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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Gonçalo em 10 de Janeiro de 2010, 03:05 am
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Só para terem uma ideia de como se faz para instalar o espelho electrocromático nos carros sem preparação para o mesmo...
(http://img192.imageshack.us/img192/843/07012010073.jpg)
Basicamente fui buscar a energia para o espelho elecrocromático ao plafondier de tecto, em que um dos polos é o negativo e o outro o positivo e assim conseguir gerar o efeito electrocromático... O processo de instalação é de dificuldade média, ha que garantir que os fios ficam bem isolados e bem soldados para nao haver falhas nenhumas...
O resultado final é este:
(http://img94.imageshack.us/img94/6484/07012010075.jpg)
Isto vi num forum espanhol como se fazia, contudo por respeito a nuestros hermanos nao irei colocar fotos deles :wink:
Disponham :wink:
edit
Montar espelho electrocromático (http://www.youtube.com/watch?v=YDpNX0gAmpo#)
creditos do video , user Delfim
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isso merecia mais umas fotos pah
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Artur, muito sinceramente, tinha o ferro quente para soldar e falhei um bocado nas fotos, foi o que me foi possivel de tirar, e tambem nao tinha muito tempo para fazer isto :undecided:
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Ora desculpem lá a minha ignorância mas o que é que este espelho tem de diferente dos outros?
cumps
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é para não encadiar os olhos(acho).
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Ora desculpem lá a minha ignorância mas o que é que este espelho tem de diferente dos outros?
cumps
escurece automaticamente quando a luz incide sobre ele
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A primeira foto é para mostrar para que é que servem os dossier's de fisica--para segurar peças lool
Boa malha. Uma bela mod.
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É para veres que tem dias em que ainda estudo fisica :grin:
vmps, é anti-encadeamento, em vez de ires la com a mao, alterar o espelho para nao encadear, ele escurece por si só :wink: eu como ando muito à noite, da-me muito jeito mesmo :grin:
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obrigado pelo esclarecimento, mas como sou um gajo cheio de perguntas... o clio 2 fase 2 traz esse tipo de espelhos ou haverá mais algum compatível?
cumps
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Boas!
Bom trabalho, mas, tens a certeza que a posição correcta do espelho é essa? A célula é para cima, pelo menos no meu é assim.
Abraço.
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Hardcore, eu ja vi a celula para cima e para baixo... por isso ja nem digo nada :S
vmps, nao, se nao me engano nao existe nenhum clio seja clio II ou III, com espelho electrocromatico :grin:
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Eu fiz a observação porque o meu é em cima, pode ser que já tenham mexido naquilo mas fiz umas buscas na net e vi também com a celula para cima.
Como o espelho não roda sobre si, a não ser que tires os plasticos de traz penso que no meu caso esteja de origem.
Por exemplo, nos Audis e VW é para baixo como tu tens.
Abraço!
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Com jeitinho roda... Eu como arranjei este ja usado, tive de o virar que vinha ao contrario, mas pensei que tinham andado a mexer-lhe :lipsrsealed:
Mas vi por uma megane II e estava assim tal como tenho :wink:
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realmente so faltavam as fotos, mas como a explicaçao foi boa e a dificuldade nem e muita... tas desculpado. lol
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Com jeitinho roda... Eu como arranjei este ja usado, tive de o virar que vinha ao contrario, mas pensei que tinham andado a mexer-lhe :lipsrsealed:
Mas vi por uma megane II e estava assim tal como tenho :wink:
o meu megas tambem é para cima penso que é assim de origem...
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Se tivesse cá o suporte do ferro de soldar, dava, mas assim... Nao é dificil, o resto é mais passar cabos e trocas os espelhos...
