Autor Tópico: Troca do oleo recomendado  (Lida 23192 vezes)

Offline ABSPower

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #15 em: 12 de Setembro de 2010, 21:10 pm »
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...

Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!

Bacorada ou poupança.

Renault Megane Break II Fase II 1.5 DCI 105 cv 6 Speed - DYNAMIQUE S - Preta - 2007 - XX-DF-XX

MRC

• Visitante
« Responder #16 em: 12 de Setembro de 2010, 21:18 pm »
LOL

Pois aí está... Uma poupança pouco inteligente que pode depois virar a muito dinheiro gasto para remediar um determinado componente gripado ou mesmo um motor sem cons€rto.

Há poucas coisas que não se devem poupar, e o "sangue" do motor é uma delas!

Offline ABSPower

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #17 em: 12 de Setembro de 2010, 21:42 pm »
LOL

Pois aí está... Uma poupança pouco inteligente que pode depois virar a muito dinheiro gasto para remediar um determinado componente gripado ou mesmo um motor sem cons€rto.

Há poucas coisas que não se devem poupar, e o "sangue" do motor é uma delas!

Concordo...

Renault Megane Break II Fase II 1.5 DCI 105 cv 6 Speed - DYNAMIQUE S - Preta - 2007 - XX-DF-XX

Offline lino

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
« Responder #18 em: 12 de Setembro de 2010, 22:53 pm »
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...

Nem precisas de subidas... num dos Clios que tive, com o Óleo no máximo da vareta, nas noites de loucura na Arrabida, nas curvas a força lateral era tanta que deixava de haver óleo debaixo do chupador da bomba, fazendo uma quebra de pressão no circuito, acendendo a luz e provocando desgaste dos componentes internos... isto com o óleo no ponto máximo da vareta...

Maximos e minimos... com um outro Clio, desta vez a diesel, a força lateral em curvas com mais de 180º (tipo saidas das AEs), feitas na casa dos 100km/h (sim, eu consigo fazer os caracois de saida das AEs a essa velocidade e até mais...) que com meio deposito (cerca de 20L fora a reserva), desferrava e tinha de ir ao motor dar à bomba manual para o gajo ferrar... Para evitar de ficar sem gasóleo no centro do deposito nas noites da loucura tinha de andar sempre de deposito cheio...

O óleo deve andar sempre no ponto máximo da vareta... SEMPRE
banido por má educação para com os demais users do forum e por destabilizar o bom ambiente do forum

Offline raodeste

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #19 em: 13 de Setembro de 2010, 20:02 pm »
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...

Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!

Se era para mim, estás enganado, eu nem pseudo mecânico sou  :grin:.
Eu não percebo nada disto e por isso é que venho para aqui ver se aprendo alguma coisa, pois quando sei dou a certeza e no final não digo "esta é a minha opinião".
Hoje já aprendi mais uma coisa.
Nem com o nível no máximo me safo de dar cabo do motor por falta de lubrificação.
 :cheesy:

MRC

• Visitante
« Responder #20 em: 13 de Setembro de 2010, 20:32 pm »
Errado... Claro que não era para ti.

A minha posta era para aqueles fazem isso e pensam que estão a fazer a melhor coisa do mundo.

Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso, mas pelo que o lino descreveu, as condições têm que ser muito severas e de grande força G. :D

Offline raodeste

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #21 em: 13 de Setembro de 2010, 21:00 pm »
Agora deixo este post de um colega nosso aqui do forum

"TUDO SOBRE ÓLEO DO MOTOR – NÍVEL DE ÓLEO

Por diversas vezes presenciei motoristas cuidadosos, que verificam semanalmente o nível do óleo, pressão dos pneus e nível da água do radiador, procurando manter o veículo em condições de uso. Uma iniciativa com certeza louvável.

Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.

