Autor Tópico: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR  (Lida 20179 vezes)

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Assumar
  • Garagem : Renault 5 GTR 1989
     Boa noite, eu estou com uns problemas no meu R.5 de 1989 que é o de ele desafinar as valvulas 2 ou 3 dias após terem sido afinadas e o aquecimento anormal que apresenta, já limpei o sistema de arrefecimento todo, não perde água e tirei-lhe o termostato e mesmo assim nas subidas sobe rapidamente a temperatura até á zona de disparo da ventoinha, o que acham que poderá ser? Obrigado.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
« Responder #1 em: 08 de Junho de 2012, 00:50 am »
Válvulas que desafinam em tão pouco tempo, deve haver algum problema com as porcas que apertam os balancins, onde é feita a afinação das válvulas...

Quanto ao aquecimento, com temperaturas acima dos 25ºC, se tivesse montado um termostato de abertura aos 86 ou 89 ºC diria que em subidas longas e que requerem esforço por parte do motor é normal a temperatura subir um pouco acima da temperatura de abertura do termostato, mas muito pouco provável de chegar ao ponto do ventilador disparar em andamento. Sem termostato o carro não chega a aquecer em andamento, e isso não é saudável nem para o motor e seu funcionamento, nem para os consumos.

Concluindo, se não consome água/liquido de refrigeração, o radiador está com problemas. ;)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 08 de Junho de 2012, 08:45 am »
   Bom dia a todos, MRC obrigado por me ter respondido, hoje durante o dia vou verificar a situação das porcas dos balancins e quanto ao aquecimento, segundo entendi será aconselhável colocar um termostato de abertura entre os 86 e 89 graus, ou há outro aconselhado para o meu carro? e que tipo de problemas poderá ter o radiador para causar o aquecimento do carro?

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #3 em: 08 de Junho de 2012, 11:34 am »
Creio que os 1.2 GTR vinham de fábrica com 3 tipos de termostatos, uns com 83, outros 86 e outros ainda com 88/89ºC... Pessoalmente e tendo em conta que o nosso clima é temperado quente e que verão está ai à porta, recomendaria o de 83ºC.

Mas antes de lhe meter termostato, se ele aquece sem o mesmo, é porque o radiador está entupido, possivelmente por depósitos de ferrugem nas condutas no seu interior, muito comum nesses carros devido à utilização de água como refrigerante. A solução  passa pela compra de um novo, que custa entre os 50 e os 70€.

Teste simples para verificar se o radiador está em condições: Com o motor frio, desconectar, pelo radiador, os 2 tubos grossos que vão até à bomba de água, abrir a tampa que o radiador tem por cima, e meter por essa entrada um jacto de água considerável. Se sair, pelas 2 saídas que vão à bomba de água, a quantidade que entra, tudo ok com o radiador, senão confirma-se que o radiador está entupido ou parcialmente.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 08 de Junho de 2012, 12:19 pm »
   Mais uma vez agradeço a ajuda, já verifiquei as porcas dos balancins e ao apertar um pouco mais a porca da  valvula que desafinava após ter sido afinada, a rosca passou-se, arranjei uma porca nova e ficou a trabalhar que nem um relógio, pelo que julgo ter encontrado o problema da desafinação das valvulas, depois digo se ficou bom ou não.
   Relativamente ao aquecimento, vou verificar o radiador e se for caso disso comprar um novo, depois digo o resultado da operação. Até breve.

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 08 de Junho de 2012, 21:06 pm »
       Boa noite a todos, depois de ter resolvido o problema das valvulas graças ao pessoal do forum, tenho o outro do aquecimento do carro, neste momento tenho o sistema de arrefecimento todo desmontado e verifiquei a bomba de água (a funcionar bem), o radiador (vou comprar novo), no entanto para fazer a montagem do sistema tenho uma outra duvida que é seguinte:
      Será que posso eliminar do sistema de arrefecimento aqueles dois tubos que vão da bomba de água para o interior do habitáculo, porque me parece que desta forma o arrefecimento será mais eficiente, uma vez que a água apenas circula em redor do motor, agradecia uma ajuda de quem souber, desde já agradeço.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #6 em: 08 de Junho de 2012, 21:26 pm »
se os engenheiros pensaram e meteram lá isso quem somos nós para eliminar parte do sistema?
1º mudas o radiador e depois logo se vê

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #7 em: 08 de Junho de 2012, 21:33 pm »
Fernando, não elimines esses dois tubos... E muito pelo contrário em relação à questão de esses 2 tubos aquecem mais o motor, pois se ligares a sofagem para o quente e na velocidade máxima vais reparar pelo ponteiro da temperatura desce um nadita (se tiver, os primeiros GTR não têm, os de finais de 1989 têm quadrante completo com isso), pois o radiador da sofagem está a arrefecer o liquido que vem do motor.