Esqueci-me de referir que para retirar o espelho velho é dar umas pancadinhas com um martelo na parte metalica, fazendo com que deslize para baixo, mete impressao mas nao se preocupem que nao parte nada, é mesmo so para soltar os apoios :grin:
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Eu ja vi das duas maneiras, por isso deve ser indiferente suponho :undecided:
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mas funciona? se funcionar, ta ok. lol o portugues e mesmo assim, ta a desenrrascar ;)
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Leites, hoje na ponte um gajo deu-me maximos e pareceu-me que sim, que funciona... Mas so testando com 1 carro atrás a dar maximos constantemente :wink:
Em breve irei testar isso com o Xmarine :wink:
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Se hoje tivesses esperado um bocado experimentavas isso com o xenon do rapaz que teve hoje conosco. O gajo tava com os médios a iluminar o infinito e mais além :grin:
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Gostei da mod... a ver se faço isso, quando encontrar um espelho num mégane mais proximo XD
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Se hoje tivesses esperado um bocado experimentavas isso com o xenon do rapaz que teve hoje conosco. O gajo tava com os médios a iluminar o infinito e mais além :grin:
Estava a chover a cantaros, só se fosse maluco, dass LOL
oldmaxx, ha por ai tantos :tongue:
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E fotos pa... Tive eu a dar o link deste topico a um user novo que queria fazer o mesmo na megane, e agora e que vi que nao tem fotos de desmontagem. E que como ouvi um passarinho dizer que ja tinha sido feito noutro clio, pergunto: Tiraram fotos???? :grin:
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Se o depx tambem avançar com a ideia, tira-se fotos... Eu sozinho quando montei foi dificil ir tirando :undecided: mas é usar um martelo com cuidado e fazer o espelho descer :wink:
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Se o depx tambem avançar com a ideia, tira-se fotos... Eu sozinho quando montei foi dificil ir tirando :undecided: mas é usar um martelo com cuidado e fazer o espelho descer :wink:
Eu perguntei-te se querias que tirasse fotos :tongue: :tongue:
Mas estavamos entretidos.
Depois quando for o do depx tira-se :grin:
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Se o depx tambem avançar com a ideia, tira-se fotos... Eu sozinho quando montei foi dificil ir tirando :undecided: mas é usar um martelo com cuidado e fazer o espelho descer :wink:
É claro que avanço com a ideia, só é preciso encontra o espelho primeiro.LOL
Mas depois preciso da super visão do mestre e da ajuda do Lipe. :wink:
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Oh Lipe, tinhas o pulso meio lixado e tambem me dava ajuda segurares isto ou aquilo entendes? Depois no dele ja tiramos as fotos na boa, somos 3, um dedica-se só a isso :tongue:
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Acho que vai ser ele... quando ele vir o martelo deve cair pro lado. lolol
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Acho que vai ser ele... quando ele vir o martelo deve cair pro lado. lolol
Quando um gajo quer aprender e ajudar não deixam...LOL
E depois queixam-se que à sempre um que fica a olhar. :wink:
Depois da montagem siga para umas mines fresquinhas. :tongue:
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Siga nisso!
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Pronto... venham elas! lol
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Ando para perguntar isto a uma carrada da tempo: Mas não ha outro sitio para alem das luzes interiores para se ir buscar a energia para o espelho electrocomatico? :huh: Aonde e que as Meganes vao buscar essa energia para esse espelho?
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Ando para perguntar isto a uma carrada da tempo: Mas não ha outro sitio para alem das luzes interiores para se ir buscar a energia para o espelho electrocomatico? :huh: Aonde e que as Meganes vao buscar essa energia para esse espelho?
As megas já têm a pré instalação de origem agora de onde ela vem já não sei. Mas possivelmente deve ter um fusivel associado,não? :lipsrsealed:
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Márcio, vai buscar ao espelho, é o que te digo... Senao tinhas uma cablagem para mudar e acredito que ainda vá dar algum trabalhinho a fazer... :undecided:
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Pois, para alem de teres de desmontar muita coisa, teres muito trabalho e esta maneira, faz o mesmo efeito, logo desmontas menos coisas para não haver ruidos a seguir e se precisares de tirar, é facil :wink:
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Ora bem,
Cá vai mais uma tentativa de mostrar os ensinamentos do mestre completando o seu DIY.
A vitima, mais um Clio III. Já somos 3 com isto :grin:
Desculpem a ordem das fotos, mas infelizmente não deu para tirar logo algumas pelo que tiveram de ser “encenadas”.
Portanto,
Devemos retirar a “caixa” do sensor de chuva/luz/termometro interior, pressionando a parte lateral superior.
