Autor Tópico: Arrefecimento do Turbo  (Lida 14184 vezes)

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 RN '98
Arrefecimento do Turbo
« em: 21 de Junho de 2012, 12:09 pm »
Bom dia,

Não sei se existe algum tópico sobre este assunto, mas já estou há largos minutos a tentar encontrar e não consigo(posso estar a procurar mal), no entanto agradecia se alguém soubesse e/ou encontrasse que o colocasse aqui.

Entretanto vou colocar a minha dúvida, referente ao arrefecimento do turbo:

Ouve-se muito falar que se deve deixar o carro uns momentos ligado depois de estacionado. Já ouvi barbaridades de 10 minutos, e outros que dizem que isso não faz diferença.

Gostaria de ouvir opiniões sobre esta questão, visto haver muitos boatos, mas pouco fundamento.

Obrigado

Offline jcps001

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Madeira
  • Garagem : Clio III Fase 1 dCi 85
Re: Arrefecimento do Turbo
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2012, 12:23 pm »
Eu deixo 1 minuto e só depois então desligo. Faço-o desde sempre, porque já me disseram que poderia partir o turbocompressor no carros turbinados. Não sei se está correcto ou não, mas o que é certo é que no manual dos carros, os fabricantes recomendam um período de 30 segundos antes de desligar o motor, especialmente depois de algum esforço (altas rotações).
http://www.youtube.com/watch?v=gNu5BBAdQec Pedro Passos Coelho - Best Of

Offline RubenClio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Garagem : Clio 1.2 16V 2004 - Clio 1.9D 1998
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2012, 12:32 pm »
Boas
Eu sempre desliguei o meu passados uns 30 segundos. Pelo que sei, ao desligar o motor logo depois de parar, pode causar problemas na lubrificação do turbo. O turbo nao para logo quando desligamos o motor. Dai deixamos trabalhar salguns segundos no ralentin.

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2012, 13:02 pm »
Pois ... As teorias que se ouvem mais vezes são essa que tu acabaste de referir, e outra que tem a ver com a altas temperaturas que podem passar para o motor, motor esse que como está desligado não tem nenhum sistema de refrigeração.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2012, 13:16 pm »
Seja com turbo ou sem turbo, eu deixo sempre cerca de 1 minuto a arrefecer. Se for mesmo uma valente esfrega, aí costumo deixar mais um pouco ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2012, 13:46 pm »
Parar o carro, puxar o travão de mão, tirar o cinto de segurança, fechar vidros (se estiverem abertos), controlar se vem alguma gaja boa a passar, ver a média e outras tretas no CB.
Olha, passou quase 1 minuto.
Desligar o motor.

Os que dizem que não faz diferença, podem um dia ter uma surpresa desagradavel...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Ricardo

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2012, 13:50 pm »
Boas,

Podes até mesmo ver a poucos dias o Artur colocou um video do MRST e deixou uns bons minutos a arrefecer e depois aquilo ainda dava os estalinhos...
Passa pelo o DB dele e poderás ver o que te digo amigo! :smiley:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2012, 14:06 pm »
A questão não se coloca tanto com o turbo só por si mas sim em relação aos motores diesel. Como todos sabem o funcionamento dos motores diesel e gasolina são diferentes, e por isso os motores tem características diferentes. Como os motores diesel ao fazerem a compressão gerem calor, que vai fazer a combustão do diesel, as dilatações dos materiais são diferentes que num motor a gasolina, por isso depois de um grande esforço ou viagem grande, deve-se deixar o motor a trabalhar por alguns minutos, que depende de marca para marca e do esforço que o motor teve, para que a contracção dos materiais se faça mais devagar, ou seja, deixar o motor arrefecer ligeiramente e depois então desligar o motor.
Por exemplo, se fizermos uma viagem de 10 km que demorou 5 min 1 ou 2 minutos é suficiente. Se formos de Lisboa ao Algarve, sempre a dar gaz, se deixarmos o motor ao relantim durante 10 min., enquanto esticamos as pernas, não se perde nada.
Em relação ao turbo que tem que apanhar com os gazes quentes do escape.... é só pensar um bocadinho :tongue: se ficar uns minutinhos a arrefecer e a ser lubrificado ao mesmo tempo, só ganha vida util.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2012, 14:12 pm »
ainda ninguem tocou no ponto correcto. Uma coisa é arrefeciento do motor (o que aconteceu no video que coloquei ) outra é arrefecimento do turbo . E deve se deixar o carro a trabalhar pelo simples facto do turbo ser lubrificado por oleo e a bomba de oleo só trabalha com o motor a trabalhar , dai não se deve desligar o carro no imediato , para dar tempo da turbina do turbo parar e até o fazer , ser lubrificada corretamente

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2012, 14:27 pm »
E em relação ao tempo?? Há pessoas a esperar com o carro ligado uma eternidade. O tempo que deve estar ligado aumenta em função de que factores?

Offline Ricardo

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
« Responder #10 em: 21 de Junho de 2012, 14:28 pm »
Eu acho que uns 5 minutos devem chegar, mas depois penso eu que depende da condução que tiveste

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 21 de Junho de 2012, 16:28 pm »
E em relação ao tempo?? Há pessoas a esperar com o carro ligado uma eternidade. O tempo que deve estar ligado aumenta em função de que factores?

já li em alguns manuais de viaturas algo do genero fazer os ultimos 10 km´s a velocidade moderada será o suficiente , eu por norma , espero cerca de 5 minutos se tiver andado a carregar bem

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 21 de Junho de 2012, 16:34 pm »
Pois ... Mais vale prevenir do que remediar.  :wink:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #13 em: 21 de Junho de 2012, 16:34 pm »
O mesmo se aplica quando se conduz numa AE a velocidades elevadas.
Há muita gente que entra por exemplo numa àrea de serviço, depois de vir a abrir e assim que pára desliga de imediato o motor. Mais cedo ou mais tarde vai acabar por dar cócó...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #14 em: 21 de Junho de 2012, 16:42 pm »
Só para exemplo, para os tractores agrícolas sem turbo à marcas que aconselham 10 minutos ao relantim no final do trabalho, que é quase semelhante a andar de carro na AE sempre a dar gás.