Por isso, atenção na hora de trocar o óleo. A indicação de mínimo e máximo está gravada na vareta de óleo do motor. Essa medição deve ser feita sempre com o motor frio, retirando a vareta e limpando sua extremidade. Ao introduzir novamente a vareta no motor, sua extremidade entrará em contato com o óleo acumulado no cárter. A viscosidade do óleo garante que se forme uma película sobre a vareta permitindo a leitura do nível.

Algumas varetas não possuem indicação de máximo e mínimo, mas sim, uma pequena superfície estriada na extremidade. A indicação de máximo representa exatamente o comprimento dessa parte estriada.

Medir o nível do óleo com o motor quente não é recomendado, pois irá apresentar uma falsa indicação do nível. Com o óleo está aquecido, o nível se eleva indicando uma quantidade maior de óleo."

Offline carlosbat

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
« Responder #22 em: 13 de Setembro de 2010, 21:08 pm »
Ora viva,

Em condições extremas, poderemos estragar muito mais do que apenas o motor e nem com a melhor das condições de manutenção, conseguimos evitar desgastes acentuados... :wink:

Pela experiencia que tenho (não muita   :tongue:) e salvo algum defeito de fabrico, não me parece que um motor possa gripar em condições de utilização normal, pelo facto de ter o nível de óleo a meio da zona recomendada (como alguém aqui já disse... no minimo nunca deverá mesmo estar...) ou pela diferença do óleo utilizado...

Existem várias hipóteses de dano num motor, que é uma das partes menos vistas por muitos de nós... podendo acontecer muita coisa, sem que demos conta disso. Por exemplo: uma passagem água/ liq.refrigeração para o circuito do óleo, poderia adulterar todo o óleo do motor :wink:

Com esta minha opinião, não quero entrar em choque com ninguém. Cada um tem as suas ideias e opiniões e apesar de termos a nossa opinião, deveremos sempre respeitar as dos outros e aprender sempre um pouco mais com elas... :smiley:

cumps e as melhoras para a máquina avariada  :wink:
Laguna II Break Expression 1.9dci 120cv 11/2003
Fiesta Guia 1.3ie 60cv 10/1993 [IMG]http://img223

MRC

• Visitante
« Responder #23 em: 14 de Setembro de 2010, 02:00 am »
Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.

Uma coisa são opiniões... Outra é tentar induzir em erro ou colocar o leitor em duvida e não esse o objectivo do fórum.

O que está aqui escrito nesta citação, não está correcto.

Já fomos uns quantos a referir (e sabemos o que dizemos) várias vezes que o correcto é usar sempre no máximo da vareta sem no entanto exceder (pois óleo a mais pode provocar danos nos catalisadores/consumo anormal de óleo), já foram dadas razões e exemplos práticos para que os mais cépticos repensem no seu ponto de vista...

Portanto, quem quiser andar a meio ou no mínimo, sim senhor, são opções, agora agradeço que não tentem passar uma ideia errada do que aqui se tratou.

Offline lino

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 14 de Setembro de 2010, 20:52 pm »
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso

O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo...  :angel:
banido por má educação para com os demais users do forum e por destabilizar o bom ambiente do forum

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #25 em: 15 de Setembro de 2010, 00:16 am »
Quanto ao estragar o motor por falta de lubrificação com o óleo a nível, nunca conheci tal caso

O meu Williams derreteu capas de biela... a direito em AE... e com o óleo no máximo...  :angel:

Porque será menino Lino????  :grin:

Offline lino

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 11 de Outubro de 2010, 21:10 pm »

Pé levezinho... e tu até conheces... foi mesmo a chegar à saida da A12 vindo da Vasco da Gama... logo à saida da ultima curva à direita, ainda antes de passar debaixo da ponte...

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #27 em: 11 de Outubro de 2010, 22:14 pm »

Pé levezinho... e tu até conheces... foi mesmo a chegar à saida da A12 vindo da Vasco da Gama... logo à saida da ultima curva à direita, ainda antes de passar debaixo da ponte...

Então nao conheco, duas faixas e uma curva com inclinação para a direita, bem elevada, leva a que se consiga passar la a abrir, e ate convida...