Não esquecer de desligar as fichas dos sensores.
Aí ficamos com o encaixe do espelho à mostra como podem verificar.
(http://img42.imageshack.us/img42/2269/10757210.jpg) (http://img42.imageshack.us/i/10757210.jpg/)
(http://img148.imageshack.us/img148/5923/74113069.jpg) (http://img148.imageshack.us/i/74113069.jpg/)
Então, chega a parte mais temida, a do martelo.
Para desencaixar, basta dar umas pancadas suaves para o espelho deslizar para baixo e pronto, sai logo.
(http://img267.imageshack.us/img267/2047/70821213.jpg) (http://img267.imageshack.us/i/70821213.jpg/)
(http://img821.imageshack.us/img821/1248/75731429.jpg) (http://img821.imageshack.us/i/75731429.jpg/)
Como o coolwater ja tinha dito, temos de ir buscar energia a algum lado e a fonte mais próxima é o plafondier. Assim temos de o tirar do sitio para soldar uns fios.
(http://img295.imageshack.us/img295/1662/90780347.jpg) (http://img295.imageshack.us/i/90780347.jpg/)
Raspem a zona a soldar e apliquem um pouco de solda.
(http://img20.imageshack.us/img20/8210/70710519.jpg) (http://img20.imageshack.us/i/70710519.jpg/)
Só depois, soldem os fios.
Agora, há que soldar uma extensão de fio ao espelho para que seja possível passar o fio pelo forro do tejadilho até ao plafondier.
(http://img638.imageshack.us/img638/2276/72076510.jpg) (http://img638.imageshack.us/i/72076510.jpg/)
Mais uma vez, optamos pelo sistema de colocar uma ficha para facilitar a saida do plafondier mas não se esqueçam do seguinte, as fichas só se colocam depois de estar tudo colocado no sitio.
Para passar este fio, sugiro que arranjem um arame para servir de guia, senão podem arriscar-se a deformar o forro o que não vale a pena.
(http://img697.imageshack.us/img697/9687/63016091.jpg) (http://img697.imageshack.us/i/63016091.jpg/)
Pronto, com tudo no sitio, antes de finalizarem testem a ver se está tudo a funcionar para não haver surpresas e só depois fixem o espelho, dando mais umas “marteladas” suaves pela parte de baixo
(http://img337.imageshack.us/img337/8117/11145905.jpg) (http://img337.imageshack.us/i/11145905.jpg/)
Depois de fixo, basta ligar o plafondier às fichas, a de origem e à do espelho
(http://img191.imageshack.us/img191/2268/90142481.jpg) (http://img191.imageshack.us/i/90142481.jpg/)
Encaixa-lo no sitio, montar a “caixa” dos sensores e está finalizado.
(http://img188.imageshack.us/img188/5512/70845309.jpg) (http://img188.imageshack.us/i/70845309.jpg/)
(http://img718.imageshack.us/img718/9262/32358677.jpg) (http://img718.imageshack.us/i/32358677.jpg/)
(http://img831.imageshack.us/img831/2471/39463099.jpg) (http://img831.imageshack.us/i/39463099.jpg/)
Alguma informação adicional, já sabem, basta pedir!
E coolwater e depx, alguma informação que queiram adicionar, digam!
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Penso que ficou tudo... :wink: Apenas referir que a foto que indica como se tira o espelho foi tirada já com o espelho novo montado porque na altura de o desencaixar não tiramos fotos. :tongue:
Ou melhor tiramos mas com o martelo na posição errada. :grin: :grin: :grin:
Outra coisa que convem referir é que a montagem da ficha do termometro não é nada fácil de montar no sitio. E mesmo depois de montada às vezes o ultimo plastico não quer entrar. :grin: :grin: :grin: LOL
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Essa ultima parte realmente foi complicada!
É preciso de um pouco de paciencia e no caso do teu nem deixamos a ficha como estava, isolou-se com fita tipo esponja e deixamo-la por lá.
A de tirar o espelho foi engraçada.
Já com artimanhas e depois vira-se o meu pai e diz... e que tal de cima para baixo?! LOL
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Essa ultima parte realmente foi complicada!
