Autor Tópico: Perda de Oléo constante  (Lida 3551 vezes)

Offline PSANTOS

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
Perda de Oléo constante
« em: 08 de Março de 2012, 11:53 am »
Bom dia

Tenho uma Laguna BreakII de finais de 2003, até a ultima mudança de oléo nunca tive perdas de oleo, ultimmente de x em x kms tenho reparado que o nivel baixa consideravélmente.
Que poderá estar a suceder?

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Perda de Oléo constante
« Responder #1 em: 08 de Março de 2012, 12:07 pm »
Terás de ter uma fuga. O óleo não foge sozinho :P
Já viste se o chão não fica sujo? Procuraste por sítios babados?

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #2 em: 08 de Março de 2012, 17:50 pm »
Que consumo de óleo estamos a falar? Pelo que me lembro, o "normal" nos motores 1.9 dci (que estou a assumir ser a motorização, pois não é referido nada no post e assim não ajuda...) é consumir até 1l entre revisões, o que significa no cb ir do máximo ao mínimo.

Se não há marcas de óleo no chão onde a carrinha "dorme", então é porque o óleo está a ser consumido pelo motor. Assumindo que é a versão dci, cuidado que pode ser o turbo com folga, o que a suceder pode causar problemas sérios se ele partir. Se não for problema do turbo e o óleo continuar a desaparecer, pode ser problema de segmentos, mas isso em princípio só sucederá com viaturas com elevadas kilometragens ou com poucos cuidados na manutenção.

Já agora, houve mudança da graduação do óleo nesta última muda de óleo, isto é, o carro levou óleo 5w40 quando antes levava 10w40? Se é este o caso, mais provável é que o carro tenha o turbo nas couves, pois a motorização em questão é muito sensível no que à lubrificação do turbo diz respeito.

Se quiseres mais algumas luzes, diz o tipo de manutenção que o carro tem levado (de quantos em quantos km), óleo utilizado e total de km, porque com as poucas informações dadas não há milagres...

À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline PSANTOS

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
« Responder #3 em: 09 de Março de 2012, 10:24 am »
Bom dia

Peço desculpa pela falta de informação

A Laguna é a 1.9DCI de 120cv, tenho realmente verificado se fica algum vestigio de oléo na garagem , mas não fica nada.
O estranho é isto ter acontecido após a ultima mudança de óleo.
Tenho mudado o óleo de 5.000 em 5.000, já agora qual é a quantidade normal que este motor leva de óleo?

Um abarço

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #4 em: 09 de Março de 2012, 10:59 am »
Pode mesmo ser o que o nelsonjrgomes disse. Ao mudar de marca e/ou 10w40 para 5w40 a primeira vez, pode acentuar essa descida do nível. Já agora, falta muito óleo? Pergunto isto com base na vareta e CB.