERIC_ARTICLES=316&ID_OSC_TYPES=10850&ID_OSC_LEVELS=1818

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Quero crer que não era bem isso que querias indicar.... Isso são termostatos que ficam no circuito de agua do motor, aqui fala-se em sensor de temperatura interior, nada a ver...

Quanto ao sensor de temperatura, nos meganes II, se não estou em erro, fica dentro dos plasticos por trás do espelho interior. Os mais antigos tem umas ranhuras porque o sensor tem mesmo uma pequena ventoinha para circulação de ar, os mais recentes são apenas um ponto que mais parece um led que fica na parte de baixo desse plastico. Ou isso ou na pala que cobre o visor do rádio, julgo que também há ai um qualquer sensor (uma pequena "bola" que está junto ao vidro) mas não sei exactamente qual deles é o que... :azn:

Offline lopes_mr

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Miranda do Corvo
  • Garagem : Laguna 1.6 16V GPL
« Responder #16 em: 08 de Fevereiro de 2012, 22:44 pm »
Boa noite! Tinha prometido novidades, as mesmas não foram dadas porque ainda nao tive coragem de desmontar o tablier. Também ultimamente o carro tem andado pouco e como raramente sou eu que ando com ele não me preocupo. Mas como a esperança é a ultima a morrer tento sempre ligar o ar quente  :angel: nestas tentativas sem sucesso reparei que o ponteiro da temperatura desce quando ligo o ar quente. Esta era uma coisa que não tinha dito quando apresentei o problema. Pergunto então se vos parece que o problema vem do dito radiador ou poderá ser outra coisa (mais simples de preferencia)?

Obrigado, Mário Lopes

Offline Nuno Mancha

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Évora
  • Garagem : Clio I 1.9d - 1997 / Fiat Punto Evo 1.4 - 2010
« Responder #17 em: 27 de Novembro de 2012, 12:41 pm »
verifica a frente se tens os tubos de ligação ao radiador de chaufagem ou se os mesmos estão fechados ;)

Boas, tenho um problema parecido, adquiri um clio de 97 1.9d e a chaufagem faz muito pouco calor mesmo depois de 20 ou 30km, reparei que por baixo do vaso de expanção entra um tubo ou dois para dentro do carro... é possivel um esquema para ver se os tubos estão todos ligados?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #18 em: 27 de Novembro de 2012, 16:04 pm »
Provavelmente será mais natural teres o radiador da chauffage entupido, segue esses tubos, provavelmente vão ligar ao motor ou ao termostato, se estiverem soltos, o que eu não acredito, é porque já fizeram ai alguma marosca.

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
« Responder #19 em: 27 de Novembro de 2012, 17:54 pm »
Malta, tudo o que seja Clio I, todos esses carros têm um grande mal: O radiador da sofagem, normalmente, entope (já foi falado aqui).

Solução?
Desmontar os 2 tubos de entrada e saída do radiador da sofagem (é facilimo e estão mesmo debaixo do depósito de expansão), enfiar para lá uma mangueira e aquilo irá sair lama que nunca mais acaba.

Contras?
Se o radiador da sofagem estiver em mesmo muito mau estado, ao contrário de estar apenas entupido, ele poderá estar com alguma fuga, e se assim fôr, ao desentupirem o radiador, irão abrir essa fuga E o mais certo é os vossos pés ficarem encharcados em água com o tempo.

Existe uma 2ª hipotese (também já falada aqui), é que alguém, anteriormente, já tinha dado conta duma fuga do radiador da sofagem (a titulo de exemplo).
Solução mais fácil? Anula-se a passagem do circuito de refrigeração pelo radiador da sofagem! Não sendo necessária a mudança desse mesmo radiador (que dá um trabalho chato) nem compra do mesmo, mas, óbviamente que, ar quente? Nem vê-lo...