É preciso de um pouco de paciencia e no caso do teu nem deixamos a ficha como estava, isolou-se com fita tipo esponja e deixamo-la por lá.
A de tirar o espelho foi engraçada.
Já com artimanhas e depois vira-se o meu pai e diz... e que tal de cima para baixo?! LOL
Qual quer dia temos que fazer a minha Megas.
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É só tentar-se arranjar um espelho :wink:
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é impressão minha ou esse ficou de "patas para o ar"?
aquele buraquinho do sensor não devia ser para baixo?
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é impressão minha ou esse ficou de "patas para o ar"?
aquele buraquinho do sensor não devia ser para baixo?
Não.
O coolwater também fez esse erro, como podes ver no DB dele.
Depois ele acabou por coloca-lo correctamente e é como esse está :wink:
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Exacto, está certissimo :wink:
Não é erro, muitos vêm de fabrica assim, ja vi alguns na rua com isso virado para baixo... Acho que tem a ver com pancada, mas pronto.. :wink:
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Exacto, está certissimo :wink:
Não é erro, muitos vêm de fabrica assim, ja vi alguns na rua com isso virado para baixo... Acho que tem a ver com pancada, mas pronto.. :wink:
Até hoje ainda só tinha visto o teu assim e foi na foto. lol.
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Quando fores a minha casa, lembra-me que eu mostro-te um que nao está assim :smiley:
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nos meganes costumava vir virado para baixo
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nos meganes costumava vir virado para baixo
eu até hoje só os apanhei com o buraquinho para baixo e é como faz mais sentido... é como apanha melhor a luz que vem de trás...
(http://img197.imageshack.us/img197/4585/bmwx142.jpg)
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Mais ou menos em quanto ficara um espelho desses para a minha megas??
Só para ter uma noção.
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Durante a viagem tambem achei que o sensor virado para baixo seria melhor porque o foco de luz dos outros carros nem sempre toca ali no sensor.
Mas por outro lado o espelho andaria sempre escuro se o sensor estivesse para baixo. :rolleyes:
Mas também não sei ao certo qual a posição correcta dele. :rolleyes:
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mas virando ao contrário depois não se terá problema com o sensor de luz da frente? Também é verdade uma coisa. Desde que tenho o meu que não tenho tido problema com a luz nos olhos, pelo que nem sequer vou experimentar a outra forma. A não ser que se verifique que não é mesmo a posição correcta.
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Pedesse a comparencia do pessoal com megas com espelhos electrocromáticos para dizerem de sua justiça. :tongue:
mas virando ao contrário depois não se terá problema com o sensor de luz da frente?
Também tenho essa duvida...
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Para baixo... Ate agora nao vi megane com ele para cima, as que vem de fabrica.
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Quando cheguei a casa lembrei-me de reparar nas letras que estão nas costas do espelho e as mesmas ficam direitas na posição em que o espelho foi colocado. Ou seja penso que esteja na posição correcta. :rolleyes:
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pois. Em termos de visibilidade parece-me que fica mais alinhado.
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Foto do interior de uma megas.
(http://img245.imageshack.us/img245/5049/renaultmeganeiisedangra.jpg) (http://img245.imageshack.us/i/renaultmeganeiisedangra.jpg/)
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Começo a pensar que tanto faz... :lipsrsealed:
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O meu tem o sensor virado para baixo.
A titulo de curiosidade, dos carros que conheco Golf IV, A4 e serie 1 tambem esses tem o sensor virado para baixo.
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Há tempos conduzi um Megas II fase I luxe privilege de 2003 e sei que tinha o sensor voltado para cima. Mas como já foi dito, existem Megas II com o sensor voltado para baixo, portanto, está bem das 2 maneiras.
A concorrência é que é sempre virado para baixo, como o C4 cá de casa.
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Andei a pouco tempo num Toyota Auris e também tinha o sensor para baixo. É a tal situação, é indiferente ficar para cima ou para baixo, possivelmente virado para baixo fica um pouco mais sensivel porque deve apanhar com mais luz do que para cima. em termos de estetica fica bem das duas formas... Se não é indescrição quanto fica um espelho desses? e onde encontrar? sucatas?
Abraços !
