Autor Tópico: Megane II 1.5 Dci com falta de força.  (Lida 49645 vezes)

Offline Maxado

• 1.0 SCe
  • *
Megane II 1.5 Dci com falta de força.
« em: 30 de Abril de 2012, 13:13 pm »
Boas,

O meu Megane 1.5 dci de 80 ou 85 cv, nao tenho bem a certeza é de finais de 2003, parece ter perdido folego!!
Noto que o carro puxa bem em baixas mas depois em altas nada..a 2ª a partir das 2500 rpms nao puxa muito..principalmente a subir. No outro dia estou a subir a Avenida Infante Santo puxo a 2ª ate as 3750 +/- e assim que ponho terceira o carro parou nas 3000 rpms a 90km/h..dias depois foi em 4ª o carro ficou nos 110km/h para ai as 3000 e poucas rpmsa subir claro..
Sinto que o carro aguentava mais,nao sei o que sera!!
Aqui a dias mudei o tubo de vacuo que liga da admissao a valvula porque perdia ar e oleo, ate meti um mais fino para ganhar mais compressao e realmente noto mas so em baixas..das 2500 +/- para cima nada.

Alguma ideia?

Cumps.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Megane II 1.5 Dci com falta de força.
« Responder #1 em: 30 de Abril de 2012, 13:48 pm »
e como é que anda o filtro do ar??

Offline Maxado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 30 de Abril de 2012, 13:51 pm »
Não anda nos melhores dias admito, irei mudar para a semana..tal como o de gasoleo, mas mesmo assim custa me a acreditar que seja so do filtro..
Nao deveria notar também em baixas rotações?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 30 de Abril de 2012, 16:35 pm »
quanto mais rotações o motor for mais ar precisa, se o filtro tiver sujo maior é a dificuldade em entrar a quantidade de ar necessária, o mesmo se aplica ao do combustível :smiley: se tiveres atento vais reparar que quando temos os filtros novos as medias que o carro faz são mais baixas e à medida que a vida útil dos filtros vai diminuindo, as medias vão aumentando.
lol é quase a mesma coisa que andarmos com um respirador de mergulho, respiramos bem, se formos a correr com o respirador, ao fim de um bocado ficamos com a língua de fora  :tongue: porque a quantidade de ar que respiramos não é suficiente.
Experimenta mudar os filtros e depois vê se sentes melhoras.  :smiley:

Offline Maxado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 30 de Abril de 2012, 16:40 pm »
Pois..vou fazer isso entao, depois digo se resultou ou nao.
Espero que o assobio que o turbo esta a fazer quando entra em acçao reduza..não que as 2000 rpms ele assobia um pouco.
Bom, mas depois deixo o post para confirmar se era dos filtros ou nao.

Cumps.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #5 em: 30 de Abril de 2012, 17:37 pm »
verifica a egr e a admissão

Offline Maxado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2012, 17:45 pm »
a EGR é nova!! ja levei o carro à Maquina e também não acusa erros, aliás acusa um mas nao tem nada a ver, é uma vela ou um relé que está meio marado. Tudo resto não apresenta anomalias!

Offline pmfnunes

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gouveia
  • Garagem : Renault Scenic II 1.5 dCi Luxe Privilége (2003)
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2012, 22:17 pm »
eu tive de substituir o tubo do intercooler pq o mesmo estava "rasgado"....é ver o tal tubo se está em bom estado

é o que vai do radiador para o motor...

Offline Maxado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 02 de Maio de 2012, 11:07 am »
pois esse por acaso ainda nao vi, ja andei de volta de um tubo o que vem da admissao para a valvula do turbo, um tubo fininho, estava a perder ar. O tubo que la estava era de 8 mm troquei por um de 6mm sempre da mais compressao..mas em baixas so..das 2500 rpms pa cima ta tudo na mesma...tenho de ver esse tubo que referes.

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #9 em: 02 de Maio de 2012, 13:48 pm »
O tubo que la estava era de 8 mm troquei por um de 6mm sempre da mais compressao..mas em baixas so..das 2500 rpms pa cima ta tudo na mesma...
Ficou assim desde que trocaste o tubo? se o carro leva um tubo de 8mm por alguma razao é digo eu...
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline Maxado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 02 de Maio de 2012, 14:19 pm »
sim ganhou mais baixas, ou seja como tem mais pressão a válvula abre mais cedo..é normal que aconteça, tal como o tubo que vai do turbo ao intercooler, que nos 80 cv é de borracha e nos 105cv é de alumínio, este ultimo como não tem dilatação dá mais folego ao carro.

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #11 em: 02 de Maio de 2012, 17:07 pm »
.. eu com o de origem e velho depois da repro parecia um peixe balao ate rebentar...
depois tentei meter outro .. rebentou novamente. Hoje em dia anda com o kit em aluminio para os clios dci80, adaptado para megane. Nunca mais rebentou!!  :embarrassed:

Offline Maxado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 03 de Maio de 2012, 09:27 am »
e por quanto te ficou essa brimcadeira dp kit em aluminio? eu tava a pensar por o tubo do 105 cv porque tb é aluminio, mas o meu nao tem repro..ta de origem.
penso que com esse turbo terei mais folego.
já agora deduzo que tennhas o megas de 80 cv, ele assobia pr volta das 2000 rpms, quando esta a encher, ou nem por isso?

Offline Maxado

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 03 de Maio de 2012, 12:26 pm »
sls, realmente os filtros estavam bem piores do que pensava, nota se uma melhora, mais em recuperaçoes,  :grin: mas mesmo assim penso que lhe falta ali qualquer coisinha ainda.
tenho de verificar melhor as tubagens, nao sei se aquele assobio quando o turbo ta a encher se é o normal ou se sera uma pequena fuga de ar.

Offline pmfnunes

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gouveia
  • Garagem : Renault Scenic II 1.5 dCi Luxe Privilége (2003)
« Responder #14 em: 04 de Maio de 2012, 15:35 pm »
depois diz qq coisa por aqui....é q a minha scenic tambem faz um assobiar no arranque a frio (nas acelerações) durante uns minutos