Autor Tópico: Grand Espace RXE TD 1999 - questões  (Lida 5918 vezes)

Offline kidlambreta

• 1.0 SCe
  • *
Grand Espace RXE TD 1999 - questões
« em: 02 de Abril de 2012, 15:57 pm »
Boas a todos. Comprei recentemente a GEspace RXE TD de 99 com 156 000km e com bastante sinais de uso, tanto nos bancos dianteiros com o no volante. De qualquer forma e como andava há bastante tempo à procura de uma destas e comprei-a por 5000 €. O vendedor disse-me que possivel o 1º arranque custaria, e como de facto, o 1º arranque demora um bocadinho e vem com fumo branco. Depois disso é só dar à chave e tudo bem. Quanto ao arranque o vendedor falou-me que seria dos "o-ring" que estariam algo defeituosos e que já mandou vir a peça para para aplicar.

No entanto decidi fazer-lhe um valente teste para poder recorrer às garantias se fosse o caso disso. Agarrei na mulher, 2 filhos, comadre e sogra e arranquei em direção às Astúrias. desde Vila Real até ao destino eram 550 km. Instalámo-nos, o problema do arranque aconteceu, arrancámos e daí até á fronteira de Chaves foi um tirinho e com o motor a funcionar na perfeição, sem falhas, engasgos, tudo muito bem neste capítulo durante a viagem toda. Ao meter gasóleo na primeira localidade espanhola a 1ª questão. Mandei encher o depósito (é bem mais barato) e o tipo meteu 72 litros. encheu até ao máximo. Só que depois eu vi gasóleo a cair da carrinha. Fiquei assustado a dizer mal da minha vida e empurrei a carrinha mais um pouco adiante e entretanto aquilo abrandou e parou de verter. Esperei, ponderei regressar, mas como o meu seguro de viagem funciona, decidi arriscar.
Continuámos viagem, fiz os 500km até chegar, subimos aos picos, a maior parte em 2ª velocidade, a carrinha não aqueceu, não perdeu combustível, não falhou, nas descidas apenas no final da montanha cheirou um pouco a travões, mas sempre em boas condições. Eu ia atento a tudo, aos cheiros, ao tablier, aos sons, a tudo. Sempre a funcionar a top. Apenas a luz indicadora dos médios desapareceu, apesar de estes continuarem a funcionar. No dia seguinte continuámos viagem em direção a Santiago de Compostela, que foram mais 400 km. Apenas tive de parar para abastecer, e desta vez tive o cuidado de não encher completamente o depósito e não aconteceu derrame nenhum. Mais 270km até vila Real e chegámos em condições, com conforto, muito conforto para mim e os passageiros. A nível de gastos de combustível, fiz 1300 km (com cerca de 1000 km em auto-estrada na ordem dos 130, 140 de velocidade) com 4 adultos e duas crianças e respectiva bagagem, a gastar uma média de 11litros aos 100.
Agora as minhas perguntas:

- Aquilo do 1º arranque depois de bastantes horas parada, o vendedor disse-me ser do "o-ring". Não será antes que o tanque de combustível tenha uma rotura na parte superior que ao deixar entrar ar faz com que o motor "desferre" e o combustível volte para trás fazendo com que o arranque demore?

- Uma coisa que notei, foi o falhar da luz indicadora de médios. Como posso fazer para a substituir eu mesmo?

- 11litros aos 100 não é demais para esta G Espace?

Obrigado pela vossa atenção.

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
Re: Grand Espace RXE TD 1999 - questões
« Responder #1 em: 02 de Abril de 2012, 16:11 pm »
A questao dos medios nao e normal, tens de levalo a um mecanico, agora os consumos talvez a carrinha esteja a precisar duma revisaozinha tipo velas e filtros, mas essa carrinha tanbem nao e propriamente leve ainda mais com 6 pessoas e bagagem...
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline kidlambreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 02 de Abril de 2012, 16:16 pm »
Obrigado pela resposta. Na questão dos médios, eles continuam a funcionar, o sinal no tablier é que só os mínimos estão acesos. poderá a luz indicadora ter fundido?
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 18:01 pm por carlosjcm »

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #3 em: 02 de Abril de 2012, 16:21 pm »
a questão dos medios terás de levar a um eletrecista e não a um mecanico .
quanto ao pegar a frio, pode realmente ser um o ring pois deve estar a desferrar o circuito .
quanto ao consumo , se for uma 2.2 , aliado ao peso , a carga , o consumo estara na ordem de valores normal

Offline kidlambreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 02 de Abril de 2012, 16:29 pm »
obrigado pela resposta.
Já agora, que me dizes do facto de ela ter vertido gasóleo quando a enchi? Uma rotura? Uma válvula de escape? o que seria?
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 18:01 pm por carlosjcm »

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #5 em: 02 de Abril de 2012, 16:39 pm »
Eu acho que o teu problema só se pôs por teres levado a sogra!

