Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
20 de Outubro de 2025, 21:58 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
2
[
3
]
4
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR (Lida 20146 vezes)
MRC
Initiale Paris
2.0 TCe
Mensagens: 5023
I'm not old, I'm vintage!
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #30 em:
16 de Junho de 2012, 14:21 pm »
Fernando, quando encheste o vaso de expansão encheste até à marca do máximo ou até ao gargalo?
É que é normal o nivel subir com o aumento de temperatura, bem como alguma fervura se o sistema não estiver sob pressão (vaso sem tampa), mas nada de muito forte, ao ponto de mandar o liquido todo fora, a não ser que tenhas enchido o vaso até ao gargalo com o motor frio, e aà é normal derramar um pouco com o aumento da temperatura...
Registado
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?
Fernando Semedo
1.0 SCe
Localidade: Assumar
Mensagens: 26
Garagem : Renault 5 GTR 1989
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #31 em:
16 de Junho de 2012, 15:11 pm »
Eu enchi o vaso de expansão até á marca MAX e não até acima.
Registado
Fernando Semedo
1.0 SCe
Localidade: Assumar
Mensagens: 26
Garagem : Renault 5 GTR 1989
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #32 em:
16 de Junho de 2012, 18:19 pm »
Já terminei os trabalhos no carro no que diz respeito ao aquecimento, sangrei-o como deve ser e a esse nÃvel está impecável , porque descobri o que estava a meter ar no sistema e era a bomba de água.
A única coisa que não está em condições é a sofagem, que embora a ventoinha trabalhe com força, não faz quente, se houver quem me indique como é que se chega lá agradecia, porque é muito difÃcil ter acesso ao radiador da sofagem,
nem sei por onde começar.Obrigado.
Registado
MRC
Initiale Paris
2.0 TCe
Mensagens: 5023
I'm not old, I'm vintage!
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #33 em:
16 de Junho de 2012, 19:30 pm »
Chegar ao radiador ou me engano ou terás que desmontar o tablier... :S
Se tiveres receio de te aventurar, compra um manual de Haynes do Super 5 que explica tudo sobre o carro.
Registado
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Mensagens: 2826
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #34 em:
16 de Junho de 2012, 20:46 pm »
O MRC é muito mais especialista que eu nisto mas tive em casa 1 R5 e 2 Super 5. Uma das coisa que mais acontecia era o radiador da sofagem ir à vida.. E o que mais se fazia era um bypass nos tubos... Se no teu carro existe um bypass então não podes ter ar quente dentro do carro. Pelo que li existe os tubos que vão para a sofagem... Mas estão efectivamente ligados??
Se não for esse o problema só vejo outros dois.
1- Radiador da sofagem entopido na entrada
2- (e para mim o mais provavel) o comando que faz ar quente funciona por cabos salvo erro e está avariado ou seja viras mas ele não faz nada...
Não conheço o teu carro e se tens um tópico sobre teu carro posta aqui.. Porque era foi o carro da minha vida... Já foi para a sucata mas adorava-o. OG-91-98... Renault 5 GTR 1987 5 portas vermelho... Muito roubei aquele carro para dar umas voltas...
Registado
Fernando Semedo
1.0 SCe
Localidade: Assumar
Mensagens: 26
Garagem : Renault 5 GTR 1989
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #35 em:
17 de Junho de 2012, 00:01 am »
Boa noite pessoal, o meu carro é um R5 GTR 5 portas vermelhinho de 1989, que também é de facto o carro da minha vida, adoro-o e não o trocava por nenhum outro, fosse ele qual fosse.
Tenho-o muito estimado e qualquer coisa que ele tenha, não descanso enquanto não arranjo, neste momento após a reparação que lhe fiz está um relógio ( suÃço ) só falta aquela situação da sofagem, que assim que tiver alguma ajuda vou arranjar.
Solicito a alguém umas luzes como chegar ao tal radiador. Obrigado.
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Mensagens: 9029
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #36 em:
17 de Junho de 2012, 00:08 am »
Um aparte e que tal abrires um DB e apresentar-nos a tua máquina.
