Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Ana Sousa em 24 de Agosto de 2010, 18:37 pm
-
Boa tarde,
Tenho uma Renault Espace 1.9 dci de dezemdro de 2004, e sempre utilizei o oleo recomendado pela Renault o 5w 40 desta vez quando trocaram o oleo colocaram o 10w 40 e passado 80 km (no dia em que gripou o carro só tinha percorrido cerca de 2km ) o motor gripou a capa da biela do 1º cilindro.
Será que o oleo teve influência na gripagem do motor?
Muito obrigada, Ana Sousa
-
Acho que é dificil afirmar que foi essa a unica causa, mas que nao ajudou nada isso é certo... esse motor tem de levar oleo mais fino.
-
Depois de mais alguma pesquisa sobre o oleo correcto para o motor 1.9 dci da Renault espace de 2005, verifiquei no manual das revisões no capitulo oleo para motor que o oleo a utilizar neste motor e EXCLUSIVAMENTE o tipo 5W40 mas na mudança do oleo a oficina colocou o 10W40 será possivel esta troca do oleo originar a gripagem do 1º cilindro do motor?
Obrigada
-
Assim assim...
Eu diria que o problema nao foi a espessura do oleo. 10W40 ou 5W40 e so a diferenca entre um oleo semi sintetico e sintetico, se sempre andaste a 5W40 e so numa revisão puseste 10w40 nao tera sido por 80Kms que andaste com o carro que o mesmo gripou uma das capas.
Acredito mais que o desgaste ja la tivesse e calhou ter gripado o motor na altura em que aconteceu a revisão. No entanto como mencionado o oleo do teu motor e o 5W40, e sendo um 1.9dCi acredito que seja o mesmo motor da Laguna.
Ja agora qual e a kilometragem do teu carro?
-
O carro está com 114.00km.
Obrigada pela opinião
DESCULPEM o carro está com 114.000km
-
esse motor nunca andou com o nivel de oleo abaixo do meio ?
Por acaso tambem me ocorreu o mesmo... Com tao poucos Kms tendo em conta que e um diesel, e bem possivel que tenha acontecido...
-
esse motor nunca andou com o nivel de oleo abaixo do meio ?
Por acaso tambem me ocorreu o mesmo... Com tao poucos Kms tendo em conta que e um diesel, e bem possivel que tenha acontecido...
Porque é que fazes essa pergunta?
O nível do óleo tem alguma influência?
-
sim , tem
-
sim , tem
Porquê?
O nível não tem de estar entre o máximo e o mínimo?
-
Tudo bem, tem de estar, mas entre o min e max vai aprox 1 litro de oleo. Logo se o carro vem com por exemplo um motor que leva 4 litros e meio, nao e 3 litros e meio. O nivel de oleo deve estar sempre acima de meio da vareta, de preferencia sempre em cima. Se baixa muito começa a nao haver oleo para lubrificar o motor, podendo levar a problemas bem dispendiosos.
-
Tudo bem, tem de estar, mas entre o min e max vai aprox 1 litro de oleo. Logo se o carro vem com por exemplo um motor que leva 4 litros e meio, nao e 3 litros e meio. O nivel de oleo deve estar sempre acima de meio da vareta, de preferencia sempre em cima. Se baixa muito começa a nao haver oleo para lubrificar o motor, podendo levar a problemas bem dispendiosos.
Acho que o laguna leva 4,8 L. Eu acho que é quando baixa do mínimo o motor pode ficar em perigo de lubrificação, só se a vareta foi mal concebida. Mas até podes ter razão, com estes motores não digo nada.
-
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...
-
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...
ora aqui está um explicação . outra delas é apenas acrescentar que quanto menos oleo existir , menor pode ser a lubrificação do motor , dai resultar em problemas mais tarde .
mas podem sempre usa lo no minimo então , o maximo não esta lá a fazer nada mesmo e sempre poupam 1,5 lt a 2 litros ( e as oficinas agradecem )
-
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...
Pois, mas é por algum motivo que as marcas mandam ver óleo em sitio plano. Ou seja aquela medida é feita para que o carro trabalhe bem mesmo em terreno inclinado. Se não as marcas mandavam ver o nível do óleo no sitio mais inclinado possível. Isto é a minha opinião.
-
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...
Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!
-
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...
Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!
Bacorada ou poupança.
-
LOL
Pois aí está... Uma poupança pouco inteligente que pode depois virar a muito dinheiro gasto para remediar um determinado componente gripado ou mesmo um motor sem cons€rto.
Há poucas coisas que não se devem poupar, e o "sangue" do motor é uma delas!
-
LOL
Pois aí está... Uma poupança pouco inteligente que pode depois virar a muito dinheiro gasto para remediar um determinado componente gripado ou mesmo um motor sem cons€rto.
Há poucas coisas que não se devem poupar, e o "sangue" do motor é uma delas!
Concordo...
-
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...
Nem precisas de subidas... num dos Clios que tive, com o Óleo no máximo da vareta, nas noites de loucura na Arrabida, nas curvas a força lateral era tanta que deixava de haver óleo debaixo do chupador da bomba, fazendo uma quebra de pressão no circuito, acendendo a luz e provocando desgaste dos componentes internos... isto com o óleo no ponto máximo da vareta...
