Autor Tópico: Megane II Deficiência de Injecção (bomba de injecção com falta de pressão)  (Lida 69032 vezes)

Offline Twilight

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Boas.

Venho então recorrer há ajuda do pessoal.

Desde sempre que o Megane II 1.5 dci de 85 cv se queixava de "verificar injeção" de vez em quando. normalmente quando puxava por ele. Aprecia a mensagem juntamente com a luz de STOP do quadrante. Isto acontecia sem perda de potencia ou o que quer que seja que aconteça fora do normal a não ser a mensagem no CB e a luz do quadrante para logo depois desaparecer e apagar a luz. Nunca liguei muito.

Pois é. Desde meados do ano passado que piorou. agora aparece uma mensagem que diz Deficiência na Injecção acende a luz Service do Quadrante e nunca mais desaparece até ser feito o reset com um clip da renault. (ou outro parecido de outra qualquer marca.) Aquilo que eu acho estranho é que nada de estranho acontece e muitas vezes nem noto que apareceu a mensagem ate bastante depois de aparecer. EXCEPTO quando o carro esta com a mensagem no CB este custa a pegar de manhã. é preciso 2 ,3 ou mesmo mais tentativas para pegar. Depois de pegar larga uma fumarada branca. Depois de ligado nao deita fumo. E quando é feito o reset e não tem a mensagem este pega bem claro que só consigo andar sem mensagem no CB 1 ou 2 dias no máximo ate aparecer novamente.

Na renault dizem que dá erro no injector 2 e outra mensagem que nao percebi muito bem mas que mais tarde por ter ido há mondegodiesel ou la como se chama aqui em coimbra me explicaram tratar-se da bomba de injecção. Ou seja.

Na renault mediram retorno e mais umas coisas e tudo estava normal. Quando levei o carro a este oficina especialista em injecção alem de medirem o retorno que estava ok mediram tb a resistência dos injectores que estavam todos iguais com apenas uma diferença de 1 ohm entre eles. mas quando mediram a pressão da bomba esta mediu cerca de 750 bars quando segundo o senhor de la devia medir bem mais de 1000. Julgo ter falado em 1100 (mais a borras).

Averiguei sobre a possível recuperação dessa bomba o que me foi dito que estas bombas não dá. Mais vale comprar novo. Epa novo é um pouco puxadote... (penso eu de que) aqui pedia a quem pudesse verificar o preço de uma bomba de injecção para este carro se não der muito trabalho.

Eu tenho ponho gasóleo do jumbo em Coimbra no carro. Talvez tenha sido isso ou talvez seja coincidência mas o facto é que deixei de meter ai gasoelo e agora tenho posto aquele todo xpto da galp. Mas julgo que ja vai tarde. O engraçado é que com este erro no CB o outro de "verificar injecção" continua a aparecer de vez em quando quando puxo pelo carro e mesmo assim não noto nem perda de potencia nem fumo atrás nem nada a não ser o custar a pegar de manhã.

O Artur já me falou (noutras andanças) que podia ser o EGR (provável ate) mas a quem tenho questionado isso na renault perguntam sempre se perde a potencia quando digo que não dizem logo que não deve ser.

esta-me a custar estar a dar dinheiro por uma bomba sem ter a certeza que ira resolver o problema pq na renault dizem logo que é complicado limpar o egr pq é metido há pressão e que só vendem. Claro que isto são eles a tentar vender mais um para eu contribuir para os seus objectivos anuais mas fico na duvida se realmente é assim tão difícil quando até aqui pelo fórum existe um DIY de limpeza de EGR.

Em relação ao erro no injector será que este é provocado pela falta de pressão da bomba? se for o caso pq que da sempre no 2 e não nos outros? se for avariado daria o valor correcto de resistência e o retorno correcto?

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda disponibilizada.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2010, 15:42 pm por Twilight »
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Offline Black Phoenix

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Possivelmente tens problemas nesse injector. Eu digo isso porque no meu antigo trabalho tinha atribuido a mim uma megane carrinha, que de vez em quando tambem acusava deficiencia da injecção, se bem que nao notava perca de performance ou solucar quando dava esse alarme. Veio-se a descobrir que era problema do injector em questao e cablagem. Ou seja ele debitava bem, mas informava incorrectamente bem como com um injector novo fazia o mesmo ate se trocar a cablagem. Voltou-se a montar o antigo a pensar que ele estava bem e os cabos eram o problema e voltou a dar o alarme. Logo era cablagem e injector.

Offline Twilight

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Esqueci-me de pormenores do carro.

Talvez o Artur consiga sabes o preço de uma bomba de injecção não que vá comprar nova mas mesmo comprando usada convém saber o preço nova para não ser enganado.

Trata-se de um Megane II dos primeiros de 2003.

é o 1.5 DCI nunca soube ao certo se é 80 ou 85. Julgo que é 80cv pois tenho a ideia que os de 85 apareceram mais tarde. A versão é o luxe Dynamic mas julgo que isso só mostra o equipamento.
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Offline Artur

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essa distribuição foi mudada recentemente ?

Offline Twilight

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essa distribuição foi mudada recentemente ?

A correia de distribuição?

Julgo que sim. O Carro foi comprado com 110 000 km's e foi trocada aos 120 000 e esta agora com 160 000 km's

Estou a achar estranho essa pergunta a correia de distribuição tem alguma ligação com o sistema de injecção?
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Offline Artur

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pode ter ligação com o custar a pegar , dai a pergunta . mas isso era logo na altura e não 40 mil km depois

Offline Hardcore

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No meu 206 tive um problema parecido ao teu e era um injector entupido.
Foram para a BOSH e lá aproveitei e troquei os bicos a todos.
Nunca mais deu problema.

Abraço!

Offline Twilight

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Já há algum tempo que não dava novidades em relação a este problema.

Após tanto tempo lá ganhámos coragem (€€€) para arranjar o carro.

Fomos a uma casa aqui da zona onde já tínhamos ido e nos garantiram que aquele erro NÃO era da bomba de injecção pois se fosse o caso o computador daria outro erro.

Assim sendo propuseram trocar o injector 2 que aparecia no computador com erro.

Como garantiam que caso não o problema se mantivesse me resolviam o problema mesmo que fosse da bomba arrisquei apesar de achar o preço pedido algo elevado.

Assim ficou o injector mais o filtro de combustível que abriam para ver se tinham limalhas e mão de obra por 260€. Terá sido tão caro como me pareceu na altura? Tinha outro lugar que me vendiam o injector por 50€ (só o valor do injector) mas sem garantia.

Até agora não apareceu o erro. Mas também ainda não fiz muitos km's mas pela experiência que vinha a ter com o carro há vários meses já devia ter aparecido.

Assim resumindo e baralhando.

"Verificar injecção" que era a mensagem no CB e que ficava permanentemente ligada foi erro do injector.

"Deficiência de Injecção" que é a mensagem que aparece de vez em quando quando puxo por ele mas desaparece logo de seguida deve ser então a tal falta de pressão da bomba mas se só aparece quando puxo por ele e desaparece logo é um erro que posso bem com ele e deixa ficar que esta bem.

De vez em quando a ver se ponho Gasóleo com produto de limpeza de injectores ou então daquele XPTO que que as gasolineiras fazem-se pagar e bem por ele para ver se a coisa se aguenta sem dar problemas.

Obrigado a todos os utilizadores que responderam e tentaram ajudar.
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Offline Caçoilauto

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pelo que me parece não será apenas ar nos tubos de combustível???

a falta de pressão poderá ser um encaixe rápido mal apertado.