Basicamente pode ser 2 Problemas:
Injectores NOK;
Cablagem NOK;
No entanto tambem pode ser pior...
Primeiro tem de ser verificado ligando a maquina. Depois e que se pode dizer alguma coisa.
E WD-40 é aquele oleozito em spray :tongue:
E WD-40 é aquele oleozito em spray :tongue:
Pelo que me parece essa indicação de "verificar injecção" pode corresponder a muitas coisas diferentes.
No meu caso em particular isso também aconteceu e foi até hoje o problema mais grave que tive mas que se resolveu rapidamente e com pouca despesa.
Também me apareceu essa informação quando ia na autoestrada a uma velocidade constante de 120/130 Km/h e depois de parar o carro no final da viagem (passados 40Km) e de o voltar a ligar desapareceu. De qualquer forma a mensagem apareceu por várias outras vezes e eu sabia que havia algo mal pois a carrinha não tinha a força habitual, especialmente quando era necessária mais potência (arranque, subidas). Passado um dia fui à MULTIAUTO Setúbal que é a oficina mais próximo de minha casa e apesar de ser cliente habitual nas revisões vieram com aquela conversa do costume de que necessitavam que deixasse o carro durante um dia para o diagnóstico da situação. Como eu necessitava do carro para trabalhar vim-me embora aborrecido, motivo pelo qual deixei de lá ir e em boa hora, pois considero que prestam um mau serviço e assim descobri a AUTOVENDALCAIDE, que é um agente Renault e que recomendo vivamente a todos. Fiquei ainda mais aborrecido pois eu só queria saber se o carro podia andar assim apesar de ter menos potência ou se isso era prejudicial. Ainda andei muitos Kms assim pois fui ao Algarve nesse fim de semana (600Km) e ainda fui para Coimbra local onde me resolveram o problema e que foram espectaculares, não me conhecendo de lado nenhum. Após a ligação à máquina detectaram que o problema era apenas o actuador do turbo, que tiraram dum carro que estava em stock e colocaram no meu, sendo assim resolvido o problema rapidamente – Despesa 120€.
De qualquer forma os problemas que motivam esse aviso são múltiplos alguns deles com contas bem elevadas.
Muito boa sorte e espero que o vosso problema se resolva da forma fácil como foi o meu.
Peço desculpa pelo longo discurso.
Cumprimentos a todos.
Bruno Santos
Estaremos a falar da mesma Autovendalcaide. A que eu falo é na Venda do Alcaide perto de Palmela - Setúbal. Não que eu esteja a duvidar mas as pessoas com quem tenho falado são unânimes a dizer bem desta oficina.
De qualquer forma agradeço o aviso pois posso estar-me a iludir e assim fico mais atento e a conhecer outra oficina que pelos visto tem a vossa confiança. Obrigado.
Ola a todos novamente
Hoje o meu carro teve mais sintomas :cry:
Apresentava bolhas de ar no tubo pescatorio do gasoleo, so pegou a terceira e quando o fez fez imenso fumo branco com um cheiro esquesito :cry:
Estou com um pouco de medo de andar assim com o carro.
Vou tentar leva-lo na segunda feira a renault a tal maquina que voces falam.
Já não sei mais o que pensar.
Obrigado pelas informaçoes de todos
Ola a todos novamente
Hoje o meu carro teve mais sintomas :cry:
Apresentava bolhas de ar no tubo pescatorio do gasoleo, so pegou a terceira e quando o fez fez imenso fumo branco com um cheiro esquesito :cry:
Estou com um pouco de medo de andar assim com o carro.
Vou tentar leva-lo na segunda feira a renault a tal maquina que voces falam.
Já não sei mais o que pensar.
Obrigado pelas informaçoes de todos
e a bomba não tem concerto?
Agora já me diz que pode tambem ser da bomba. Alguem tem alguma ideia do que possa ser? A meu ver o mecanico não percebe nada desta avaria e assim eu mostrava-lhe as ideias aqui do forum.
