Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 814259 vezes)

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #60 em: 05 de Abril de 2011, 00:46 am »
Um pouco de off topico, mas é escusado abrir um tópico tendo em conta que o tema principal é esse.

Já vi nesse topico uns sites, com precos optimos de oleo elf. E como custa-me dar 200 euros por oleo e um filtro, caso compre oleo por fora (num desses sites) se na altura da revisão levar o carro a marca e levar o meu oleo (igual ao que eles iram usar) se um dia o carro tiver algum problemas na garantia, eles poderam me culpar por não ter usado o oleo deles?

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #61 em: 05 de Abril de 2011, 00:51 am »
quando vais ao restaurante levas a comida de casa ?

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #62 em: 05 de Abril de 2011, 00:56 am »
quando vais ao restaurante levas a comida de casa ?

Mas num restaurante o preço dos produtos são já com a M.O.

Numa oficina, vou pagar para me derramarem lá o oleo e confirmarem se está tudos nos conformes. É que nem acho abusivo os preços praticados na marca.. nem dos filtros nem desse tipo de material de revisões. E sinto-me muito mais confiante em o fazer lá.

Agora, dar 100 e tal euros por Oleo acho mesmo muito. Se tiver que ser vou o mudar com o Oleo deles, mas acho abusivo e se o pudesse evitar iria o fazer. Até porque o carro vai mudar varias coisas agora na revisão e por mim é tudo com o material deles..

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #63 em: 05 de Abril de 2011, 01:03 am »
pois, mas as marcas ( qualquer uma ) taxam os produtos e a mão de obra a parte. e não considero a analogia mal feita de levar o comer de casa para um restaurante , em vez de pagar a comida, pago apenas a lavagem da loiça pois gosto do espaço do restaurante para receber muitos amigos e assim escuso de sujar a minha casa e ter de limpar .....

agora, se não queres dar 100€ por oleo, tens sempre varias outras oficinas a escolha . Não podes é querer concerteza que uma concessão ( que está sujeita a tudo e mais alguma coisa para estar aberta e funcional e tem dezenas de empregados ) te leve o mesmo preço que o gajo que tem uma oficina debaixo de casa ( exemplo , não levar a letra ) e é apenas ele a trabalhar . É o mesmo que ires a boa marisqueira ou ires a tasca do jaquim , o local , a imagem , a ( suposta ) qualidade entre outras coisas , tudo se paga.

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #64 em: 05 de Abril de 2011, 01:18 am »
Artur, eu compreendo o teu ponto de vista. Mas continuo a achar diferente, porque são situações completamente diferentes. Se for à marca e mandar abrir o motor e a seguir dizer para não repararem nada e levar o carro para outro sitio eu vou pagar apenas é a mão de obra. Ou seja, não tiveram lucro com peças nenhumas. Se taxam a mão de obra à parte, invalida muita coisa. Seria mais correcto ser "x" euros para mudar o "y" já com M.O. incluida.

Da mesma forma que vou à marca comprar alguma coisa, e posso montar em casa - coisa que faço por vezes. Eu não vou a restaurantes comprar bifes, para os vir fritar para casa.  0:))

Apenas levantei essa questão, porque ouvi um relato de quem o fez (em outra marca) e disse que apesar de terem lá registado que o cliente teria levado o Oleo mudaram à mesma. No entanto, nem sei se ele vier a ter algum problema, como irá ser a solução.

Sendo assim, visto por norma não aceitarem sequer fiquei exclarecido e esse tópico será muito util para um dia mais à frente. É que apesar de tencionar a fazer lá as revisões no carro, o oleo após garantia não tenciono fazer. A % é muito elevada. Compreendo que tenham muita mais despesa na marca, mas há limites na minha opinião.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #65 em: 05 de Abril de 2011, 01:27 am »
1º acho estranho um concessionário permitir um cliente levar oleos, etc.
2º ao permitir, e se fosse eu (que nunca permitiria) deixava bem claro na folha de serviço e na ficha do carro que o cliente levou as peças e oleo, etc.
3º ao haver um problema, nunca seria o responsável até porque a embalagem pode dizer elf ou renault ou lá o que é mas ninguem me garante que o oleo que esteja dentro do recipiente seja mesmo aquilo, ou mesmo as peças.
4º Nunca seria aplicada a garantia de algo que não foi adquirido naquele espaço comercial.

bom, posso estar muito errado, mas penso assim.


Artur, eu compreendo o teu ponto de vista. Mas continuo a achar diferente, porque são situações completamente diferentes. Se for à marca e mandar abrir o motor e a seguir dizer para não repararem nada e levar o carro para outro sitio eu vou pagar apenas é a mão de obra. Ou seja, não tiveram lucro com peças nenhumas. Se taxam a mão de obra à parte, invalida muita coisa. Seria mais correcto ser "x" euros para mudar o "y" já com M.O. incluida.



Aqui a mão de obra é cobrada porque houve um ou mais mecânicos de volta do carro a dispender o seu tempo para isso.

Este tempo tem de ser pago pois poderiam estar a fazer um outro trabalho.  :smiley:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #66 em: 05 de Abril de 2011, 01:35 am »
então e se fores ao restaurante / bar e beberes uma garrafa inteira , não a vais pagar mais cara e a uma percentagem elevada ?
atenção , não ganho nada com isso e quero lá saber quanto custa o oleo ou quanto eles ganham . Apenas é a minha opinião e eles trabalham da forma que querem , respeito isso , tal como na minha empresa mando eu e trabalho da forma que quero e que acho mais correcta . Quem não concorda é livre de ir a outro lado, tal como nas oficinas da marca, quem não concorda é livre de ir a outro lado . Quanto ao exemplo de abrir o motor , é claro que só levam mão de obra , se não meteram material ... Se levassem tudo junto como dizes e propões , então como taxavam o tempo que tiveram de volta do motor ? com um motor novo ? já que é tudo incluido .... Na marca tens tempos codificados ( medios ) que a marca considera serem os tempos para mudarem os componentes . Se fores a outro lado , pagas a mão de obra que o mecanico lhe apetece cobrar . Se te disser que um concessionario ( renault por exemplo ) tem para a casa 40% de desconto no oleo e 40% nos filtros ( e nem em todos ) e se te disser que uma oficina da concorrencia tem 60% de desconto no oleo e 55 a 60% de desconto nos consumiveis , já achas que a marca ganha muito ? se calhar já não .... Mas depois vens dizer que as peças na marca são mais caras , claro que são , a qualidade paga se e quem vier com tretas e tangas que o material é igual , bullshit , algum diga o que entra no mercado de peças passa pelo mesmo control de qualidade e de testes que as marcas fazem ? nem pensar ... Ainda hoje falava eu com um mecanico que vi com os meus olhos a por um triangulo usado ( da marca ) no carro dele . E perguntei lhe eu ( feito estupido ) tipo , isso da concorrencia custa 49€ , na marca custa 250€ , vais comprar um usado por 50€ ??? ao que ele me responde , pus este que estou a tirar há 3 meses da concorrencia , olha como ele esta ... e como esse exemplo já vi muitos ... desde carros que deixam de puxar com filtros de gasoleo da concorrencia , filtros de ar que se desfazem ( claro que não são todas as marcas e há marcas boas ) . Resumindo que já vai longo , se queres ir a marca e sabes que é assim , só lá vais porque queres e não me venham novamente com as cantigas da garantia que a marca obriga , que isso não passa de cantigas . Agora digo te, chegar a marca e levar o oleo ( ou outra coisa qq ) é para mim no meu entender de muito mau tom , era para mim , no meu entender , o mesmo que entrar num restaurante e levar o vinho de casa e pedir apenas o peixe porque gosto da forma como o homem o grelha ....

é como as vezes vejo pessoal nas oficinas multimarcas a levar as embraiagens e o material para o mecanico dar a mão de obra ... depois uma peça tem um problema vão se agarrar a onde ? má montagem ou má qualidade ? jogo do empurra ? As coisas teem formas de ser feitas e estão instauradas na sociedade de certa forma , não entendo porque as pessoas insistem tanto em querer mudar o que é instaurado por uma empresa tendo outra soluções . Abram uma oficina , aguentem se ao gastos , aos ecovalores , as reciclagens , as inspeções de segurança de trabalho que todos os semestres inventam mais qualquer coisa , aos seguros multi riscos , as finanças , a segurança social , ao contabilista ( querem que continue ? ) e sobrevivam a fornecer apenas a mão de obra mecanica , de preferencia a 20€ a hora para serem concorrenciais .... E depois falamos

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #67 em: 05 de Abril de 2011, 01:59 am »
então e se fores ao restaurante / bar e beberes uma garrafa inteira , não a vais pagar mais cara e a uma percentagem elevada ?
atenção , não ganho nada com isso e quero lá saber quanto custa o oleo ou quanto eles ganham . Apenas é a minha opinião e eles trabalham da forma que querem , respeito isso , tal como na minha empresa mando eu e trabalho da forma que quero e que acho mais correcta . Quem não concorda é livre de ir a outro lado, tal como nas oficinas da marca, quem não concorda é livre de ir a outro lado . Quanto ao exemplo de abrir o motor , é claro que só levam mão de obra , se não meteram material ... Se levassem tudo junto como dizes e propões , então como taxavam o tempo que tiveram de volta do motor ? com um motor novo ? já que é tudo incluido .... Na marca tens tempos codificados ( medios ) que a marca considera serem os tempos para mudarem os componentes . Se fores a outro lado , pagas a mão de obra que o mecanico lhe apetece cobrar . Se te disser que um concessionario ( renault por exemplo ) tem para a casa 40% de desconto no oleo e 40% nos filtros ( e nem em todos ) e se te disser que uma oficina da concorrencia tem 60% de desconto no oleo e 55 a 60% de desconto nos consumiveis , já achas que a marca ganha muito ? se calhar já não .... Mas depois vens dizer que as peças na marca são mais caras , claro que são , a qualidade paga se e quem vier com tretas e tangas que o material é igual , bullshit , algum diga o que entra no mercado de peças passa pelo mesmo control de qualidade e de testes que as marcas fazem ? nem pensar ... Ainda hoje falava eu com um mecanico que vi com os meus olhos a por um triangulo usado ( da marca ) no carro dele . E perguntei lhe eu ( feito estupido ) tipo , isso da concorrencia custa 49€ , na marca custa 250€ , vais comprar um usado por 50€ ??? ao que ele me responde , pus este que estou a tirar há 3 meses da concorrencia , olha como ele esta ... e como esse exemplo já vi muitos ... desde carros que deixam de puxar com filtros de gasoleo da concorrencia , filtros de ar que se desfazem ( claro que não são todas as marcas e há marcas boas ) . Resumindo que já vai longo , se queres ir a marca e sabes que é assim , só lá vais porque queres e não me venham novamente com as cantigas da garantia que a marca obriga , que isso não passa de cantigas . Agora digo te, chegar a marca e levar o oleo ( ou outra coisa qq ) é para mim no meu entender de muito mau tom , era para mim , no meu entender , o mesmo que entrar num restaurante e levar o vinho de casa e pedir apenas o peixe porque gosto da forma como o homem o grelha ....

é como as vezes vejo pessoal nas oficinas multimarcas a levar as embraiagens e o material para o mecanico dar a mão de obra ... depois uma peça tem um problema vão se agarrar a onde ? má montagem ou má qualidade ? jogo do empurra ? As coisas teem formas de ser feitas e estão instauradas na sociedade de certa forma , não entendo porque as pessoas insistem tanto em querer mudar o que é instaurado por uma empresa tendo outra soluções . Abram uma oficina , aguentem se ao gastos , aos ecovalores , as reciclagens , as inspeções de segurança de trabalho que todos os semestres inventam mais qualquer coisa , aos seguros multi riscos , as finanças , a segurança social , ao contabilista ( querem que continue ? ) e sobrevivam a fornecer apenas a mão de obra mecanica , de preferencia a 20€ a hora para serem concorrenciais .... E depois falamos

Antes de mais o objectivo meu aqui não era esse off topico todo, nem criar tanta polemica. Mas disseste ai coisas interessantes, que desconhecia.

Quando à qualidade de muita coisa, não dúvido. E há coisas que nem é só a qualidade.. mas sim a qualidade, e como é montado! Dai, ter mesmo intenções de mandar a assistencia toda na marca. Como o oleo, é oleo, e vem do mesmo fabricante teoricamente, fez-me levantar essa questão.

Relativamente ao empurra empurra que falaste, era mesmo por isso que levantei a questão (isso claro, se fosse possivel levar o oleo). Falei em abrir o motor, porque a questão inicial aqui parecia-me/entendi que era porque a marca teria que ganhar tbm com o material e não só com a mão de obra. Dai ter dado esse exemplo..

Mas já percebi o teu ponto de vista e do Lipe, e em muitos pontos fiquei convencido.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #68 em: 05 de Abril de 2011, 02:03 am »
Atenção que não criaste qualquer polémica.

Apenas se referiu alguns pontos que tanto eu como ele temos algum conhecimento e também como tu referiste não os conhecias.

É para isso que serve o forum, para trocarmos os nossos conhecimentos e experiências de forma enriquecer o nosso próprio conhecimento.



Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #69 em: 05 de Abril de 2011, 02:08 am »
Atenção que não criaste qualquer polémica.

Apenas se referiu alguns pontos que tanto eu como ele temos algum conhecimento e também como tu referiste não os conhecias.

É para isso que serve o forum, para trocarmos os nossos conhecimentos e experiências de forma enriquecer o nosso próprio conhecimento.

Exacto Lipe. Dai antes sequer de os contactar, eu ter feito questão de vir aqui ao forum esclarecer essas minhas dúvidas. Porque como já mencionei em vários post's, eu adquiri vários conhecimentos que foram muito importantes para mim em termos financeiros e não só.

Obrigado ;)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #70 em: 05 de Abril de 2011, 02:12 am »

Antes de mais o objectivo meu aqui não era esse off topico todo, nem criar tanta polemica. Mas disseste ai coisas interessantes, que desconhecia.

Quando à qualidade de muita coisa, não dúvido. E há coisas que nem é só a qualidade.. mas sim a qualidade, e como é montado! Dai, ter mesmo intenções de mandar a assistencia toda na marca. Como o oleo, é oleo, e vem do mesmo fabricante teoricamente, fez-me levantar essa questão.

Relativamente ao empurra empurra que falaste, era mesmo por isso que levantei a questão (isso claro, se fosse possivel levar o oleo). Falei em abrir o motor, porque a questão inicial aqui parecia-me/entendi que era porque a marca teria que ganhar tbm com o material e não só com a mão de obra. Dai ter dado esse exemplo..

Mas já percebi o teu ponto de vista e do Lipe, e em muitos pontos fiquei convencido.

a ideia não é off topic , é trocar pontos de vista e «discussões» saudaveis . Tens o teu , eu tenho o meu , desde que haja respeito mutuo é sempre bem vindo trocar pontos de vistas diferentes . Não te quero convencer , nem quero que me convenças. Apenas tenho uma opinião diferente da tua e quis expor o meu ponto de vista relativo ao material de fora entrar numa oficina pelos aspectos que frisei , talvez até mesmo o maior deles pode ser o barato sair caro ( ainda no outro dia se falava por ai em vir uma embraigem bi massa de espanha para um carro e ser montada cá por alguem , economiza se sim senhor , SE vier tudo certinho e o material não tiver problema / defeito , senão acaba até por sair mais caro )
e até pode ser que te autorizem a levar o oleo ( eu se tivesse uma oficina , não autorizava , mas isso é uma questão de principios de casa um , quando quero ser eu a comprar o oleo , mudo eu ou peço a algum amigo que saiba , não vou ao mecanico pois não considero de «bom tom» levar algo que o proprio comercializa , mas se calhar essa é a minha visão por ter a minha empresa e saber o que custa ter as contas em ordem )

Offline cartas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Elvas
  • Mensagens: 92
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #71 em: 14 de Abril de 2011, 18:09 pm »
Boas tardes,tenho uma kangoo 1.2 75cv com a/c a gasolina de dezembro 2002,tenho k mudar o oleo,que oleo devo comprar para fazer a mudança

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #72 em: 14 de Abril de 2011, 18:18 pm »
5W40 que cumpra as normas ACEA A3/B4 e as normas Renault RN0700 e Renault RN0710.

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #73 em: 14 de Abril de 2011, 18:20 pm »
Hum.... e que tal procurar um pouco no forum antes de abrir um tópico sem necessidade?

É que por acaso informação que procuras está nesta mesma secção em destaque:

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=144.0

Se é a gasolina o oleo deve ser ELF Competition ST 10w40, ou o ELF Evolution SXR... (não consigo ver bem na imagem, já deve aparecer aqui alguem que diga qual é.)

Cumps


Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #74 em: 14 de Abril de 2011, 18:24 pm »
Tal como disse, tanto o 10W40 com o 5W40 dão nesse motor, mas entre um oleo semi sintético e um sintético, prefiro de longe o sintético.

Na Elf são os ELF Competition ST 10w40 e o ELF Evolution SXR 5W40.

Mas existe outras marcas. Tal como mencionei, desde que seja o "grade" SAE recomendado, tenha as normas ACEA a serem cumpridas e tenha tambem as normas Renault a serem cumpridas, qualquer oleo de marca e bom. Digo Oleo de marca, nada de continentes e outros, que ainda tou por saber se serao mesmo oleo ou oleo de fritar batatas!!!!
« Última modificação: 14 de Abril de 2011, 18:26 pm por Black Phoenix »