Boas. Sou um grande fã da Renault e por isso mesmo as minhas 2 viaturas são da marca. Possuo um Clio 1.2 16v Tech´Road 3p de 2001 c/ 150000kms e uma Scénic 1.4 16v Conquest (carro pelo qual sou apaixonado desde que fez o restyling em 1999) de 2002 c/ 118000kms. Encontro-me muito satisfeito com os dois, especialmente com o Clio, que já tenho desde 2003, ao contrário da scénic que comprei em 2010.
Quanto ao Clio, é um carro que com 11 anos ainda me diverte na condução, pois continua a acelerar e a consumir como quando o comprei, isto é, anda muito bem, quer a nÃvel de velocidade de ponta e rapidez, quer em consumos (médias entre os 5,9 e os 6,3l), além de nunca me ter deixado ficar mal a nÃvel de estabilidade e segurança, especialmente em curva, situação em que não costumo ser muito meigo com ele. Claro está, sempre com amortecedores e pneus de boa qualidade e em bom estado. Quanto á Scénic, excelente a nÃvel de conforto, habitabilidade monstruosa, modularidade, equipamento, etc.
Tem no elevado peso e altura um obstáculo para o motor 1,4 16v de 95cv, que não se desenrasca muito a puxar por uma carroçaria destas, muito mais se carregada com 4 ou 5 pessoas e bagagem e/ou ar condicionado ligado, como consequência os consumos reflectem-se (entre 6,5 e 7,5 em AE, 110/130, entre 8 e 9 em circuito misto cidade e estrada, só c/ 1 ou 2 pessoas e c/ a.c. desligado. Quanto á fiabilidade dos dois, muito pouco a dizer, as despesas normais de manutenção e pouco mais.
De momento estou a pensar fazer um upgrade e trocar a minha querida Scénic por um outro monovolume (Diesel) mais moderno, desenrascado e económico, sendo que dos possÃveis candidatos surge logo á cabeça a Grand Scénic dci (entre 2004 e 2007). Caso alguém tenha uma unidade destas, agradeço que me aconselhe quanto á decisão de a adquirir e quais os prós/contras da viatura, fiabilidade, consumos, despesas de manutenção, etc.