quando vais ao restaurante levas a comida de casa ?
Artur, eu compreendo o teu ponto de vista. Mas continuo a achar diferente, porque são situações completamente diferentes. Se for à marca e mandar abrir o motor e a seguir dizer para não repararem nada e levar o carro para outro sitio eu vou pagar apenas é a mão de obra. Ou seja, não tiveram lucro com peças nenhumas. Se taxam a mão de obra à parte, invalida muita coisa. Seria mais correcto ser "x" euros para mudar o "y" já com M.O. incluida.
então e se fores ao restaurante / bar e beberes uma garrafa inteira , não a vais pagar mais cara e a uma percentagem elevada ? atenção , não ganho nada com isso e quero lá saber quanto custa o oleo ou quanto eles ganham . Apenas é a minha opinião e eles trabalham da forma que querem , respeito isso , tal como na minha empresa mando eu e trabalho da forma que quero e que acho mais correcta . Quem não concorda é livre de ir a outro lado, tal como nas oficinas da marca, quem não concorda é livre de ir a outro lado . Quanto ao exemplo de abrir o motor , é claro que só levam mão de obra , se não meteram material ... Se levassem tudo junto como dizes e propões , então como taxavam o tempo que tiveram de volta do motor ? com um motor novo ? já que é tudo incluido .... Na marca tens tempos codificados ( medios ) que a marca considera serem os tempos para mudarem os componentes . Se fores a outro lado , pagas a mão de obra que o mecanico lhe apetece cobrar . Se te disser que um concessionario ( renault por exemplo ) tem para a casa 40% de desconto no oleo e 40% nos filtros ( e nem em todos ) e se te disser que uma oficina da concorrencia tem 60% de desconto no oleo e 55 a 60% de desconto nos consumiveis , já achas que a marca ganha muito ? se calhar já não .... Mas depois vens dizer que as peças na marca são mais caras , claro que são , a qualidade paga se e quem vier com tretas e tangas que o material é igual , bullshit , algum diga o que entra no mercado de peças passa pelo mesmo control de qualidade e de testes que as marcas fazem ? nem pensar ... Ainda hoje falava eu com um mecanico que vi com os meus olhos a por um triangulo usado ( da marca ) no carro dele . E perguntei lhe eu ( feito estupido ) tipo , isso da concorrencia custa 49€ , na marca custa 250€ , vais comprar um usado por 50€ ??? ao que ele me responde , pus este que estou a tirar há 3 meses da concorrencia , olha como ele esta ... e como esse exemplo já vi muitos ... desde carros que deixam de puxar com filtros de gasoleo da concorrencia , filtros de ar que se desfazem ( claro que não são todas as marcas e há marcas boas ) . Resumindo que já vai longo , se queres ir a marca e sabes que é assim , só lá vais porque queres e não me venham novamente com as cantigas da garantia que a marca obriga , que isso não passa de cantigas . Agora digo te, chegar a marca e levar o oleo ( ou outra coisa qq ) é para mim no meu entender de muito mau tom , era para mim , no meu entender , o mesmo que entrar num restaurante e levar o vinho de casa e pedir apenas o peixe porque gosto da forma como o homem o grelha .... é como as vezes vejo pessoal nas oficinas multimarcas a levar as embraiagens e o material para o mecanico dar a mão de obra ... depois uma peça tem um problema vão se agarrar a onde ? má montagem ou má qualidade ? jogo do empurra ? As coisas teem formas de ser feitas e estão instauradas na sociedade de certa forma , não entendo porque as pessoas insistem tanto em querer mudar o que é instaurado por uma empresa tendo outra soluções . Abram uma oficina , aguentem se ao gastos , aos ecovalores , as reciclagens , as inspeções de segurança de trabalho que todos os semestres inventam mais qualquer coisa , aos seguros multi riscos , as finanças , a segurança social , ao contabilista ( querem que continue ? ) e sobrevivam a fornecer apenas a mão de obra mecanica , de preferencia a 20€ a hora para serem concorrenciais .... E depois falamos
Atenção que não criaste qualquer polémica.Apenas se referiu alguns pontos que tanto eu como ele temos algum conhecimento e também como tu referiste não os conhecias.É para isso que serve o forum, para trocarmos os nossos conhecimentos e experiências de forma enriquecer o nosso próprio conhecimento.
Antes de mais o objectivo meu aqui não era esse off topico todo, nem criar tanta polemica. Mas disseste ai coisas interessantes, que desconhecia.Quando à qualidade de muita coisa, não dúvido. E há coisas que nem é só a qualidade.. mas sim a qualidade, e como é montado! Dai, ter mesmo intenções de mandar a assistencia toda na marca. Como o oleo, é oleo, e vem do mesmo fabricante teoricamente, fez-me levantar essa questão.Relativamente ao empurra empurra que falaste, era mesmo por isso que levantei a questão (isso claro, se fosse possivel levar o oleo). Falei em abrir o motor, porque a questão inicial aqui parecia-me/entendi que era porque a marca teria que ganhar tbm com o material e não só com a mão de obra. Dai ter dado esse exemplo..Mas já percebi o teu ponto de vista e do Lipe, e em muitos pontos fiquei convencido.