Obrigado a todos
Agora já me diz que pode tambem ser da bomba. Alguem tem alguma ideia do que possa ser? A meu ver o mecanico não percebe nada desta avaria e assim eu mostrava-lhe as ideias aqui do forum.
Obrigado a todos
Esta Frase é muito grave,!um conselho tira o carro daí e mete em alguém que perceba, acho que as tantas gastastes dinheiro para nada!
É apenas uma ideia, e que tal uma ida á Renault?
Ola a todos,
Já agora reporto a minha experiência com esta avaria e a mesma ainda não esta resolvida.
A cerca de um ano de vez em quando no painel indicava a avaria "deficiencia na injecção" e acendia a luz de STOP, como so aparecia de vez em quando não liguei, acerca de 1 mês acendia com mais regularidade e o trabalhar do motor não era muito certo e "tremia" muito, decidi levar a uma oficina particular. O mecanico quando ligou o carro à maquina acusou avaria nos injectores, mandou rectificar os 4 e a conta nos €800 (só de rectificação dos injectores €621). Passado 3 dias a mesma indicação no painel, e com a agravante de o carro custar bastante a pegar. Num dia nem quis pegar, não chegava combustivel, teve que se puxar o combustivel com a pequena bomba que esta no tubo de combustivel, ja colocou uma valvula para que o combustivel não recue. Agora já me diz que pode tambem ser da bomba. Alguem tem alguma ideia do que possa ser? A meu ver o mecanico não percebe nada desta avaria e assim eu mostrava-lhe as ideias aqui do forum.
Obrigado a todos
Ola a todos,
Já agora reporto a minha experiência com esta avaria e a mesma ainda não esta resolvida.
A cerca de um ano de vez em quando no painel indicava a avaria "deficiencia na injecção" e acendia a luz de STOP, como so aparecia de vez em quando não liguei, acerca de 1 mês acendia com mais regularidade e o trabalhar do motor não era muito certo e "tremia" muito, decidi levar a uma oficina particular. O mecanico quando ligou o carro à maquina acusou avaria nos injectores, mandou rectificar os 4 e a conta nos €800 (só de rectificação dos injectores €621). Passado 3 dias a mesma indicação no painel, e com a agravante de o carro custar bastante a pegar. Num dia nem quis pegar, não chegava combustivel, teve que se puxar o combustivel com a pequena bomba que esta no tubo de combustivel, ja colocou uma valvula para que o combustivel não recue. Agora já me diz que pode tambem ser da bomba. Alguem tem alguma ideia do que possa ser? A meu ver o mecanico não percebe nada desta avaria e assim eu mostrava-lhe as ideias aqui do forum.
Obrigado a todos
O sistema original não precisa de valvulas anti retorno para funcionar. Essa do rectificar os injectores e a primeira vez que oiço. A unica coisa que conheco nos injectores e o recondicionamento dos mesmos: troca de bicos e da parte electronica do mesmo, sendo depois montados no veiculo apos codificação caso tenha sido trocada a parte electronica. Rectificação e coisa que nao conheco, pois para mim rectificação e o desbaste do metal dos injectores. Não sei o que isso poderá influenciar o funcionamento dos mesmos.
a programação é standard ? wtf ?
voces andam a deixar os carros no mecanico ou no sapateiro ?
a programação do injector é o numero do injector e cada um , tem um numero diferente .......
e se ele os tirou para mandar arranjar , não tem que programar nada .... basta monta los na ordem correcta onde estavam que a programação está sempre lá .....
Eu só digo uma coisa... Ás vezes dizem que a Renault é isto e aquilo e não presta aqui e ali, e da muitos problemas... Aqui se vê onde está o grande problema, quem mexe nos carros...
Eu só digo uma coisa... Ás vezes dizem que a Renault é isto e aquilo e não presta aqui e ali, e da muitos problemas... Aqui se vê onde está o grande problema, quem mexe nos carros...
Esse preco pelo filtro que pagaste dava para comprares 3 filtros... Ou seja mais alguma coisa fizeram...
Esse preco pelo filtro que pagaste dava para comprares 3 filtros... Ou seja mais alguma coisa fizeram...