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Durante a viagem tambem achei que o sensor virado para baixo seria melhor porque o foco de luz dos outros carros nem sempre toca ali no sensor.
Mas por outro lado o espelho andaria sempre escuro se o sensor estivesse para baixo. :rolleyes:
Mas também não sei ao certo qual a posição correcta dele. :rolleyes:
Melhor que estes espelhos é mesmo colocar películas no carro. Desde que tenho as minhas, nunca mais fui incomodado pelas luzes de outros condutores. :wink:
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Foto do interior de uma megas.
([url]http://img245.imageshack.us/img245/5049/renaultmeganeiisedangra.jpg[/url]) ([url]http://img245.imageshack.us/i/renaultmeganeiisedangra.jpg/[/url])
adoro este interior!
e aquele gps... :grin:
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Foto do interior de uma megas.
([url]http://img245.imageshack.us/img245/5049/renaultmeganeiisedangra.jpg[/url]) ([url]http://img245.imageshack.us/i/renaultmeganeiisedangra.jpg/[/url])
adoro este interior!
e aquele gps... :grin:
Vê lá se queres uma advertência por offtopic :shocked:
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Foto do interior de uma megas.
([url]http://img245.imageshack.us/img245/5049/renaultmeganeiisedangra.jpg[/url]) ([url]http://img245.imageshack.us/i/renaultmeganeiisedangra.jpg/[/url])
adoro este interior!
e aquele gps... :grin:
Vê lá se queres uma advertência por offtopic :shocked:
Olha quem fala...
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Bom, mas tenho de vos dar na cabeça ou quê??
Back to topic!!!! :police:
LOLOL
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eu acho que esse esta ao contrario ou seja a fazer o pino
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Foto do interior de uma megas.
([url]http://img137.imageshack.us/img137/5049/renaultmeganeiisedangra.jpg[/url]) ([url]http://img137.imageshack.us/i/renaultmeganeiisedangra.jpg/[/url])
eu acho que esse esta ao contrario ou seja a fazer o pino
A imagem demonstra que está bem colocado. :wink:
Ainda à pouco tempo falei com o user Hardcore sobre isso. Reparei que o espelho electrocromatico da megane dele estava nesta posição de origem. :wink:
[edit] - link da foto restabelecido.
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Boas,
posso dizer que a 1ª vez que vi esse tipo de espelho foi numa megas break II fase II de 2007 de um amigo meu :embarrassed:, e na dele está o sensor para baixo. se é o correcto ou nao, nao sei mas ele comprou a carrinha com 8 meses mesmo na Renault.
Logo á noite vou tar com ele e vou ver se reparo nas letras. :cool:
Cumps
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na minha é assim
(http://img641.imageshack.us/img641/6587/pic0117a.jpg)
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É como eu o tenho tambem :wink:
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Boas
Tive a confirmar e a megas dele nao é de 2007 mas de 11/2006... lol
como já tinha referido o sensor dele está para baixo, e tive a ver as letras e estao direitas.
O que me parece é que o espelho nao é igual ao da foto do pedro....
penso que deve haver mais que um modelo de espelhos e uns serem pra cima e outros pra baixo.. (apesar que no meu intender tem mais logica pra baixo...)
Cumps
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o meu esta para baixo é de 2003 e tem as letras direitas...
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Existem espelhos diferentes nos Meganes e Scenics em que o sensor está na parte de baixo.
Esse espelho na carrinha do pedro, no carro do coolwater, no meu, etc, é com o sensor para cima.
Neste momento, nos Meganes 3, saiu ainda um outro modelo de espelho electrocromatico. :wink:
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e onde anda o meu?? :cry: :cry: esta dificil :cry:
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e onde anda o meu?? :cry: :cry: esta dificil :cry:
Quando tiveres um dia semanal em que tenhas algum tempo livre, dizes-me e vamos a um sitio ver dele ok? :wink:
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quero!
vou vestir o macaco de abutre e começar a ir às sucatas :)
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Bem ainda nao tinha visto estas imagens, e ajudam, se bem que agora detectei um problema. Não e mencionado, mas qual é o tamanho do espaço livre na zona do encaixe do espelho? Pergunto nomeadamente dentro dos plasticos?
