Olá,
Tenho, há já 5 anos, uma
Renault Megane Break 1.9DCi 120cv...sim...é mesmo o tal motor que parte os turbos! LOL
Já conta com
235mil km e a contar e sim, já levou 1 turbo!
O problema é que, não posso mandar as culpas pro motor! Até acredito que seja melindroso e que exija muitos cuidados e/ou cuidados que outros não necessitem, mas o sucedido foi que quando levou um turbo
(isto á quase 2 anos), eu não tinha muito cuidado com ela! Desde ligar a carrinha, não deixar aquecer e começar logo a esticar na AE acima de 190km/h
(do meu antigo emprego a casa quase não tinha distância para aquecer!), desde andar pra trás e pra frente e mal parar, desligar logo!
Á uns dias, este começou a zumbir, como tá na garantia vou reclamar á oficina!
Desta feita, julgo ter sido descuido meu! Tinha um tubo de admissão de ar roto, o que fazia a carrinha engasgar quando mantinha o acelerador na mesma velocidade e um injector a babar! Resultado, gasóleo a queimar sem ser necessário e acumulação de carvão!
Quando resolvi o assunto do tubo e do injector, queimou uma junta de um catalizador! Depois de reparado este + limpeza válvula EGR, começou o zumbido no turbo! Isto só me leva a apontar desleixo da minha parte

não podendo culpar, inteiramente o motor!
Agora o que queria mesmo saber,
além de criticas e opiniões sobre o que está acima, é que mais problemas ditos "crónicos", este motor tem!
É que uns dizem que é bielas, bomba injectora, cambota, o motor quebra, tudo do bom e do melhor! Outros só me falam do turbo e que este sim é o
GRANDE problema desta versão, não dizendo nada mais sobre os restantes.
Avarias/desgastes/dores de cabeça:- 2 elev. cond.
- 1 elev. passag.
- 1 fita airbag
- 2 amortecedores frente
- rolamento roda trás drt
- 2 pont. direcção
- 2 violets direcção
- 1 apoio motor
Conseguem esclarecer-me p.f.?
Desde já obrigado e desculpem o testamento

Abraço