Deixo aqui a factura
([url]http://img155.imageshack.us/img155/6324/renaultz.jpg[/url]) ([url]http://img155.imageshack.us/i/renaultz.jpg/[/url])
Uploaded with ImageShack.us ([url]http://imageshack.us[/url])
Por acaso ontem estive a mudar o leo e o filtro. eu não, o mecanico e falei neste assunto, ele mexeu na valvula (que está presa com uma bracadeira) e mexeu nos tubos, mas nao fez mais nada... o que é certo é que ficou um pouco melhor, ou seja quando sai de lá, o carro estava normal, mas hoje ja se nota outra vez uma certa falta de potencia, é como se não tivesse disparo, custa mais a subir de rotaçoes. E acontece outra coisa curiosa, agora quando tiro o pé do acelerador para meter uma mudança, oiço mais o turbo a desenrolar (ou será a egr ou wastegate)...
Não estará uma ficha dos injectores com os contactos largos? umas vezes faz contacto outra nem por isso.E não era na Renault, com o clip que me deviam fazer isso???
Pois, há pouco mais de um ano, quando o meu tinha quase 120000, e quase a fazer 5 anos fiz a revisão dos 120000 e mudei a correia, com tudo o que tem direito, uma pipa de massa, na Renault.Eu só digo uma coisa... Ás vezes dizem que a Renault é isto e aquilo e não presta aqui e ali, e da muitos problemas... Aqui se vê onde está o grande problema, quem mexe nos carros...
Quando era tudo mecanico, era uma festa, qualquer um mexia, agora com a electronica a dominar aonde e preciso ter boxes de comunicação e etc e tal convem ir a quem percebe, e ai o fabricante e quem percebe. E caro, pois e, mas tens garantia na reparação.
Disse o que o carro fazia, e o rapaz ligou o carro à máquina e disse-me que tinha um erro, o DF301 e que era def-1 falta de ar na admissao. Eu perguntei, e agora? Ele disse, só se for aqui a valvula da pressao do turbo!!! eu perguntei se tinham a valvula, tinham. Podem meter para ver se é ou não? Não, tem de comprar, se não for da valvula! Azar, fica com duas boas. Isto lá é serviço Renault!!!
MAF Limpa, EGR Limpa, Admissao Limpa e nada... Já não sei o que fazer, será a P**ta da MAF nas couves?Ola boa noite, varios problemas podem existir na tua carrinha deixo aqui algumas dicas que te poderam ser uteis, preimeiro verifica o permutador de ar do turbo se nao esta com fuga,se estiver tudo bem verifica o filtro de ar por vezes eles ficam deformados e começao a tapar a passagem de ar, se este estiver bem falta fazer uma coisa tirar o tubo que encaixa na admissao desmontar a borboleta abafadora e desmontar a EGR, pois entre a EGR e colector de admissao tem um buraco por onde passa o gaz de escape atraves da EGR para a admissao e normalmente ao fim de muitos KMS fica obstruido isso cria encooerencia de informaçoes de ar aspirado, bom estes sao os defeitos mais conhecidos .
primeiro : ver / limpar egr e respectivo tubo de admissão
segundo : teste de retorno aos injectores / verificar codificação dos mesmos se já trocados
terceiro : verificar turbo
quarto : se nada resolver , desistir e mandar para abate :)
A injeção deu o berro, e metemos uma injeção usada, porque era demasiado cara uma nova. mas esta bomba é usada mas está ok.
O problema que tenho é que continua a acender verificar a injeção e de manha demora a ligar e quando liga sai fumo branco, em andamento funciona normal
primeiro : ver / limpar egr e respectivo tubo de admissão
segundo : teste de retorno aos injectores / verificar codificação dos mesmos se já trocados
terceiro : verificar turbo
quarto : se nada resolver , desistir e mandar para abate :)
O meu mecânico diz e tenho de concordar com ele.
"Estes carros ao nível de injectores são mesmo uns cancros" É que são mesmo uma anedota... acho que qq dia sou eu a tier de abrir a carteira.
No meu carro aconteceu o mm.
