LOL, se calhar enganei-me e pus o carro arranjar na mercearia..
*Vou-te resumir a historia do meu CLIO: o carro era do meu pai e tinha o motor gripado, eu como tinha tirado a carta a pouco tempo e não tinha veiculo nenhum - decidi conserta-lo e ficar com ele, então andei em busca de um motor E5F para substituir aquele avariado. No sucateiro estavam-me a pedir 350€ sem garantias e num loja que vende motores 2ª mão pediram 250€ com 2 meses de garantia. Pá, como nenhuma das propostas me agradou arranjei uma terceira (na altura tinha outro 'sapateiro' de volta do 'bicho'), arranjei um outro Clio de 1993 por 200€ para lhe tirar o motor (bloco e cabeça).
Assim ficava com o motor para troca e com um molho de peças suplentes para o meu carro, dai na info ter metido 'E7F' em vez de 'E5F'. Depois de lhe pôr o novo motor, fui fazendo uma revisão (correia de distribuição, velas, cabo de velas, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de gasolina, óleo, embraiagem, etc etc).
O tempo foi passando e o 'sapateiro' já não consiga fazer mais nada pelo meu carro então levei-o para outro 'mecânico', (o tal 'sr. da mercearia', estou a gozar
) e ele disse que aquele carburador tinha umas membranas partidas e que precisava de outro para poder fazer progressos no carro. Ou seja, mais 40€ num sucateiro para comprar o tal Pierburg 1B1 em condições.
Agora, depois de já ter levado mais de não sei quantos €€ em peças aquilo continua na mesma, o pior é que estou parado porque ninguém consegue "descobrir/arranjar" o problema daquele carro.
1º - Se a distribuição está no ponto? O ultimo mecânico a ver-me do carro teve o trabalho de pôr a distribuição no ponto.
2º - *História acima* =)
3º - Se tenho alguma noção? +/-, não sou nenhum Expert mas depois de tudo o que passei no carro (fui aprendendo o funcionar do mesmo, vendo eles a trabalhar nele) neste momento já 'pesco' muito mais do assunto do que 'pescava', até porque já ando de volta da DITA SOLUÇÃO à 4 meses. Mas voltando à pergunta, sei onde ficam os Parafusos do CO e do Ralentim, sei também que o carburador é um instrumento sensível que basta a mínima entrada de ar no sistema para f**er a afinação toda. Sei também que aquilo têm "um ponto de afinação conjunto", mas não sei qual deles se deve regular primeiro. lol
Se me conseguires ajudar, ficarei eternamente grato.