Registado
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Mensagens: 2826
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #37 em:
17 de Junho de 2012, 18:05 pm »
Desmontar o tablier todo... Está por trás... Prepara-te para 2 coisas... Processo chato e arranja muita fita... Quando remontares os barulhos parasitas serão uma loucura...
Já agora verificaste se os tubos estão sempre ligados à sofagem? Porque senão é trabalho perdido...
Registado
Fernando Semedo
1.0 SCe
Localidade: Assumar
Mensagens: 26
Garagem : Renault 5 GTR 1989
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #38 em:
17 de Junho de 2012, 20:50 pm »
Boa tarde pessoal, já descobri o que se passava com a sofagem, afinal foi do mal o menos, era o cabo solto lá em baixo, eu voltava o botão do aquecimento em cima e nada, foi só colocar o cabo no sitio e está feito.
Possivelmente amanhã tiro umas fotografias ao carro e apresento-o a este pessoal, porque merecem tal deferência, se houver por aqui mais alguém que tenha R5, é favor chegarem-se á frente, porque é sempre bom conhecermos alguém da famÃlia ainda por cima famÃlia chegada.
Bom pessoal anda por aqui, é realmente bom nós termos uma duvida, colocá-la e vê-la respondida, agradeço toda a ajuda que me deram, até amanhã.
Registado
MRC
Initiale Paris
2.0 TCe
Mensagens: 5023
I'm not old, I'm vintage!
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #39 em:
17 de Junho de 2012, 22:05 pm »
Bem que já tinha referido do cabo ou encaixe do mesmo partido. Felizmente que só estava desencaixado.
Venham as fotos da máquina!
Registado
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Mensagens: 2826
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #40 em:
17 de Junho de 2012, 23:40 pm »
Fotos please... Adoro fotos de R5.... Já agora um gtr 1.2??
Registado
Fernando Semedo
1.0 SCe
Localidade: Assumar
Mensagens: 26
Garagem : Renault 5 GTR 1989
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #41 em:
18 de Junho de 2012, 13:28 pm »
Boa tarde, sim é um 1200, hoje já não tenho tempo de fazer as fotos, prometo para amanhã.
Registado
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Mensagens: 2826
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #42 em:
18 de Junho de 2012, 23:00 pm »
Muitos daqui podem discordar mas para mim o melhor motor do R5..
Gostava do 1.100 mas o 1.2 era muito mais veloz... Agora o 1.1 em andamento era 2x mais silencioso.... Nunca fui grande fâ do 1.4 sempre o achei demasiado parecido com o 1.2 em andamento.. Excepto na versão turbo...
Registado
MRC
Initiale Paris
2.0 TCe
Mensagens: 5023
I'm not old, I'm vintage!
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #43 em:
19 de Junho de 2012, 01:02 am »
O 1.4 que referes-te só pode ser o que tem carburador simples, com apenas mais 5cv que o 1.2, porque o 1.4 com carburador duplo é mesmo outro planeta em andamento... Quanto ao 1.1 ser mais silencioso discordo, eles soa todos o mesmo, a arquitectura mecânica é exactamente a mesma, só muda a cilindrada, as admissões (dos carb simples para duplo) e sistema de ignição, e sei bem disso na pratica pois tive já um 1.1 montado num dos meus 11's.
Registado
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Mensagens: 2826
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR
«
Responder #44 em:
19 de Junho de 2012, 15:47 pm »
Epá falo isso porque o 1.1 que tinha em andamento era um silêncio que adorava... Nunca conduzi o 1.0 foi só esse que faltava..
Não sabia essa do 1.4 com carburador duplo... Mas MRC e esse carburador dava para adaptar no 1.2?? É que gostava de ter a comparação por igual...
Tás a ver as ideias que estas a dar-me??? Arranjar um 1.2 meter um carburador duplo.... E estragar pneus por essa ilha....
Registado
Imprimir
Páginas:
1
2
[
3
]
4
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
Desafinação de valvulas e aquecimento anormal de Super 5 GTR