Era a fixa que n tava bem presa. Dpx d ter encaixado bem voltou tdo ao normal e sem erros.
Sent from my U8800
parece me bronzes da cambota e se for isso, prepara a carteira
Boa tarde Caracol
Fiquei um bocado "dah" quando falaste da wastegate.
Andei a pesquisar um pouco sobre essa peça mas não fiquei esclarecido...
Como funciona mesmo a wastegate?
...
O meu apareceu-me uma vez essa mensagem quando ia em aceleração na AE. O carro agaixou-se (perdeu potencia) mas não foi abaixo é como se lhe tivessem tirado metade dos cavalos.
A resolução foi simples um fio de uma electrovalvula estava a raspar num componente do motor e acabou por partir, por isso dá uma vista de olhos na cablagem do motor.
O meu apareceu-me uma vez essa mensagem quando ia em aceleração na AE. O carro agaixou-se (perdeu potencia) mas não foi abaixo é como se lhe tivessem tirado metade dos cavalos.
A resolução foi simples um fio de uma electrovalvula estava a raspar num componente do motor e acabou por partir, por isso dá uma vista de olhos na cablagem do motor.
X2
Segundo relatas que só acontece quando viras para a direita, a mim também me parece ser na cablagem do motor.
Ou o fio parcialmente partido, ou ficha com mau contacto, e com a inclinação do motor para o lado faz mau contacto.
O catalisador está depois do turbo certo?Se começares a ver a partir da panela de escape o catalisador fica antes do turbo :laugh:
Acontece o que referi de acender a luz em curva... andei a ver os cabos e não vi nada de mal á partida, vou fazer uma medição de continuidade nos cabos ( desligando a bateria claro) .
Epá, estava convencido que ficava após o turbo :facepalm:
O turbo fica a fazer mais barulho por norma. Digo isto com base em casos próximos de mim. Agora há-que saber distinguir os barulhos do turbo. Um pode ser normal e o outro um caso a ter em atenção.
Boa noite
Pessoal alguém me pode ajudar ia nestes dias na AE quando reparo no aviso "Verificar Injecção" no CB com a luz do service ligada mas não notei nada no carro ele tava andar bem depois não sei como um tempo depois desligou o aviso =S hoje quando vinha para a casa voltou acontecer o mesmo ele ligava-se ate pensei deve ser filtros dava uma aceleração (o problema acontece em 5ª) ele depois teimoso desaparecia passado mais algum tempo ligou e depois desligou =S
Muito provavelmente tens o respiro do deposito entupido, quando abres o tampão do deposito, sentes ele a fazer vácuo??não faz qq tipo de barulho ao abrir o tampao
ola a todos ca estou novamente nem um mes depois
ontem sai a noite ao regressar volta a ligar "verificar injeçao" carro sem potencia as 2000 rpm
o que pode ser desta vez?
estava muito frio pode ser por ai?
No meu Laguna II aconteceu a mesma coisa...muito simples tubo do vacuo do turbo fora do sitio ou roto. É o suficiente para asender a luz de deficiencia no sistema de injeção.
Que posso esperar de uma analise feita com CLIP?
Ao desligar o tudo reparei que sai um pouco de fumo branco... ali mesmo perto da "boca" do oleo!!!
Achei o fumo um pouco esbranquiçado... e já no outro dia com o carro a frio, dei umas aceleradelas e saiu fumo esbranquicado.
Além disso, mesmo numa segunda velocidade... ao esmagar o acelerador o carro nao reage como reagia!
Youresocool, quando acende te acende a luz vermelha da injeção e stop o carro vai abaixo em andamento?
No meu caso sim foi abaixo umas duas três vezes antes de deixar pegar
Acham que está com trabalhar de 3 cilindros? Vejo vídeos de motores a 3 cilindros e parecem com um trabalhar mais agressivo que este.
Está reprogramada?
Será que entra em safe mode?
Sem ter conhecimento do erro em causa procurava fugas no tubos do turbo ou verificava a egr.
Cumprimentos
tiagosilva85... o que não falta por cá é assunto sobre o verificar injecção.
Tens aqui muito para ler neste tópico(por exemplo).