Maximos e minimos... com um outro Clio, desta vez a diesel, a força lateral em curvas com mais de 180º (tipo saidas das AEs), feitas na casa dos 100km/h (sim, eu consigo fazer os caracois de saida das AEs a essa velocidade e até mais...) que com meio deposito (cerca de 20L fora a reserva), desferrava e tinha de ir ao motor dar à bomba manual para o gajo ferrar... Para evitar de ficar sem gasóleo no centro do deposito nas noites da loucura tinha de andar sempre de deposito cheio...
O óleo deve andar sempre no ponto máximo da vareta... SEMPRE
-
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...
Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!
Se era para mim, estás enganado, eu nem pseudo mecânico sou :grin:.
Eu não percebo nada disto e por isso é que venho para aqui ver se aprendo alguma coisa, pois quando sei dou a certeza e no final não digo "esta é a minha opinião".
Hoje já aprendi mais uma coisa.
Nem com o nível no máximo me safo de dar cabo do motor por falta de lubrificação.
:cheesy:
-
Errado... Claro que não era para ti.
A minha posta era para aqueles fazem isso e pensam que estão a fazer a melhor coisa do mundo.
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso, mas pelo que o lino descreveu, as condições têm que ser muito severas e de grande força G. :D
-
Agora deixo este post de um colega nosso aqui do forum
"TUDO SOBRE ÓLEO DO MOTOR – NÍVEL DE ÓLEO
Por diversas vezes presenciei motoristas cuidadosos, que verificam semanalmente o nível do óleo, pressão dos pneus e nível da água do radiador, procurando manter o veículo em condições de uso. Uma iniciativa com certeza louvável.
Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.
Por isso, atenção na hora de trocar o óleo. A indicação de mínimo e máximo está gravada na vareta de óleo do motor. Essa medição deve ser feita sempre com o motor frio, retirando a vareta e limpando sua extremidade. Ao introduzir novamente a vareta no motor, sua extremidade entrará em contato com o óleo acumulado no cárter. A viscosidade do óleo garante que se forme uma película sobre a vareta permitindo a leitura do nível.
Algumas varetas não possuem indicação de máximo e mínimo, mas sim, uma pequena superfície estriada na extremidade. A indicação de máximo representa exatamente o comprimento dessa parte estriada.
Medir o nível do óleo com o motor quente não é recomendado, pois irá apresentar uma falsa indicação do nível. Com o óleo está aquecido, o nível se eleva indicando uma quantidade maior de óleo."
-
Ora viva,
Em condições extremas, poderemos estragar muito mais do que apenas o motor e nem com a melhor das condições de manutenção, conseguimos evitar desgastes acentuados... :wink:
Pela experiencia que tenho (não muita :tongue:) e salvo algum defeito de fabrico, não me parece que um motor possa gripar em condições de utilização normal, pelo facto de ter o nível de óleo a meio da zona recomendada (como alguém aqui já disse... no minimo nunca deverá mesmo estar...) ou pela diferença do óleo utilizado...
Existem várias hipóteses de dano num motor, que é uma das partes menos vistas por muitos de nós... podendo acontecer muita coisa, sem que demos conta disso. Por exemplo: uma passagem água/ liq.refrigeração para o circuito do óleo, poderia adulterar todo o óleo do motor :wink:
Com esta minha opinião, não quero entrar em choque com ninguém. Cada um tem as suas ideias e opiniões e apesar de termos a nossa opinião, deveremos sempre respeitar as dos outros e aprender sempre um pouco mais com elas... :smiley:
cumps e as melhoras para a máquina avariada :wink:
-
Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.
Uma coisa são opiniões... Outra é tentar induzir em erro ou colocar o leitor em duvida e não esse o objectivo do fórum.
O que está aqui escrito nesta citação, não está correcto.
Já fomos uns quantos a referir (e sabemos o que dizemos) várias vezes que o correcto é usar sempre no máximo da vareta sem no entanto exceder (pois óleo a mais pode provocar danos nos catalisadores/consumo anormal de óleo), já foram dadas razões e exemplos práticos para que os mais cépticos repensem no seu ponto de vista...
Portanto, quem quiser andar a meio ou no mínimo, sim senhor, são opções, agora agradeço que não tentem passar uma ideia errada do que aqui se tratou.
-
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso
O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo... :angel:
-
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso
O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo... :angel:
Porque será menino Lino???? :grin:
-
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso
O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo... :angel:
Porque será menino Lino???? :grin:
Pé levezinho... e tu até conheces... foi mesmo a chegar à saida da A12 vindo da Vasco da Gama... logo à saida da ultima curva à direita, ainda antes de passar debaixo da ponte...
-
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso
O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo... :angel:
Porque será menino Lino???? :grin:
Pé levezinho... e tu até conheces... foi mesmo a chegar à saida da A12 vindo da Vasco da Gama... logo à saida da ultima curva à direita, ainda antes de passar debaixo da ponte...
Então nao conheco, duas faixas e uma curva com inclinação para a direita, bem elevada, leva a que se consiga passar la a abrir, e ate convida...