Autor Tópico: Ajuda com Sensores de Pressão dos pneus  (Lida 17914 vezes)

Offline davidabfernandes

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Olhão
Ajuda com Sensores de Pressão dos pneus
« em: 27 de Maio de 2012, 15:42 pm »
Boa tarde,
Tive a infeliz experiência de ter atropelado um cão de porte pequeno, o que me obrigou a uma brusca travagem. Na altura fui ver se tinha feito alguma coisa á carrinha, mas aparentemente a nível exterior não tinha nada. O problema é que começou a aparecer-me uma mensagem no CB  que diz: "Sensores de Pressão dos Pneus Ausentes".
Alguém sabe do que se trata? Poderei ter danificado um dos sensores com a travagem?

Se alguém souber  agradecia a ajuda.

David Fernandes
Megane Sport Tourer 1.5DCI Dynamic S 110cv (Pack Sensores;Travão de mão automático;Cartão mãos livres;GPS Tom Tom;Sensores pressão dos pneus;AC automático Bi-zone;Vidros traseiros escurecidos;Jantes 17 SARI)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Ajuda com Sensores de Pressão dos pneus
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2012, 16:27 pm »
algures nas caves da roda estão os sensores de pressão, tens que ver se as cablagens não foram afectadas, se as fichas est~~ao bem ligadas e se não há fios partidos  :grin:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #2 em: 27 de Maio de 2012, 16:28 pm »
os sensores estão nas jantes e não nas cavas de rodas ;)
liga a clip e ve o que se passa com o sistema, mas aponto mais para coincidencia do que tenha sido do acidente, a não ser que tenhas batido num passeio ou algo do genero

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2012, 16:36 pm »
artur, mas nas cavas da roda não estão os receptores??
É claro , a clip é a solução mais rápida para o diagnostico correcto

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2012, 16:40 pm »
julgo que não , mas não conheço a fundo o sistema da megane III.
na laguna II, comunicam directamente com uma centralina debaixo do carro que transmite a info para a uch e por sua vez, para o quadrante .
no megane II , a mesma coisa , mas a centralina ( receptor ) encontra se dentro do carro debaixo do banco do condutor .

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2012, 16:48 pm »
esclaredido :wink:
off-topic -  tinha ideia que tinha receptor para cada roda, explicaram-se mais ou menos assim, quando estava para comprar a megane da minha ex, e que um dos inconvenientes desse extra era não se poder trocar as jantes de posição porque dava logo erro devido aos tais supostos receptores. Sendo assim melhor, é menos um sensor a dar chatices.... :grin:

Offline davidabfernandes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 27 de Maio de 2012, 20:57 pm »

[/quote]
os sensores estão nas jantes e não nas cavas de rodas ;)
liga a clip e ve o que se passa com o sistema, mas aponto mais para coincidencia do que tenha sido do acidente, a não ser que tenhas batido num passeio ou algo do genero

O bate com o pneu foi mesmo no anima, circulava a cerca de 20 ou 30km hora, senti algo entrar debaixo do carro e joguei o pé ao travão, a roda da frente do lado do condutor passou por cima do animal em travagem em travagem e o salto foi suficiente para que a carrinha entrasse em modo de segurança e desligou accionando os 4 piscas.
Por isso penso que possa ser algo ou no sensor ou nos cabos de ligação dessa roda. Mas vou seguir o vosso conselho e vou ligá-la á clip e ver o que se passa.

Obrigado.

DF
Megane Sport Tourer 1.5DCI Dynamic S 110cv (Pack Sensores;Travão de mão automático;Cartão mãos livres;GPS Tom Tom;Sensores pressão dos pneus;AC automático Bi-zone;Vidros traseiros escurecidos;Jantes 17 SARI)

Offline davidabfernandes

• 1.0 SCe
  • *
Problemas com os Sensores de Pressão dos Pneus
« Responder #7 em: 05 de Junho de 2012, 12:43 pm »
Boas estou com um problema que nem a Renault consegue resolver (por enquanto).

Depois de uma travagem brusca, começou a aparecer-me no CB uma mensagem de erro que diz: Sensores Pressão Ausentes.
Fui à Renault (Faro) reiniciaram o sistema (segundo eles) e o problema ficou aparentemente resolvido.
No outro dia de manhã ao ligar a carrinha, voltou a aparecer novamente a mesma mensagem e o Radio/GPS deixaram de ligar.
Fui novamente à Renault e a carrinha ficou lá retida dois dias em testes, como era uma sexta-feira mandaram-me ir buscar a carrinha para não ficar lá retida durante o fim de semana e pediram-me para aguardar por um telefonema deles para voltar a ir levar a carrinha, pois estão à espera de uma resposta da Renault Portugal,  em Faro não conseguem perceber qual é o problema.
Neste momento tenho o radio/Gps a funcionar mas a mensagem dos sensores já voltou a aparecer.

