Autor Tópico: Laguna II - Falha no motor  (Lida 9827 vezes)

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
Laguna II - Falha no motor
« em: 27 de Dezembro de 2011, 18:15 pm »
Boas a todos,

A minha Laguna 1.9 dCi de 2003 anda cada vez pior. Quando chega o tempo húmido costuma ir abaixo quando está ao relantin e estou a reduzir de mudança (de 4ª para 3ª por exemplo) o que já me fez ficar parado no meio das rutundas e cruzamentos, o que me dá ideia de que seja um problema de algum sensor ou parte eléctrica.

Agora o que me começou a acontecer é que se passar por lombas ou por buracos (que se reproduzem como coelhos) o motor começa a falhar, como se tivesse uma falha de injecção, ficando a soluçar bastante. Apenas acende a luz da resistencia (o que é normal porque é como se o motor estivesse a ir abaixo). Basta carregar no acelerador ou embraiagem e acelerador para ele recuperar a rotação...

Alguém faz ideia do que possa estar a causar isto? Algum sensor que esteja marado ou alguma cablagem eléctrica que esteja com mau contacto? O motor já tem 220 mil KM...

Obrigado desde já,
TC
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Laguna II - Falha no motor
« Responder #1 em: 27 de Dezembro de 2011, 18:53 pm »
acho que devias começar por ligar a clip e verificar se existem erros e fazer um teste ao retorno dos injectores . Aproveita e verifica se não tens ar no circuito de gasoleo

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #2 em: 28 de Dezembro de 2011, 11:01 am »
Hj de manhã conseguir passar num mecânico conhecido que me ligou a carrinha à máquina. A aplicação era da marca da maquina pelo que não conseguia ter tanta informação como a Clip (presumo eu) mas mesmo assim dava para retirar quase uma folha A4 de erros. Desde AC (mas este já apareceu antes numa visita à Bosch e eles disseram-me para não ligar pois são erros antigos) a vários sensores, tenho ideia de ele ter falado tmabém de erros na injecção (os injectores foram substituidos à 30mil KM, a bomba injectora foi revista na mesma altura pela Bosch).

A ideia que ele me deixou foi que teria algum problema eléctrico mas não me soube especificar mais. Também não esteve muito tempo porque tinha um carro para entregar ainda de manhã e eu tinha de vir para o trabalho, foi só mesmo a ver se surgia algum erro em algum sensor em especifico...

Como ele iria entrar um pouco em modo "exploração" (também porque a área dele não é da parte eléctrica), vinha saber se alguém poderá fazer ideia do que poderá causar isto, ou de que parte mais concreta poderá estar a causar problemas.

Eu sei que isto é muito vago, mas não consigo arranjar mais informações para já...

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #3 em: 28 de Dezembro de 2011, 13:55 pm »
Liga a clip.. é o melhor
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #4 em: 28 de Dezembro de 2011, 14:51 pm »
Infelizmente não conheço ninguém com a Clip na zona de Aveiro. E como o único ordenado agora a entrar em casa é o meu, o saldo ao final do mês anda muito apertado.

Se for à Renault já sei que são 30€ só de ligar à Clip e depois falta saber qual o orçamento se me derem...

Se houver algum amigo na zona de Aveiro com a Clip avisem-me, nem que seja só para ver a lista de erros e tentar despistar o problema, ou pelo menos, restringir o local onde poderá estar o problema...

Offline Blackxr3i

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: ovar
« Responder #5 em: 07 de Janeiro de 2012, 19:24 pm »
Julgo que vais ter de mudar a cablagem do motor?
Prepara 800 euros na renault

cumprimentos

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #6 em: 09 de Janeiro de 2012, 15:18 pm »
Ora aí está o que mais receava... Principalmente porque não tenho nem perto disso para dispender por agora...

Qual o sítio mais provavel para o problema? Alguém terá alguma ideia?

Cumprimentos e obrigado,
TC

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #7 em: 09 de Janeiro de 2012, 15:22 pm »
Julgo que vais ter de mudar a cablagem do motor?
Prepara 800 euros na renault

cumprimentos

Ora aí está o que mais receava... Principalmente porque não tenho nem perto disso para dispender por agora...

Qual o sítio mais provavel para o problema? Alguém terá alguma ideia?

Cumprimentos e obrigado,
TC

Podes não ter que mudar a cablagem do motor (Isso era se tivesse queimada totalmente).

As vezes pode ser apenas uma ficha com verdete ou um cabo partido. Sim terá de se verificar toda a cablagem, mas as vezes pode só ser isso!