O que considera muito dinheiro? Hoje em dia sem ligar à máquina "pouco" se consegue descobrir neste tipo de situações!Tudo que seja acima de 10 euros no meu mecanico habitual é caro.
Tudo que seja acima de 10 euros no meu mecanico habitual é caro.
Se fosse a qualquer lado onde nao sou cliente ainda entendia dar 25 euros para ligar simplesmente a maquina. Agora no meu mecanico habitual é um roubo. Eu ja tive outro mecanico que nao me levava nada. Mas depois troquei de mecanico.
Por isso eu espero que o stand reabra para me ligarem a maquina sem pagar
Fora a formação que têm de fazer para saberem trabalhar com as máquinas e interpretar o que as máquinas dizem. E como qualquer um de nós quando estamos a trabalhar alguém nos está a pagar pelo nosso tempo de trabalho. Portanto um mecânico quando está 1h de volta do carro a fazer um diagnóstico está a trabalhar! Logo deve ser pago por isso.O grande conhecimento nem é saber interpretar o que a máquina diz mas sim o que ela não diz, já vi fazerem diagnóstico a componentes electrónicos com osciloscópio em que a máquina de diagnóstico não detetava nem erro nem os valores pareciam foram do normal mas com o osciloscópio verificou se que o sinal tinha quebras que nem a própria centralina do carro a identificava como erro esse sim é um diagnóstico brutal e exige muito mas muito conhecimento do funcionamento da eletrónica do carro devem ser precisas horas e horas de estudo para saber como funciona cada válvula e cada sensor e como o sinal deveria ser no osciloscópio.
Por curiosidade... porque mudaste de mecânico se pelos vistos até era barato?
E de certeza que fica bom ao levar uma nova? Pode ser daí o problema mas também pode não ser. Tendo noções, sabes o comportamento quando desligas um MAF.Na Renault e nesta geração a que me refiro julgo que eliminar a Maf a centralina assume um valor de 75 ou 80% para o valor de entrada de ar no motor e coloca o valor médio da temperatura do mesmo, a consequência é que o valor da injeção do combustível deixa de ser ajustado ao nível de ar que o motor está a "sugar" e a respectiva temperatura o que prejudica a eficiência do combustível (aka consumos e talvez alguma performance), não tendo dados para conferir porque não consigo conduzir e olhar para o computador para ver os dados em tempo real (nem valores de referência) algures entre as 2000rpm o MAF deveria dar valores superiores aos reais de tal forma que deveria enviar a centralina valores superiores aos medidos pelo sensor de pressão do turbo (MAP) fazendo com que a centralina entrasse em modo de protecção para o turbo e o fizesse abrir a válvula para não danificar com o excesso de gases de escape. Se fosse o tal MAP ou algum tipo de excesso/falta de pressão na admissão do motor o erro teria sempre de permanecer com ou sem MAF.
Estou só a alertar para o facto de poderes estar a mascarar o problema e quando meteres um MAF novo ficar igual.
Se soubesse o preço de uma máquina de diagnóstico e das licenças que os mecânicos pagam para as poderem usar, provavelmente ia achar 10€ barato.Boa tarde. Nao é 10 euros mas sim 25 euros que leva para ligar á maquina.
Fora a formação que têm de fazer para saberem trabalhar com as máquinas e interpretar o que as máquinas dizem. E como qualquer um de nós quando estamos a trabalhar alguém nos está a pagar pelo nosso tempo de trabalho. Portanto um mecânico quando está 1h de volta do carro a fazer um diagnóstico está a trabalhar! Logo deve ser pago por isso.Boa tarde eu mudei de mecanico simplesmente porque o meu antigo mecanico para me pegar num carro demorava muito tempo enquanto o novo mecanico é mais rapido. Tambem era mais demorado porque tinha muito trabalho. Mas como o carro me faz falta mais vale mais rapido.
Por curiosidade... porque mudaste de mecânico se pelos vistos até era barato?