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Bem ainda nao tinha visto estas imagens, e ajudam, se bem que agora detectei um problema. Não e mencionado, mas qual é o tamanho do espaço livre na zona do encaixe do espelho? Pergunto nomeadamente dentro dos plasticos?
Em relação aos plasticos, dá para manteres o plastico de origem visto as dimensoes serem iguais em termos da armação metalica do espelho :smiley:
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Bem ainda nao tinha visto estas imagens, e ajudam, se bem que agora detectei um problema. Não e mencionado, mas qual é o tamanho do espaço livre na zona do encaixe do espelho? Pergunto nomeadamente dentro dos plasticos?
Em relação aos plasticos, dá para manteres o plastico de origem visto as dimensoes serem iguais em termos da armação metalica do espelho :smiley:
Sim tudo bem, ate essa parte percebi, mas mantendo o espaco de origem que espaço restante e que ha la dentro?
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O mesmo que havia com o espelho normal, excepto mais um cabo. Duvido que lá consigas colocar a tal placa :rolleyes:
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O mesmo que havia com o espelho normal, excepto mais um cabo. Duvido que lá consigas colocar a tal placa :rolleyes:
Pois com o espaço que lá fica não sei...
No do depx talvez, porque não tem o sensor de chuva e luz
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Eu já mondei o espelho, só falta agora soldar os fios.
Aquando da desmontagem, lembrei-me de esconder o identificado da via verde lá dentro, mas infelizmente não cabe :(
Bem, vou ali ligar o ferro.
Até já
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Força aí :wink:
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Eu já mondei o espelho, só falta agora soldar os fios.
Aquando da desmontagem, lembrei-me de esconder o identificado da via verde lá dentro, mas infelizmente não cabe :(
Bem, vou ali ligar o ferro.
Até já
esse ferro demora a aquecer ;)
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esse ferro demora a aquecer ;)
Já acabei há uma hora, estou a finalizar os filmes para fazer upload e dar o efeito tcharam no tópico do projecto :)
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filmes e o camandro .....
isso é muito a frente em hi tech
diy 3ª geração ;)
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:)
O que deu mais trabalho foi passar o cabo. A forra está mesmo colada ao tecto, cum caneco. Devia ter usado fio mais fino...
Confirmo que quando o espelho está a "trabalhar", escurecido, não influencia as luzes do tecto.
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até dá gosto olhar para um espelho desses a noite ;)
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Montar espelho electrocromático (http://www.youtube.com/watch?v=YDpNX0gAmpo#)
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EXCELENTE
és grande Delfim, sem dúvida mais uma grande contribuição :dance:
Uma pergunta: é possível fazer isto em quem tem espelhos normais? sem os sensores e respectiva caixa?
cumps
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Uma pergunta: é possível fazer isto em quem tem espelhos normais? sem os sensores e respectiva caixa?
Diria que sim.
É uma questão de ver se esse espelho está colado ou encaixado.
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EXCELENTE
és grande Delfim, sem dúvida mais uma grande contribuição :dance:
Uma pergunta: é possível fazer isto em quem tem espelhos normais? sem os sensores e respectiva caixa?
cumps
Já vi um clio 2 com um espelho destes montado, mas trocaram o apoio espelho para manter o original.
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Mais um excelente video :tongue:
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Eu um dia destes, se arranjar umas fichas mais pequenas tipo essas, altero o meu :smiley:
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grande diy delfim .
os espelhos por norma teem todos o encaixe igual .
deixa me so dizer que costumo tira los de outra maneira , na peça de metal , com a mão , dou lhe uns toques ( tipo murros ) de baixo para cima e ele salta fora ;)
ps - delfim , tenho outra mod para ti , deu pra ver agora , vais ter de dessoldar isso :))))
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os espelhos por norma teem todos o encaixe igual .
Isso é bom saber. Penso que o meu Clio 1 tem o espelho mesmo colado.