Já levaste a Renault para ligarem a Clip e tentarem identificar melhor? Se calhar estás a fazer filmes e é algo óbvio/fácil!

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #8 em: 09 de Janeiro de 2012, 15:40 pm »
Passou na Bosch de Aveiro e ligaram à máquina. Acusou muitos erros, mostraram-me a folha com todos (uma folha A4 quase cheia) e confirmaram que seria cablagem, mas teriam de ficar com o carro para procurar o problema, sem darem estimativa de tempo... Que tanto poderia ser uma ficha como um cabo que estivesse partido e a provocar mau contacto.

Como é compreensível não me disponibilizaram a folha...

Como também não posso pagar a possível despesa acabei por me vir embora na mesma. Trouxe mais uma boa noticia que além desse problema o sensor de marcha-atrás também está fdd e que por isso é que, por vezes quando o motor vai abaixo e a mudança está engatada, não deixa meter o motor a trabalhar...

Esse sensor é complicado de trocar? Por acaso a pesquisar no ebay encontrei uns sensores desses mas não faço ideia da localização nem da complexidade... Se fosse relativamente fácil fazê-lo em casa trocaria eu...

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #9 em: 09 de Janeiro de 2012, 15:44 pm »
Repito o que já te disseram... Liga o carro á clip, a máquina da bosch deve ser a tipica universal... Até pode nao ser cablagem alguma.
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #10 em: 09 de Janeiro de 2012, 15:56 pm »
Poderá não ser cablagem nenhuma? Tinha a ideia de que, mesmo não sendo feita para a Renault, as máquinas de diagnóstico da Bosch seriam boas...

Como não me posso dar ao luxo (porque agora é mesmo isso, um luxo) de andar a ligar à máquina, alguém da zona de Coimbra tem a Clip e os cabos que me possa ajudar, sem ser a Renault claro...

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #11 em: 09 de Janeiro de 2012, 17:07 pm »
Poderá não ser cablagem nenhuma? Tinha a ideia de que, mesmo não sendo feita para a Renault, as máquinas de diagnóstico da Bosch seriam boas...

Como não me posso dar ao luxo (porque agora é mesmo isso, um luxo) de andar a ligar à máquina, alguém da zona de Coimbra tem a Clip e os cabos que me possa ajudar, sem ser a Renault claro...

Epá sinceramente, quantas vezes já te disseram para ires a marca ligar a maquina da marca, não das universais?

Como é que queres que saibas realmente o problema se em vez de pores em quem fez o carro vais a máquinas que dão para todos. Já não é a primeira vez que dá uma avaria numa máquina universal e na Renault dá a certa.

Se é um luxo então não andes de carro pois podes piorar o problema que ainda não sabes qual seja.

E olha que as Clips piratas podem rebentar com a porta OBD2, só para informar...

Mas o carro é teu, tu e que sabes! Para saber se é cabo basta ligar a Clip e através do componente que acusa verificar se é cabo. Mas mais uma vez convém ligar a maquina correcta!

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #12 em: 09 de Janeiro de 2012, 17:17 pm »
Quando falei em alguém que tenha a Clip sem ser a Renault era isso, literalmente. Alguém que disponha da aplicação Clip com respectivos cabos sem ser uma oficina Renault. Se por acaso houvesse alguém que me pudesse ajudar com isto eu agradecia, nada mais. Como é lógico não quero piorar o problema.

Nos próximos dias em que recomece com os problemas (porque agora não tem acontecido) vou ver se passo na Renault então.

Obrigado de qualquer maneira,
TC

Offline Blackxr3i

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: ovar
« Responder #13 em: 10 de Janeiro de 2012, 20:11 pm »
Ve se são os cabos que ligam ao motor?

Em relação a marcha atrás, será a valvula de marcha atrás?é a que liga as luzes de trás e senores de estacionamento

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #14 em: 11 de Janeiro de 2012, 12:31 pm »
Ve se são os cabos que ligam ao motor?

Em relação a marcha atrás, será a valvula de marcha atrás?é a que liga as luzes de trás e senores de estacionamento

Infelizmente não percebo muito de mecânica e tenho de tirar um fim de semana a olhar para a cablagem que vive na zona do motor, mas como estão todos protegidos vai ser mais complicado.

Relativamente ao sensor, não faço ideia, a única coisa que me disseram é que o sensor de marcha-atrás está gripado. Como não sei que sensor é nem a sua localização aproveitei para perguntar...