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 08 de Junho de 2012, 23:52 pm »
      Muito obrigado pela resposta, vou seguir o conselho da não eliminação dos tubos, assim sendo e uma vez que eu embora tenha muita boa vontade para fazer as coisas, algumas não as sei fazer, por isso peço ajuda para que me indique como se processa o completo purgar do sistema de arrefecimento do meu R5, porque falou em radiador da chaufage e assim não sei como se faz para o carro ficar bem sangrado. Obrigado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #9 em: 09 de Junho de 2012, 09:02 am »
há uns diy sobre limpeza do circuito de refrigeração, o principio é o mesmo para todos os carros, num dos tubos que saem do motor tem uma purga, pelo menos nos motores mais novos, nos mais antigos não tenho a certeza, no entanto dá uma vista de olhos, para ficares com uma ideia de como se faz.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #10 em: 09 de Junho de 2012, 14:05 pm »
Para purgar o sistema, tens um parafuso de 11mm no bloco por baixo da bomba de água que deves abrir para escoar todo o liquido velho, tens depois 1 parafuso de purga em cada tubo que vai para a sofagem e outro no tubo superior do radiador junto ao termostato. Depois do sistema estar vazio, pendura o vaso de expansão no capot, de modo a que fique mais alto que o motor, e vais adicionando liquido até que apenas saia liquido pelos 3 parafusos de purga existentes nos tubos, e fechas todos após isso. Depois confirma pelo tal parafuso do bloco se sai liquido apenas, se sim, tudo ok, se sair ar, esperar que saia só liquido.  Para finalizar, aperta o tubo superior para forçar algum ar que possa ter ficado a sair. Nota que o vaso tem que estar sempre com liquido, nunca deixar acabar o liquido dentro do vaso, sob pena de entrar ar no circuito, o ideal é enchê-lo logo até cima.

Após isso, é meter o motor a trabalhar ao relanti, meter a sofagem para o quente e na velocidade máxima, ir apertando o tubo superior do radiador para forçar algum ar que possa estar aprisionado a sair, controlar a temperatura, desligar a sofagem após uns 15/20 minutos, e esperar pelo disparo do ventilador. Depois fechar a tampa do vaso de expansão e deixar o ventilador disparar mais umas 4 a 5 vezes pelo menos. Finalmente repor o vaso no respectivo suporte e corrigir nível se necessário.

Tenho que fazer um DIY para estes motores, pois é mais fácil perceber onde está tudo.

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 09 de Junho de 2012, 18:27 pm »
      Boa tarde a todos, MRC impecável como já nos habitou, excelente explicação, assim que puder vou já fazer o que me indicou, mas agora ainda tenho que colocar a junta da tampa das válvulas, porque trilhei a velha quando afinei as valvulas pela ultima vez e agora deita oleo para fora, assim que tiver tudo montado dou noticias com certeza, Muito obrigado

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #12 em: 10 de Junho de 2012, 01:54 am »
Estamos aqui para isso. Esses carros e motores são a minha praia, ou não tivesse 2 R11 1.4 que genericamente são muito idênticos aos Super 5. :)

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 10 de Junho de 2012, 11:29 am »
     Bom dia, de cada vez que se mexe numa coisa destas, por norma aparecem duas e este foi o caso, ao fazer a purga do sisteme de refrigeração ao rodar o botão da sofagem para o máximo do quente, o mesmo, ou partiu-se ou soltou-se do sitio, pelo que agora dá a volta toda e não agarra.
     Sendo asim precisava de abrir a parte onde está o botão e o radiador da sofagem e não o sei fazer, será que me podem ajudar? Obrigado.

Offline Fernando Semedo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 10 de Junho de 2012, 15:35 pm »
           Neste momento estou a mexer no carro com o computador em cima de uma mesa ao lado, por isso as duvidas quando surgem, são logo colocadas , segundo percebi o termostato ( que retirei, mas vou pôr ), está situado num tubo grosso, mesmo junto á bomba de água.
           Que peça metálica é aquela que está situada numa junção de dois tubos mais fininhos que vão dar á parte de baixo do carburador? estou curioso porque no sitio onde está não lhe encontro serventia. Obrigado.