Autor Tópico: Montagem de direcção assistida num clio mk1  (Lida 12927 vezes)

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
Montagem de direcção assistida num clio mk1
« em: 07 de Janeiro de 2012, 15:27 pm »
Alguém me sabe dizer se é possivel montar o sistema completo da direcção assistida, num clio rt de 94, que não tenha direcção assistida?
Estou a pensar em fazer essa alteração no meu carro e até mesmo a publicar o projecto aqui no forum, mas não sei se depois não vou andar a adquirir tudo, para depois não bater tudo certo.
Já alguém o fez?

e basta apenas montar isto e tirar o que lá está ou é preciso mais alguma coisa? (deixo abaixo a imagem...)

Uploaded with ImageShack.us

Cumprimentos e agradeço a ajuda
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Montagem de direcção assistida num clio mk1
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2012, 19:18 pm »
claro que da mas necessitas de fazer adaptação ao cardan da coluna de direcçao. de resto tens ai tudo.

Uma pergunta : Porquê de bomba de direcção electrica em vez de mecânica / hidraulica?

No Rt de era mecanica c/ hidraulica.

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2012, 21:20 pm »
claro que da mas necessitas de fazer adaptação ao cardan da coluna de direcçao. de resto tens ai tudo.

Uma pergunta : Porquê de bomba de direcção electrica em vez de mecânica / hidraulica?

No Rt de era mecanica c/ hidraulica.

Porque hidraulica é preciso montar correia, etc etc etc... penso eu de que =P e o meu carro só tem correia po alternador e ponto final.
duas questões, ja agora:
1º mas ha alguma preferencia entre ser electrico ou hidraulico?
2º como faço essa tal adaptação, ou compro um adaptador para o cardan?

Cumprimentos e obrigado pela ajuda
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #3 em: 07 de Janeiro de 2012, 22:22 pm »
A alteração julgo que passa apenas por comprar a bomba e a correia passa a ser outra, em vez de passar só no alternador passa também na bomba de direcção.

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2012, 22:38 pm »
A alteração julgo que passa apenas por comprar a bomba e a correia passa a ser outra, em vez de passar só no alternador passa também na bomba de direcção.

Está correcto no caso da direcção hidraulica. No caso da electrica, penso que não seja preciso mudar correia nem comprar bomba, por ser electronica.
Daí perguntar se naquele caso em especifico, se é só preciso montar e mais nada.
Mas como não tenho a certeza daí eu perguntar e também daí a minha preferencia pelo sistema electrico... (- tralha, - trabalho) lol

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #5 em: 16 de Março de 2012, 11:14 am »
Gostava de ressuscitar este tópico até porque isto é uma ideia que ainda tenho em mente e é um investimento do qual ainda poderei vir a ter retorno. Como tal acho que é um bom investimento.

Como não tive resposta em relação ás diferenças entre a bomba hidraulica e a electrica, gostava de saber se alguém aqui me sabe elucidar dumas questões:

1ª A direcção assistida está alimentada por onde? Cabos electricos proprios instalados no chassis do carro? Ou uma ligação directa ao alternador?

2ª Alguém tem esquemas electricos da montagem da bomba electronica, assim como cardan, braços de direcção e tudo o mais que possa haver?

3ª Alguém me poderá elucidar se para ir buscar uma direcção assistida, tanto faz ser um Clio I phIII a gasolina ou um 1.9D?

4ª Quem tiver um Clio I com direcção assistida electrica poderá mostrar-me fotos da mesma? É que verdade seja dita, eu nunca vi sequer uma.... Só tenho visto hidraulicas.  :laugh:

Agradeço a toda a ajuda possivel. Postem fotos aqui á vontade, digam tudo e mais alguma coisa. Tanto os Experts aqui do fórum como os users mais "verdinhos", contribuam todos pah!  :happy: É por uma boa causa

Cumprimentos malta

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #6 em: 16 de Março de 2012, 12:20 pm »
Boas FlipclioI

Por acaso não te posso dizer muito por agora, só la para o fim de semana é que posso procurar se existe algum esquema electrifico que te possa ajudar e se houver depois indico. para o clio1 não sei se há, mas nos clio 2 tem a direcção assistida eléctrica, julgo eu que deve ser fácil adaptar, mas não garanto. se pudesses dar um salto a um centro de abate,  fazias uma pesquisa "in loco" num clio 2, julgo que assim  era a melhor forma de ficares com uma ideia mais aprofundada da questão.

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #7 em: 16 de Março de 2012, 12:33 pm »
Haver há. Está na foto deste tópico. A do Clio II não dá, porque é aquelas que fica logo abaixo do volante...

http://l.rapimg.com/upload_tmp/2/img_189612392_1328126041_abig.jpg

Não serve infelizmente... Seria muito mais facil de encontrar

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #8 em: 16 de Março de 2012, 14:16 pm »
Filipe clio

No teu caso julgo que a melhor opção será colocares bomba hidráulica. Tudo o que é a gasolina saiu com hidraulica a diesel devido á coluna de direcção e tb ao espaço reduzido ( face á colocação de alternador e bomba injectora, foi produzido tudo com bomba electrica, com suporte especifico sobreposto na caixa de velocidades.

Em minha opinião muito sincera no teu caso era mesmo a hidráulica. Alé m de te sair mais barato, não dá problemas e não tens que modificar o cardan da coluna de direcção.

Se quiseres posso-te dar umas dicas.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 18 de Março de 2012, 00:53 am »
Boas FlipclioI
estive a procura, mas esquemas eléctricos só tenho mesmo é do clio2, o que já está aqui num tópico do fórum, do clio 1 encontrei o que há no dialogys, as cablagens , mas não são muito esclarecedoras .
Ja estou como o caiçoilauto, mais vale montar a hidraulica, que é so colocar a bomba e a barra da direcção, é quase copy/paste, e é o que mais se encontra nos centros de abate.

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #10 em: 18 de Março de 2012, 01:26 am »
Se calhar é o que irá acontecer de futuro... É que o que se passa é que eu estou com uma folga qualquer na direcção (ainda não sei bem onde, mas sei que não são nos terminais, que esses estão optimos). E como cheira-me que em principio vou ter de andar ali a escarafunchar e a mudar qualquer coisa, senão mesmo a coluna da direcção, ía juntar o util ao agradavel e montar uma direcção assistida nele... Julguei que a electrica fosse a mais simples de montar (e talvez significasse - peso para o carro em comparação á hidraulica..... não sei)

Ainda vai ser algo para se estudar muito bem... Vou começar a estudar a hidraulica que isso há aí muito. Agora a electrica é que gostava de ver... Que é coisa que nunca sequer vi...  :laugh:

Enfim... Que venha mais comentarios que cheira-me que ainda vou gastar bem nisto  :cry: lol

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 18 de Março de 2012, 17:33 pm »
As eléctricas precisam sempre de mais "tralha" como a foto que mostraste no outro dia, e controladores e ligações etc e tal enquanto que a hidráulica, é só tubos e a bomba lol la um sensor ou outro, não sei, pelo menos  para o nível do óleo da direcção assistida. nos centros de abate, deves encontrar bastantes bombas hidráulicas e barras de direcção que ainda estejam em bom estado, e a preços mais apetecíveis que as novas, é uma questão de pesquisar, ainda na sexta feira fui a um centro de abate  no carregado e lá estava um clio 1 comercial com o "kit de direcção assistida" pronto a desmontar lol, preços é que não sei, e ainda ficas com a vantagem de depois saberes como montar. loool