Alguém no forum tem um palpite de qual a razão para tal problema?

Obg.

David Fernandes

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 05 de Junho de 2012, 13:06 pm »
Quanto ao radio ter deixado de funcionar possivelmente foi algum fusível que foi à vida. quando ao sinal de erro (palpitelogia lol ) possivelmente o receptor do sinal dos sensores deu o berro, e fez com que o fusível queimasse... e o radio parou de funcionar... trocaram o fusível... o radio funciona e o receptor dos sensores não ....
Mas isso avariar com uma travagem brusca é que eu acho estranho.... 

Offline davidabfernandes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 06 de Junho de 2012, 00:03 am »
Pois foi mesmo após ter travado bruscamente, a carrinha desligou sozinha e fiquei com o CB todo vermelho com uma menssagem de erro qe honestamente nao me recordo com a aflição de ir ver se o cão tinha feito outros danos na carrinha sai logo para ver se estava tudo bem. Na Renault nao deram com a resolução do problema e mandaram-me aguardar por um telefonema deles para voltar lá e entretanto para ir apontando os erros que ela vai dando. Hoje deixou de abrir o porta malas através da detecção do cartão mãos livres quando trancada, e a menssagem do sensores voltou a aparecer no Domingo de manhã. O radio/gps já por duas vezes que nao liga mas depois de parada uns minutos volta a ligar. O meu receio é que a carrinha está em extensão de garantia que acaba precisamente no dia 24 de Junho ou aos 60.000km e já só faltam 2.600km para atingir os 60.000km. Só espero que depois nao me digam que a garantia já terminou.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 06 de Junho de 2012, 00:13 am »
isso tem ar de ser a centralina que pifou...., mas comunicaste a avaria antes do fim da garantia e que ficou pendente, por isso está a vontade que se depois disserem que já não esta na garantia cais-lhes em cima por não terem feito a reparação dentro da garantia e fizeram-te esperar que ela acabasse para depois cobrarem-te a reparação. Se a avaria em causa estiver abrangida pela garantia é claro. No entanto vai perguntando à renault se já te sabem dizer alguma coisa e não esperes pelo telefonema, tipo passa por lá todos os dias para saberes se já novidades. Pelo menos era o que eu fazia...

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #11 em: 06 de Junho de 2012, 00:14 am »
Tens de apertar com eles.

Offline davidabfernandes

• 1.0 SCe
  • *
Sensores de pressão dos pneus IV (A saga continua...)
« Responder #12 em: 15 de Junho de 2012, 17:18 pm »
Já foi à marca 4 vezes e ainda não deram com o problema!!!
Fazem um reset ao sistema, apagam o erro e no dia seguinte volta a aparecer a mensagem de Sensores ausentes!!!

1ª Ida - Fizeram o Reset ao erro e não detectaram problemas nos sensores, mandaram-me para casa e no dia seguinte apareceu o erro novamente e o radio/gps deixaram de funcionar!

2ª Ida - Fizeram Reset ao sistema, puseram o rádio/gps a funcionar e não detectaram problemas nos sensores e enviaram um email á Renault a relatar o problema para tentar uma solução, mandaram-me para casa e pediram-me para aguardar por resposta deles, no dia seguinte o erro voltou a aparecer e o porta-bagagens deixou de abrir com a aproximação do cartão mãos-livres.

3ª Ida - Fizeram reset ao sistema, trocaram o rádio e disseram que a Renault respondeu que depois de trocar o rádio que o problema dos sensores ficava resolvido por estar tudo interligado!!! (eu duvidei). No dia seguinte o erro de sensores voltou a aparecer e o porta bagagens continuava a não abrir.

4º Ida - Fizeram reset ao sistema, ligaram para mim da Renault para me fazerem o longo inquérito de como é que o erro aparecia e no dia seguinte (hoje dia 15 de Junho) pediram-me para ir levantar a carrinha para não ficar sem carro durante o fim de semana. Disseram-me que mandaram vir uma antena interior que faz a leitura do sensor de aproximação do cartão mãos livres ao porta-bagagens e que também faz a leitura dos sensores de pressão dos pneus e pediram para voltar a levar a carrinha na segunda ou na terça para substituir a tal antena.

Vamos ver se é desta!!! (Eu duvido)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #13 em: 15 de Junho de 2012, 17:22 pm »
Se o assunto é sempre o mesmo, qual o porquê de de cada vez se criar um novo tópico.
Não será mais simples continuar com o existente?

(União de tópicos feita pela 2ª vez, portanto já foram criados 3 sobre o mesmo assunto)
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 15 de Junho de 2012, 18:17 pm »
hum... tantos periféricos trocados primeiro o rádio, agora a antena do cartão mãos livres.... estranho.... esperemos que desta vez seja de vez!