Autor Tópico: Pastilhas (calços) de travão  (Lida 14697 vezes)

Offline Verdi

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
Pastilhas (calços) de travão
« em: 05 de Maio de 2012, 21:41 pm »

Boa tarde.

Serve esta mensagem para solicitar esclarecimentos relativos às seguintes dúvidas:

-os calços de travão de origem (Renault) é a mesma coisa que ferodo?

-calços ferodo estão relacionados com material da concorrência
Passo a relatar a minha situação, ocorrida com a minha viatura, Renault Scenic 1500 cc/105 cv DCI (diesel) de cinco lugares.

Esta semana, por impossibilidade profissional, não pude deslocar-me à oficina Renault, onde habitualmente efetuo a manutenção da referida viatura. Os calços da frente já estavam no limiar do desgaste.
Na sexta-feira de manhã, bem cedo, liguei para uma oficina perto de casa, e fui informado que mudavam os calços de travão, o cliente apenas tinha que escolher material da concorrência ou de origem. Escolhi de origem. Forneci os dados da viatura para estes encomendarem na Renault. Ontem, ao final da manhã, lá estava eu a mudar calços. Até aqui, tudo bem.

Para surpresa, ontem e hoje, notei que a reação do carro aso calços estava algo estranha. Mas como me tinham dito, que nos primeiro KMs, devido aos calços serem novos, estavam esponjosos (!!!!) e  como os discos já tinham calo, podiam ocorrer pequenas reações, mas nada de alarmante. Tudo bem, achei estranho, mas, segui viagem, pois tinha afazeres profissionais.

Hoje, estava a lavar o carro e quando chega ao momento de lavar as jantes , reparo que nos calços, tinha a seguinte descrição nos calços: 061/12DH8200 Ferodo 185 (186).

Esta referência está relacionada com calços de origem/da marca Renault?
Reconheço que seja uma questão com resposta difícil, mas alguém do fórum possa dissipar esta (s) dúvida (s).

Fico a aguardar os vossos esclarecimentos.

Muito obrigado pela atenção dispensada.

Atenciosamente.
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Pastilhas (calços) de travão
« Responder #1 em: 05 de Maio de 2012, 22:08 pm »
Deveria dizer renault se pediste de origem. Os calços dizem renault.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #2 em: 05 de Maio de 2012, 22:13 pm »
Segundo sei, os calços de origem são de ferodo. E para te ser sincero, nem sabia que havia calços sem ser de ferodo.
Eu quando meti calços novos, por questões de segurança e de duvida mandei rectificar os discos, para garantir um melhor funcionamento de travagem.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2012, 22:15 pm »
As pastilhas da renault sao textar ou trw, ferodo não tenho a certeza, mas deveriam ter o simbolo ou a dizer renault acho eu, dado que foi teoricamente comprado na marca.

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2012, 22:25 pm »
Eu acho que estamos a falar de coisas diferentes. Eu estou a falar no material utilizado no calço/pastilha e não da marca.  :tongue:

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2012, 22:34 pm »
sim caracol, mas existe uma marca que se chama mesmo "ferodo".

verdi, o mais provável é terem comprado umas pastilhas da concorrência e terem montado... normalmente o material comprado na marca tem o símbolo da Renault e a referencia da peça :)

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • ...
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2012, 22:35 pm »
Retirei esta imagem do clube megane, acho que de certa forma vai responder à tua questão. e a marca é Ferodo

Offline VÍTOR LAGUNA

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: ALPENDURADA MARCO CANAVESES
  • Garagem : LAGUNA 1.6 16V 2000
« Responder #7 em: 05 de Maio de 2012, 22:53 pm »
boas a renault nao fabrica calços assim como muito mais componentes desta forma se os teus sao ferodo estas bem servido se bem que dentro da marca existam varias opçoes uns mais duros outros mais macios de qualquer modo se tivessem gravado renault provalmente irias pagar mais um pouco pelo mesmo :wink:

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #8 em: 05 de Maio de 2012, 22:59 pm »
Pois mas a questão aqui foi que ele pediu na marca logo senão diz renault pode-se colocar a hipótese de lhe terem cobrado algo que não colocaram. :S

Offline Verdi

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
« Responder #9 em: 06 de Maio de 2012, 14:18 pm »

Boa tarde.

A colocação da imagem por parte do membro caracol no tópico, suscitou a possibilidade da tentativa de um registo fotográfico dos calços, amanhã, ao sair da garagem, com o intuito de visualizar corretamente os dados necessários para confirmar a origem do produto.

Cumprimentos.
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline FlipClioI

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
« Responder #10 em: 06 de Maio de 2012, 15:37 pm »
Tanto quanto sei a Renault monta TRW, que tem parceria (ou foi comprada, algo do genero...) com a Valeo. Ferodo são boas, mas, por outro lado, não conheço nem nunca vi original renault da Ferodo, conforme foi mostrado na foto do user caracol. Nunca tinha visto. Enfim. Se queres o meu conselho, se te sentes desconfortavel com elas, muda!
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault Laguna Break GT Dci 2.0 175cv(200cv 417Nm)
« Responder #11 em: 07 de Maio de 2012, 11:03 am »
Faz hoje uma semana mudei os calços de trás da Laguna na Renault e colocaram da marca "Motrio" , agora quem os fabrica tb nao sei...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #12 em: 07 de Maio de 2012, 11:50 am »
as que eu pus no meu clio, são AP, foram baratinhas e pelo que já deu para ver, fazem o trabalho direitinho, as de origem eram TRW.
 hoje vou com o meu clio a inspecção, vamos lá ver como é que o se comportam as maxilas que eu substitui cá em casa ( http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9283.0 )
Em relação à questão de ser de "origem" ou não, quero dizer, se tem ou não o simbolo da renault la gravado, se for o mesmo produto, com as mesmas características (mesma marca, mesma espessura, mesmo % nos materiais que é composto o ferodo, etc) a única diferença será mesmo a gravação do símbolo e o preço. Agora é preciso ver se o que foi substituído é igual ao de origem e se foi cobrado o valor correcto pelo material em questão.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 07 de Maio de 2012, 18:30 pm »
Quanto à inspecção em termos de travagem.... sem problemas  :grin:

Offline gclio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
« Responder #14 em: 07 de Maio de 2012, 20:16 pm »
No meu caso, (clio II) os calços vieram da Renault, de origem portanto. Mas não trazem qualquer inscrição (isto ainda visto dentro da caixa Renault e em armazém Renault), por isso, no caso dos meus (repito: clio II) não sei dizer se são textar ou trw ou ferodo.
As maxilas realmente dizem TRW, mas são correspondentes aos primeiros calços que o carro teve.
Mas acho como o sls referiu, sendo em tudo igual aos de origem, sendo adequados para o carro, e tendo ou não a inscrição Renault, o que importa é que cumpram a função ;)
« Última modificação: 07 de Maio de 2012, 20:18 pm por gclio »
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!