E não achas possível teres um problema de injeção em que o combustível esteja a ser debitado em pressões incorretas e que isto fique oculto pelos valores por defeito com MAF desligado?Isso já eu tinha feito mas como o problema é intermitente gravar por gravar não serve de nada agora era mais frequente mas mesmo assim nem o erro ficava registado mal baixava das 200rpm desaparecia, tentei gravar 2x mas não consegui replicar dessas 2 ou 3x teria que ser sempre uma solução para ficar ligada durante a viagem para poder verificar.
Não sei se sabes como funciona o MAF ou não mas muito resumidamente, é composto por uma placa de circuitos e um fio elétrico que é aquecido e consoante mais ar entra, mais ele arrefece e de mais corrente ele necessita para ficar quente. Portanto, quanto mais corrente, mais ar está a passar na admissão. É daqui que advém o valor lido pela centralina.
A minha ideia para ti quanto ao portátil, é sacares um programa que grave o que está a ser reproduzido no ecrã para poderes analisar posteriormente. A seguir tentas encontrar os valores de referência na internet para comparação. Porreiro porreiro era arranjares um MAF emprestado para testar.
Boa tarde. Nao é 10 euros mas sim 25 euros que leva para ligar á maquina.Então um alto dignitário da família real portuguesa encontra-se entre nós?
Nao é o achar caro. É achar que como meu mecanico habitual nem devia levar era nada
Boa tarde. Nao é 10 euros mas sim 25 euros que leva para ligar á maquina.
Nao é o achar caro. É achar que como meu mecanico habitual nem devia levar era nada
Tem mesmo de ser na renault? Ou pode ser noutra oficina
Se eu te falar onde comprei os meus antigos carros posso te dizer que nunca me deram garantia nem de dois anos nem de dois messes.
E por azar um deles passado um tempo barulho no encosto de embraiagem que passa um bocado a carregar na embraiagem. Deve ser o rolamento da embraiagem. Anda assim á quase dois anos. Mas ainda tem mais estrago. Folga nos casquilhos da frente dos braços de suspensão que me gasta os pneus todos da frente.
Folga nos pendurais da barra estabilizadora de tras.
Faz barulhos que nem te digo. E tambem discos ja todos lixados. Um da frente ate ja ta um bocado partido. Mas deste carro nao podia esperar muito. É um carro ja muito antigo e comprei por 800.
O pior mesmo foi um que comprei por 4 mil e na segunda semana de andar com o carro pedal da embraiagem mole ate deixar de dar.
Perdia oleo pelo rolamento de enbraiagem e tive de meter kit de embraiagem completo com volante de motor com esse rolamento quase 800 porque o oleo estragou a embraiagem toda.
Depois disso dava a chave com o carro e fazia um barulho tipo algo a girar que nao era o motor e nao ligava. So passado muitas tentativas ligava. Entretanto o problema desapareceu.
Mais um cano de aço que perdia agua. Depois mais outro problema a andar com o carro quando aquecia o carro perdia potencia ate deixar de andar e era fumo por todo lado. Resolvido esse problema apareceu outro. Comecou o carro a aquecer muito e nao dava para andar com o carro. Deixei o carro a porta do stand e esteve la meio ano sem lhe tocarem. Diziam que era da colaça e que devia ter ja o bloco rachado. Fiquei farto tanto tempo la o carro e fui buscar.
No meio de tudo vendi o carro barato a pensar ser colaça e bloco rachado e no fim era so a bomba de agua estragada.
Fui enganado pelo stand e fiquei sem o carro por uma bomba de agua. Mas tambem digo que nao me faz falta o carro. So deu problemas.
Concluindo em dois anos andei no maximo dois messes com o carro.
Outra coisa carros que la deixei recebia desde multas de imposto de circulaçao que nao pagavam a multas de passagem por portagens sem pagar. Venderam os carros e nao tiraram do meu nome. Abraços
Por lei são obrigados a fornecer garantia de 2 anos sobre os veículos que vendem. O mal é as pessoas desconhecerem isto e não chamarem a policia no momento.
O mecanico disse que tinha mesmo muitos erros e que não ia tar a substituir tudo que dá erro e que o melhor seria deixar la o carro para verem.