Autor Tópico: Clio III - 3ªstop - novo caso de um carro a "pifar" aos bocadinhos  (Lida 15288 vezes)

Offline Cesp

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio III, 1.5dci 85cv
Boa noite a todos,

Espero que alguem me possa ajudar.
Ainda ha poucas semanas tive de trocar o fecho da tampa do combustivel que andava ha tempo indefinido aberta e agora aconteceu-me outra.
Em pleno andamento (sei porque seguia uma pessoa conhecida num carro atrás) o meu 3º Stop deixou de funcionar. Assim.. do nada..
Ja me disseram que pode ser fusível mas nao faço ideia onde ele fique..
Ja ouvi falar que pode ser mau contacto... mas nao sei como abrir e nao encontrei um DIY aqui..
Ja ouvi falar em ter de comprar peça nova porque entra humidade que estraga a peça (nao me admira porque o pisca na porta do condutor foi trocado 3 vezes e é basicamente um aquário.. so falta o peixinho la dentro).. mas nao faço ideia do preço e nao me quero assustar depois dos 80€ que paguei ha semanas.

Em suma, ajuda precisa-se :cry:

Obrigada!

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Clio III - 3ªstop - novo caso de um carro a "pifar" aos bocadinhos
« Responder #1 em: 01 de Maio de 2012, 12:05 pm »
Se é só o 3º STOP do fusível não é, caso fosse não terias nenhum STOP.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 01 de Maio de 2012, 14:13 pm »
normalmente o que queima no 3º stop é uma resistência, que com o ferro de soldar e uma resistência nova, fica como novo, o mais difícil é que tens que abrir o 3º stop que é "hermético" e colado por todos os lados. para tirar o 3º stop em principio, não sei bem como é o do clio 3 , mas abres a mala, e tens uns parafusos junto a parte superior da mala que prendem o  "alerom", desapertas esses parafusos  e soltas as molas que prendem o "alerom", com muito cuidado para não se partirem os apoios. depois desapertas o parafuso e a ficha do 3º stop , se tiver o mija-mija soltas também o tubo da agua. depois, é fazer uns testes e ver se esta a funcionar, se não tiver, é ponderar entre abrir o 3ºstop e tentar arranjar, ou substituir por um novo ou em 2ª mão. Atenção que o 3º stop tem polaridade se for de leds.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #3 em: 01 de Maio de 2012, 19:30 pm »
Ja viste se não é a lampada fundida?
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #4 em: 01 de Maio de 2012, 19:40 pm »
novo caso de um carro a "pifar" aos bocadinhos

Vende isso enquanto é tempo. Daqui a pouco o carro vai-se desintegrar.
Desculpa lá mas não resisti perante este título de tópico, mas segue o conselho do Gonçalo. :wink:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #5 em: 01 de Maio de 2012, 20:48 pm »
Rui, agora imagina quando estiver a chegar aos 100 mil km.... no fim da vida...

Offline Cesp

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio III, 1.5dci 85cv
« Responder #6 em: 02 de Maio de 2012, 01:28 am »
LOL.. o bebé que se esta a "desintegrar" já vai com perto de 130.000km :P mas em viagens casa-trabalho-casa... nao muito agradaveis diga-se de passagem.
Gonçalo - Não sei se é lampada fundida porque ainda me estou a encher de coragem para tentar tirar o farol para fora para poder observar.. estou mesmo com receio por causa do que tem falado que os suportes sao muito frageis.
carlosjcm - Por acaso ainda tinha esperança que o 3ºfarol tivesse um fusivel autonomo, seria mais facil trocar que uma lampada inteira.
Ainda tentei ver se conseguia me aperceber de humidade/agua la dentro mas nao vi nada...
Eu ando é muito aborrecida com o raio do carro porque agora lembrou-se de andar a dar despesa.. Fevereiro foram os médios, mês passado apercebo-me da tampa do combustivel.. agora isto! Sao coisas pequeninas eu sei mas tudo junto já a pensar na revisão, inspecçao e pneus que tem de levar...  :sad:   começa a doer mesmo.
SLS -  tenho de ver se arranjo coragem para fazer isso... achas mesmo que é algo simples de fazer? Admito que sou um bocado noob nestas andanças admito. :angel:

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 02 de Maio de 2012, 02:06 am »
O clio III não tem o farolim de 3º stop integrado no spoiler, á excepção de algumas versões GT, GTS e RS.
Tens duas molas no interior da bagageira, salvo erro é empurrar ambas ao mesmo tempo com firmeza para o exterior ;)
Acho que os problemas que tens tido não são nada de relevante, a meu ver trata-se de problemas do uso e nada mais que isso. Médios enquanto não tive xenon fundi 2 lampadas, por isso considero normal ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 02 de Maio de 2012, 03:33 am »
cesp o meu é um clio 2, e aconteceu-me o mesmo, a luz do 3º stop foi-se e largar cento e tal euros por um novo estava fora de questão, resolvi desmontar o spoiler ou lá o nome que aquilo tem, retirei o  3º stop, depois  com o serrote de cortar ferro e com um X-acto cortei o plástico preto que envolve a placa onde estão os leds (o meu é de leds, mas  há alguns modelos, julgo que são os mais antigos que são de lâmpadas) pedi ao meu irmão que é mais expert do que eu na micro-eletronica que me testou a placa e lá encontrou uma resistência que estava queimada e substitui-a. depois foi colocar a placa de novo no lugar, montar o plástico preto no sitio, e com cola térmica voltar a colar. Não ficou bonito à vista, mas como fica escondido por debaixo do spoiler ou lá o nome que aquilo tem, nem se nota que foi mexido.
Se é dificil?? não achei, mas se fizeres com calma e cuidado consegues desmontar o "coiso" na boa, se tiveres duvidas de como fazer, tira umas fotos da mala do carro, que a malta aqui vai dando umas dicas dos sítios a onde deves mexer e como fazê-lo, em relação ao 3ºstop em si, antes de o abrires verifica primeiro se chega corrente à ficha, se não há maus contactos e se há resistência entre os dois pólos do 3º stop com a ajuda de um multímetro,se não houver alteração do  valor de resistência  no multímetro quando  o ligares ao 3º stop é porque esta estragado. e nesse caso das duas uma, ou o substituis por outro ou tentas arranjar.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 02 de Maio de 2012, 03:57 am »
O 3º stop do clio III não tem leds nenhuns, tem um casquilho com uma lampada w5w, nada mais que isso, e não tem spoilers nem nada que implique tirar.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #10 em: 02 de Maio de 2012, 08:24 am »
cesp o meu é um clio 2, e aconteceu-me o mesmo, a luz do 3º stop foi-se e largar cento e tal euros por um novo estava fora de questão

Cento e tal euros?
No meu ex-clio II, o 3º stop entrgou a alma ao criador e o original comprado na Renault custou 40 e picos €.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #11 em: 02 de Maio de 2012, 11:21 am »
O 3º stop do clio III não tem leds nenhuns, tem um casquilho com uma lampada w5w, nada mais que isso, e não tem spoilers nem nada que implique tirar.

Só uma pequena correcção a lampada é uma w21w (T20/w21w). :wink:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 02 de Maio de 2012, 12:47 pm »
depx então e no com spoiler é w5w? tinha ideia que num dos 2 é w5w.

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #13 em: 02 de Maio de 2012, 14:07 pm »
No nosso é w21w, no clio com spoiler já não sei mas deduzia que fosse igual. :| É uma questão de confirmar.  :wink:
Mas se reparares a intensidade da lampada é igual aos stops normais que tem uma lampada P21/5W que debita 5w em luz de presença e 21w em stop.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 02 de Maio de 2012, 14:52 pm »
Correctissimo!