Acho que um dia (com paciencia) se deveria de criar um tópico, no qual fossem apresentados "defeitos crónicos" em "X" modelo Renault. A titulo de exemplo, este é já um problema tipico dos primeiros Clios. Fica a ideia  :angel:
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #20 em: 27 de Novembro de 2012, 18:00 pm »
Acho que um dia (com paciencia) se deveria de criar um tópico, no qual fossem apresentados "defeitos crónicos" em "X" modelo Renault. A titulo de exemplo, este é já um problema tipico dos primeiros Clios. Fica a ideia  :angel:

Então, mete as mãos à obra!

Offline Nuno Mancha

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 28 de Novembro de 2012, 10:13 am »
Obrigado pelas dicas, no fds vou tentar desentupir pra ver se resolve, outra questão vou tentar ainda hoje colocar duas fotos do circuito de água pra ver se alguem me pode tirar uma dúvida, na zona do vaso de expanção entram dois tubos para o habitaculo presumo que liguem ao radiador da chaufagem, depois na tubagem mais na zona centro do capot junto ao habitaculo tem uma união com 4 saidas e uma delas tem um tubo tamponado!!! espero não haver ali nenhuma marosca muito grave!!

Offline Nuno Mancha

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #22 em: 28 de Novembro de 2012, 14:32 pm »
Aqui vê-se um tubo tapado, alguem sabe explicar onde devia ligar?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #23 em: 28 de Novembro de 2012, 14:36 pm »
Provavelmente iam à sofagem, e por estar rota ou entupida eliminaram a passagem pelo radiador da sofagem.

Offline Nuno Mancha

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 28 de Novembro de 2012, 14:46 pm »
poderá ser... mas é estranho estes enchertos.....á direita está um T e o tubo que se vê mais na horizontal penso que faz ligação ao radiador da chaufagem pois vem/vai do habitáculo...das duas ligações que vão para o habitáculo um tubo liga ao vaso de expanção e o outro é o que se vê na imagem a ligar ao T.
A chaufagem aquece muito pouco ou nada como no dia de hoje, á partida tem as ligações necessárias penso eu.....espero que seja entupido, e que não tenha o radiador estourado...

Offline JPCAB

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
« Responder #25 em: 28 de Novembro de 2012, 14:59 pm »
O meu Nissan QQ também estou á espera para mudar o radiador da soffagem em garantia..notei uma ligeira perda de agua no vaso de expansão e na oficina la detectaram que era uma pequena fuga do radiador de soffagem.
Provavelmente terão que tirar o tablier

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #26 em: 28 de Novembro de 2012, 15:11 pm »
Consegues tirar umas fotos que mostrem as tubagens todas? a mim parece-me que houve para ai alguns enxertos de tubagem, das duas uma, ou arrebentaram tubos e enxertaram isso de maneira a funcionar, ou então as tubagens não são as de origem ou para esse carro.
Provavelmente aquece pouco porque a agua lá dentro fica quente, mas não deve circular.
No meu clio, a tubagem faz o seguinte circuito, sai do corpo do termostato, entra na sofagem, sai e vai ligar ao tubo que sai por baixo no radiador em direcção à bomba de água. Atenção que o do meu clio é mais recente que o teu, e alem disso é a gasolina, por isso o sistema pode ser diferente

Offline Nuno Mancha

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #27 em: 28 de Novembro de 2012, 15:19 pm »
Obrigado, vou ficar de titar mais umas fotos onde se perceba as ligações todas.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #28 em: 28 de Novembro de 2012, 18:47 pm »
Isto será a configuração das tubagens original

Offline Nuno Mancha

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #29 em: 03 de Dezembro de 2012, 10:25 am »
Boas, já verifiquei as tubagens, apesar de ter um enxerto nos tubos, mas está funcional, devem ter aproveitado tubos de outras carroças  :gun:
Como dizia o FlipClioI, fiz uma limpeza ao radiador da chauffage, mas aparentemente não saiu assim tanta água suja como esperava, quando abria a pressão da mangueira saia água ligeiramente turva nada demais, mas pelo menos foi bom prrque aproveitei para dar uma lavagem ao vaso de expansão que metia medo, agora já consigo ver o nível pelo exterior :happy:

O problema de falta de ar quente deve ser mesmo feitio, gorro e luvas e está resolvido :dance: