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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Ana Sousa em 24 de Agosto de 2010, 18:37 pm

Título: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Ana Sousa em 24 de Agosto de 2010, 18:37 pm
Boa tarde,

Tenho uma Renault Espace 1.9 dci de dezemdro de 2004, e sempre utilizei o oleo recomendado pela Renault o 5w 40 desta vez quando trocaram o oleo colocaram o 10w 40 e passado 80 km (no dia em que gripou o carro só tinha percorrido cerca de 2km ) o motor gripou a capa da biela do 1º cilindro.
Será que o oleo teve influência na gripagem do motor?

Muito obrigada, Ana Sousa

Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: johny- em 24 de Agosto de 2010, 21:10 pm
Acho que é dificil afirmar que foi essa a unica causa, mas que nao ajudou nada isso é certo... esse motor tem de levar oleo mais fino.
Título: Re: Gripagem do motor 1.9 dci devido ao oleo não recomendado
Enviado por: Ana Sousa em 24 de Agosto de 2010, 22:02 pm

Depois de mais alguma pesquisa sobre o oleo correcto para o motor 1.9 dci da Renault espace de 2005, verifiquei no manual das revisões no capitulo oleo para motor que o oleo a utilizar neste motor e EXCLUSIVAMENTE o tipo 5W40 mas na mudança do oleo a oficina colocou o 10W40 será possivel esta troca do oleo originar a gripagem do 1º cilindro do motor?
Obrigada
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Black Phoenix em 24 de Agosto de 2010, 22:18 pm
Assim assim...

Eu diria que o problema nao foi a espessura do oleo. 10W40 ou 5W40 e so a diferenca entre um oleo semi sintetico e sintetico, se sempre andaste a 5W40 e so numa revisão puseste 10w40 nao tera sido por 80Kms que andaste com o carro que o mesmo gripou uma das capas.

Acredito mais que o desgaste ja la tivesse e calhou ter gripado o motor na altura em que aconteceu a revisão. No entanto como mencionado o oleo do teu motor e o 5W40, e sendo um 1.9dCi acredito que seja o mesmo motor da Laguna.

Ja agora qual e a kilometragem do teu carro?
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Ana Sousa em 24 de Agosto de 2010, 22:27 pm
O carro está com 114.00km.
Obrigada pela opinião

DESCULPEM o carro está com 114.000km
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Artur em 24 de Agosto de 2010, 22:54 pm
esse motor nunca andou com o nivel de oleo abaixo do meio ?

Por acaso tambem me ocorreu o mesmo... Com tao poucos Kms tendo em conta que e um diesel, e bem possivel que tenha acontecido...
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: raodeste em 08 de Setembro de 2010, 21:37 pm
esse motor nunca andou com o nivel de oleo abaixo do meio ?

Por acaso tambem me ocorreu o mesmo... Com tao poucos Kms tendo em conta que e um diesel, e bem possivel que tenha acontecido...

Porque é que fazes essa pergunta?
O nível do óleo tem alguma influência?
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Artur em 08 de Setembro de 2010, 22:58 pm
sim , tem
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: raodeste em 10 de Setembro de 2010, 20:16 pm
sim , tem
Porquê?
O nível não tem de estar entre o máximo e o mínimo?
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Black Phoenix em 10 de Setembro de 2010, 22:22 pm
Tudo bem, tem de estar, mas entre o min e max vai aprox 1 litro de oleo. Logo se o carro vem com por exemplo um motor que leva 4 litros e meio, nao e 3 litros e meio. O nivel de oleo deve estar sempre acima de meio da vareta, de preferencia sempre em cima. Se baixa muito começa a nao haver oleo para lubrificar o motor, podendo levar a problemas bem dispendiosos.
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: raodeste em 10 de Setembro de 2010, 23:22 pm
Tudo bem, tem de estar, mas entre o min e max vai aprox 1 litro de oleo. Logo se o carro vem com por exemplo um motor que leva 4 litros e meio, nao e 3 litros e meio. O nivel de oleo deve estar sempre acima de meio da vareta, de preferencia sempre em cima. Se baixa muito começa a nao haver oleo para lubrificar o motor, podendo levar a problemas bem dispendiosos.
Acho que o laguna leva 4,8 L. Eu acho que é quando baixa do mínimo o motor pode ficar em perigo de lubrificação, só se a vareta foi mal concebida. Mas até podes ter razão, com estes motores não digo nada.
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Black Phoenix em 10 de Setembro de 2010, 23:23 pm
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Artur em 10 de Setembro de 2010, 23:27 pm
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...

ora aqui está um explicação . outra delas é apenas acrescentar que quanto menos oleo existir , menor pode ser a lubrificação do motor , dai resultar em problemas mais tarde .
mas podem sempre usa lo no minimo então , o maximo não esta lá a fazer nada mesmo e sempre poupam 1,5 lt a 2 litros ( e as oficinas agradecem )
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: raodeste em 12 de Setembro de 2010, 20:07 pm
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...
Pois, mas é por algum motivo que as marcas mandam ver óleo em sitio plano. Ou seja aquela medida é feita para que o carro trabalhe bem mesmo em terreno inclinado. Se não as marcas mandavam ver o nível do óleo no sitio mais inclinado possível. Isto é a minha opinião.
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: MRC em 12 de Setembro de 2010, 20:42 pm
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...

Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: ABSPower em 12 de Setembro de 2010, 21:10 pm
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...

Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!

Bacorada ou poupança.
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: MRC em 12 de Setembro de 2010, 21:18 pm
LOL

Pois aí está... Uma poupança pouco inteligente que pode depois virar a muito dinheiro gasto para remediar um determinado componente gripado ou mesmo um motor sem cons€rto.

Há poucas coisas que não se devem poupar, e o "sangue" do motor é uma delas!
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: ABSPower em 12 de Setembro de 2010, 21:42 pm
LOL

Pois aí está... Uma poupança pouco inteligente que pode depois virar a muito dinheiro gasto para remediar um determinado componente gripado ou mesmo um motor sem cons€rto.

Há poucas coisas que não se devem poupar, e o "sangue" do motor é uma delas!

Concordo...
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: lino em 12 de Setembro de 2010, 22:53 pm
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...

Nem precisas de subidas... num dos Clios que tive, com o Óleo no máximo da vareta, nas noites de loucura na Arrabida, nas curvas a força lateral era tanta que deixava de haver óleo debaixo do chupador da bomba, fazendo uma quebra de pressão no circuito, acendendo a luz e provocando desgaste dos componentes internos... isto com o óleo no ponto máximo da vareta...

Maximos e minimos... com um outro Clio, desta vez a diesel, a força lateral em curvas com mais de 180º (tipo saidas das AEs), feitas na casa dos 100km/h (sim, eu consigo fazer os caracois de saida das AEs a essa velocidade e até mais...) que com meio deposito (cerca de 20L fora a reserva), desferrava e tinha de ir ao motor dar à bomba manual para o gajo ferrar... Para evitar de ficar sem gasóleo no centro do deposito nas noites da loucura tinha de andar sempre de deposito cheio...

O óleo deve andar sempre no ponto máximo da vareta... SEMPRE
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: raodeste em 13 de Setembro de 2010, 20:02 pm
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...

Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!

Se era para mim, estás enganado, eu nem pseudo mecânico sou  :grin:.
Eu não percebo nada disto e por isso é que venho para aqui ver se aprendo alguma coisa, pois quando sei dou a certeza e no final não digo "esta é a minha opinião".
Hoje já aprendi mais uma coisa.
Nem com o nível no máximo me safo de dar cabo do motor por falta de lubrificação.
 :cheesy:
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: MRC em 13 de Setembro de 2010, 20:32 pm
Errado... Claro que não era para ti.

A minha posta era para aqueles fazem isso e pensam que estão a fazer a melhor coisa do mundo.

Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso, mas pelo que o lino descreveu, as condições têm que ser muito severas e de grande força G. :D
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: raodeste em 13 de Setembro de 2010, 21:00 pm
Agora deixo este post de um colega nosso aqui do forum

"TUDO SOBRE ÓLEO DO MOTOR – NÍVEL DE ÓLEO

Por diversas vezes presenciei motoristas cuidadosos, que verificam semanalmente o nível do óleo, pressão dos pneus e nível da água do radiador, procurando manter o veículo em condições de uso. Uma iniciativa com certeza louvável.

Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.

Por isso, atenção na hora de trocar o óleo. A indicação de mínimo e máximo está gravada na vareta de óleo do motor. Essa medição deve ser feita sempre com o motor frio, retirando a vareta e limpando sua extremidade. Ao introduzir novamente a vareta no motor, sua extremidade entrará em contato com o óleo acumulado no cárter. A viscosidade do óleo garante que se forme uma película sobre a vareta permitindo a leitura do nível.

Algumas varetas não possuem indicação de máximo e mínimo, mas sim, uma pequena superfície estriada na extremidade. A indicação de máximo representa exatamente o comprimento dessa parte estriada.

Medir o nível do óleo com o motor quente não é recomendado, pois irá apresentar uma falsa indicação do nível. Com o óleo está aquecido, o nível se eleva indicando uma quantidade maior de óleo."
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: carlosbat em 13 de Setembro de 2010, 21:08 pm
Ora viva,

Em condições extremas, poderemos estragar muito mais do que apenas o motor e nem com a melhor das condições de manutenção, conseguimos evitar desgastes acentuados... :wink:

Pela experiencia que tenho (não muita   :tongue:) e salvo algum defeito de fabrico, não me parece que um motor possa gripar em condições de utilização normal, pelo facto de ter o nível de óleo a meio da zona recomendada (como alguém aqui já disse... no minimo nunca deverá mesmo estar...) ou pela diferença do óleo utilizado...

Existem várias hipóteses de dano num motor, que é uma das partes menos vistas por muitos de nós... podendo acontecer muita coisa, sem que demos conta disso. Por exemplo: uma passagem água/ liq.refrigeração para o circuito do óleo, poderia adulterar todo o óleo do motor :wink:

Com esta minha opinião, não quero entrar em choque com ninguém. Cada um tem as suas ideias e opiniões e apesar de termos a nossa opinião, deveremos sempre respeitar as dos outros e aprender sempre um pouco mais com elas... :smiley:

cumps e as melhoras para a máquina avariada  :wink:
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: MRC em 14 de Setembro de 2010, 02:00 am
Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.

Uma coisa são opiniões... Outra é tentar induzir em erro ou colocar o leitor em duvida e não esse o objectivo do fórum.

O que está aqui escrito nesta citação, não está correcto.

Já fomos uns quantos a referir (e sabemos o que dizemos) várias vezes que o correcto é usar sempre no máximo da vareta sem no entanto exceder (pois óleo a mais pode provocar danos nos catalisadores/consumo anormal de óleo), já foram dadas razões e exemplos práticos para que os mais cépticos repensem no seu ponto de vista...

Portanto, quem quiser andar a meio ou no mínimo, sim senhor, são opções, agora agradeço que não tentem passar uma ideia errada do que aqui se tratou.
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: lino em 14 de Setembro de 2010, 20:52 pm
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso

O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo...  :angel:
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Black Phoenix em 15 de Setembro de 2010, 00:16 am
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso

O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo...  :angel:

Porque será menino Lino????  :grin:
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: lino em 11 de Outubro de 2010, 21:10 pm
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso

O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo...  :angel:

Porque será menino Lino????  :grin:

Pé levezinho... e tu até conheces... foi mesmo a chegar à saida da A12 vindo da Vasco da Gama... logo à saida da ultima curva à direita, ainda antes de passar debaixo da ponte...
Título: Re: Troca do oleo recomendado
Enviado por: Black Phoenix em 11 de Outubro de 2010, 22:14 pm
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso

O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo...  :angel:

Porque será menino Lino????  :grin:

Pé levezinho... e tu até conheces... foi mesmo a chegar à saida da A12 vindo da Vasco da Gama... logo à saida da ultima curva à direita, ainda antes de passar debaixo da ponte...

Então nao conheco, duas faixas e uma curva com inclinação para a direita, bem elevada, leva a que se consiga passar la a abrir, e ate convida...