Elas agoiram tudo e são a origem do infortunio !
 :laugh: :laugh: :laugh:

Quanto ao resto o teres atestado até deitar por fora , é simples quando enches uma garrafa com agua até ao topo não deita pelo gargalo? O deposito não deita pelo gargalo porque antes têm um tubo respirador. A questão do pegar mal a frio poderá ser uma questão de o circuito desferrar e não do motor desferrar .lollllllllll

O resto qualquer electricista resolve

Offline kidlambreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 02 de Abril de 2012, 16:51 pm »
LOOL
Realmente queria dizer o circuito desferrar. Quanto à sogra foi na esperança que pagasse o gasóleo mas tive azar eheheh. Já fiquei mais descansado com as vossas respostas. No cõmputo geral fiquei muito satisfeito com a maneira da carrinha se comportar. Em andamento, mesmo nas curvas o rolamento não foi por aí além. Com força quando precisei dela, e um rolar suave e confortável em estrada. Apenas aquelas dúvidas para quem tem uma carrinha assim pela primeira vez.
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 18:02 pm por carlosjcm »

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
« Responder #7 em: 04 de Abril de 2012, 00:45 am »
O meu teve uma situação semelhante apos a mudanca do filtro do gasoleo... o mesmo vinha com defeito, trocou-se e nunca mais fez o mesmo.
O carro é um megas 100cv

Offline johnnygt

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #8 em: 06 de Abril de 2012, 02:26 am »
Nesse motor o motivo de custar a pegar a primeira vez ou ao fim de estár parado há algum mais o fumo branco têm apenas a vêr com as velas de pré aquecimento, deve têr no minimo 2 velas queimadas... se tivesse as 4 queimadas com o frio que faz nessa região nesta altura do ano dificilmente conseguirias fazer arrancar o motor.
Trocar as velas de pré-aquecimento nesse motor é uma operação de ginecologista hehehehehe

Offline kidlambreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 03 de Maio de 2012, 20:52 pm »
Boas a todos. Problema resolvido. Mandei vir umas velas da Sparkplugs, da marca NGK (imagino serem boas) e por menos de metade do preço que pediam cá por umas de outra marca que não me recordo. Quando o Johnygt afirmou que trocar as velas é uma operação de ginecologista, fiquei sem perceber. Quando iniciei a troca é que alcancei o sentido real da frase. É mesmo complicado, tive de comprar algumas ferramentas que nunca pensei precisar. Mas fiz o serviço e nada como dar à chave e o motor arrancar de imediato. Obrigado a todos.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #10 em: 03 de Maio de 2012, 21:18 pm »
Boas a questão da luz é discutível tens ambos os médios a funcionar?? è que nos renault antigos se o médio direito não funcionar a luz interior não acende.  Mas pode ser um problema eletrico.. Não sei se esse painel é em LEDs se sim não é ai o problema se não então é a lâmpada que foi à vida..

Vê lá que no meu clio de 98 que comprei em 2002 só agora descobri que possui luz no painel para indicar as portas abertas...  Nunca funcionou e pensava que era normal... à um mês atrás ao mudar outra lâmpada tentei mudar e funcionou....

Offline kidlambreta

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 03 de Maio de 2012, 21:33 pm »
Os médios funcionam bem. Imagino que seja a lâmpada indicadora. Engraçado que no meu também não indica as portas abertas, o que achei um pouco estranho para este carro. Outra coisa que me está a deixar um pouco pensativo é que este carro já deveria trazer computador de bordo (médias de combustível, velocidade, etc), mas a única coisa que funciona ao carregar no botão é fazer o reset ao conta-km parcial.
Já agora, foste tu que mudaste as lâmpadas ou levaste a um electricista?

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #12 em: 03 de Maio de 2012, 21:55 pm »
O carro é de 99 , computador de bordo ? esquece lá isso

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #13 em: 04 de Maio de 2012, 12:34 pm »
Fui eu que mudei podes ver numa foto que é a coisa mais facil do mundo o problema é chegar lá mas atenção se for de lampadas. Se for de LEDs esquece.. As lâmpadas são aquelas muito finas sem casquilho. Possuem um encaixe de rodar, rodas puxas a lâmpada fora e colocas outra mais nada... Agora desmontar o tablier é que deve custar-te um pouco...