Autor Tópico: Problema elétrico Clio 3 - bateria nas lonas?  (Lida 5245 vezes)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Problema elétrico Clio 3 - bateria nas lonas?
« em: 05 de Junho de 2012, 23:40 pm »
Viva,

O Clio 3 1.2 gasolina da minha cunhada hoje pregou-lhe uma partida. Em andamento a caminho de casa, o carro dava com alguma insistência uma mensagem de erro qualquer associada ao ABS (do estilo ABS desligado), e quando tal acontecia, desligava-se o rádio (ou antes de acontecer, o rádio desligava, já não me lembro do que me disse). Quando chegou a Lisboa, parou o carro, e ainda sem estar bem estacionado, deixou-o ir abaixo e já não se mexeu mais. Dava à chave, acendiam os testemunhos todos do quadrante, depois desligavam-se normalmente, mas ao dar à chave nada acontecia . Eu fui lá ter com ela e percebi que o problema deveria ser da bateria. Experimentei tirar a que lá estava e colocar a do meu Suzuki (amperagem semelhante), e colocou o carro em funcionamento sem problemas - bateria descarregada ou estragada, isto apesar de o indicador na bateria estar a verde (teoricamente deveria estar carregada, mas não era isso que acontecia).

A questão é: será a bateria descarregada causa ou consequência da mensagem de erro ligado ao abs? Por muito que a bateria possa estar nas lonas (o carro é de 7/2007 e suponho que nunca tenha sido trocada, portanto durar 5 anos é perfeitamente normal), com o carro em andamento não era suposto o alternador fornecer energia mais que suficiente para que tudo funcione normalmente? O desligar o rádio quando aparecia a mensagem de erro parece-me ser um sinal de que não havia corrente suficiente para suportar todos os consumos elétricos do carro, e talvez por isso o calculador do ABS tenha entrado em parafuso.

A solução imediata passa por comprar uma bateria nova, mas pelo sim pelo não será melhor ver se o carro está a carregar bem a bateria? Não sei se valerá a pena ligar o carro à CLIP, uma vez que com a troca de bateria talvez os  erros tenham sido apagados - ou mantêm-se?

Aceitam-se ideias / sugestões.

Abraço,
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Problema elétrico Clio 3 - bateria nas lonas?
« Responder #1 em: 05 de Junho de 2012, 23:47 pm »
troca a bateria que isso passa

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 06 de Junho de 2012, 00:01 am »
e depois sempre podes fazer isto http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6315.0

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #3 em: 06 de Junho de 2012, 00:03 am »
O meu Clio IIFIII ao ligar acendia a mensagem de ABS+SERV (mas não registava anomalias ligado ao Clip).

Mudei a bateria (como foi recomendado pela Renault) e o problema passou.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #4 em: 06 de Junho de 2012, 00:07 am »
Obrigado pelas respostas. Estava com medo de recomendar à minha cunhada apenas a mudança da bateria e depois perceber que o problema estaria noutro local, mas assim já fico mais à vontade.

e depois sempre podes fazer isto http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6315.0

Obrigado sls, já conhecia o DIY mas infelizmente não tenho um multímetro...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #5 em: 06 de Junho de 2012, 00:08 am »
loja do chines, 5€

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #6 em: 06 de Junho de 2012, 00:15 am »
A sério? Pensava que fosse algo bem  mais caro, mas assim é mais um tareco a juntar à cada vez maior caixa de ferramentas...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #7 em: 06 de Junho de 2012, 00:26 am »
nos chineses é barato, os digitais são mais caros < de 10 euros os analógicos  são quase de oferta lol comprei à coisa de um mês por 2,5 euros lol

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #8 em: 06 de Junho de 2012, 01:38 am »
Esses sintomas foi praticamente o que o meu fez quando a bateria estava nas lonas e é de 2008.

Com uma bateria nova ficou logo tudo ok.