Sendo assim, então qq um pode fazer este mod, haja espelhos! :)
deixa me so dizer que costumo tira los de outra maneira , na peça de metal , com a mão , dou lhe uns toques ( tipo murros ) de baixo para cima e ele salta fora ;)
E mais nada! Assim é que é. Eu como tenho mãos de fada e não queria partir aquilo, foi com cuidado. A próxima vez já será mais à bruta.
ps - delfim , tenho outra mod para ti , deu pra ver agora , vais ter de dessoldar isso :))))
Medo!!! Venha ele!
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pelo menos os clios III , megane II , lag II e III teem esse encaixe igual :)
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falta a ficha para isso funcionar artur... :tongue:
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Megane III também me parece igual, pelo menos a tampa dos sensores de luz e chuva.
Será?
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Megane III também me parece igual, pelo menos a tampa dos sensores de luz e chuva.
Será?
A tampa que montei foi a minha original, que tem sensor de temperatura. A que veio no espelho não tem encaixe para ele. Tem dois "respiradores" que não sei para que servem
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Megane III também me parece igual, pelo menos a tampa dos sensores de luz e chuva.
Será?
A tampa que montei foi a minha original, que tem sensor de temperatura. A que veio no espelho não tem encaixe para ele. Tem dois "respiradores" que não sei para que servem
Serve para um ventilador que os meganes trazem :smiley:
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Megane III também me parece igual, pelo menos a tampa dos sensores de luz e chuva.
Será?
A tampa que montei foi a minha original, que tem sensor de temperatura. A que veio no espelho não tem encaixe para ele. Tem dois "respiradores" que não sei para que servem
motor que controla o ar condicionado automatico e a qualidade do ar para fazer ligar a recirculação
(http://img716.imageshack.us/img716/3567/05012011091.jpg)
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motor que controla o ar condicionado automatico e a qualidade do ar para fazer ligar a recirculação
([url]http://img716.imageshack.us/img716/3567/05012011091.jpg[/url])
Será que isso funciona em vez do sensor básico de tenho?
Isso supostamente deve ligar a reciclação quando há um carro porco à frente, certo?
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funcionar até é capaz de funcionar. se não me engano a ficha é a mesma.
Agora isso tem um problema.
Esses motores chega a um ponto que começa a fazer barulho irritante! lolol
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funcionar até é capaz de funcionar. se não me engano a ficha é a mesma.
Agora isso tem um problema.
Esses motores chega a um ponto que começa a fazer barulho irritante! lolol
Pois, eu odeio barulhos parasitas.
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motor que controla o ar condicionado automatico e a qualidade do ar para fazer ligar a recirculação
Será que isso funciona em vez do sensor básico de tenho?
Isso supostamente deve ligar a reciclação quando há um carro porco à frente, certo?
se tiveres ac automatico , o teu deve estar entre as palas de sol , mas julgo que apenas nos lagunas existe a função de recirculação de ar em modo auto , nos clios e meganes , apenas controla a velocidade do ac .
funcionar até é capaz de funcionar. se não me engano a ficha é a mesma.
Agora isso tem um problema.
Esses motores chega a um ponto que começa a fazer barulho irritante! lolol
é como tudo na vida que ganha lixo e pó , limpar de vez em quando , resulta ;) e os que fumam dentro do carro , teem de limpar mais assiduamente
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tive de arranjar um para um amigo meu porque o dele já estava impossível.
Este "novo" já está de novo a fazer barulho.
Ele agora anda a ver se lhe arranjo um como os nossos. lolol
Como tenho um a mais, ainda vou ver se a ficha dá
é como tudo na vida que ganha lixo e pó , limpar de vez em quando , resulta ;) e os que fumam dentro do carro , teem de limpar mais assiduamente
Ele limpou, mesmo assim...
Não é fumador, quanto muito é o pó que isso já se sabe, ainda mais nesta zona.
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se aquilo tem um motor que aspira ar , é normal que vá acumulando . convem é limpar de vez em quando e antes de começar a fazer barulho . quando começa a fazer barulho , já acumulou o pó de anos ;)
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Pois.
Por um lado, prefiro os nossos. lolol
Dá menos trabalho :laugh:
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O mesmo que havia com o espelho normal, excepto mais um cabo. Duvido que lá consigas colocar a tal placa :rolleyes:
A placa não ira la para dentro. E outra coisa. Mas pelo que me parece, da de outra forma o que eu quero fazer... :assobio:
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Foi uma dor de cabeça passar a energia para o espelho, como aquilo não deve consumir mesmo nada, julgando pela espessura do cabo original, usem se possível uma fita ou qq coisa do género.
Entretanto lembrei-me que a vareta do óleo em metal é capaz de ser um belo cabo guia. Para que não tem mãos pequenas, vai ser um bom desafio passar o guia sem assassinar aquilo.
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:)
O que deu mais trabalho foi passar o cabo. A forra está mesmo colada ao tecto, cum caneco. Devia ter usado fio mais fino...
Confirmo que quando o espelho está a "trabalhar", escurecido, não influencia as luzes do tecto.
Aqui n se trata de influenciar as luzes de tecto. Alias o tal integrado que aqui tenho apenas tem como intuito para alem de criar algo mais profissional onde fazer varias ligacoes e basicamente ter uma reserva de carga via condensadores para evitar tar a sobrecarregar a fina fita onde os spots estao ligados, fita essa que me parece ser muito fina em termos de secçao de cobre. Logo a carga util em continuo pode muito bem ultrapassar o parameterizado dela marca quando tiver 3 luzes a funcionar em simultaneo bem como o espelho. Ate posso estar a ser um pouco alarmista mas assim n arrisco. Ate porque ao adicionar resistencias limito a carga no carregamento dos condensadores, mais uma vez para evitar sobrecarregar a fita.
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Não querendo ser chato, Delfim, consegues por-me um multimetro em serie no positivo do espelho e dizer-me qual é o consumo em mA ou microA (caso aplicavel) do espelho com uma luz a incidir sobre ele?
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Não querendo ser chato, Delfim, consegues por-me um multimetro em serie no positivo do espelho e dizer-me qual é o consumo em mA ou microA (caso aplicavel) do espelho com uma luz a incidir sobre ele?
Sim, faço isso que também estou curioso.
Assim que chegar a casa trato disto
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Não querendo ser chato, Delfim, consegues por-me um multimetro em serie no positivo do espelho e dizer-me qual é o consumo em mA ou microA (caso aplicavel) do espelho com uma luz a incidir sobre ele?
Sim, faço isso que também estou curioso.
Assim que chegar a casa trato disto
Ja agora faz-me tambem so com as luzes ligadas e o espelho desligado. Todas as luzes dos Spots. Penso que no teu caso sejam 3 W5W.
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Ja agora faz-me tambem so com as luzes ligadas e o espelho desligado. Todas as luzes dos Spots. Penso que no teu caso sejam 3 W5W.
Por agora são apenas duas, vou medir esses cenários também.
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Ja agora faz-me tambem so com as luzes ligadas e o espelho desligado. Todas as luzes dos Spots. Penso que no teu caso sejam 3 W5W.
Por agora são apenas duas, vou medir esses cenários também.
Obrigado e agradeço. Eu conseguia medir os spots sozinho, mas depois no caso do espelho era-me apertado por ser impossivel para mim o fazer nao tendo espelho. Assim so te tenho a agradecer, proximo encontro pago-te uma cerveja. :laugh:
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Hoje só consegui medir o consumo do espelho, sorry. Preciso de fazer um bypass na ficha para medir as luzes, toda a forma o consumo delas é fácil de calcular.
Medidas com o selector no 200mA
Em estado "normal", com alguma luz ambiente (garagem), marca 8.3, quando aponto uma lanterna, ele tem um pico de 1 (passa mas o multimetro fica no um) e começa a descer, mantém-se nos 130. Quando tiro a lanterna do sensor, ele baixa para os 12.3 e fica lá um bom bocado, até descer para os 8.3.
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Ou seja se aparece 1 no multimetro, significa que passou a escala e o consumo e superior a 200mA mas nunca chegará a 1A.
Quanto as luzes, agradeco mas ja nao necessitas. Por calculo directo ja calculei a potencia com factor de caganço de 3 W5W de 5W. Um total de 15W, que trocando por leds fica em 3W, com 12W de reserva, algo que o espelho nunca irá consumir.
Logo agradeco a tua disponibilidade pelo teres feito. Muito obrigado, e nao me esqueci da bejeca. :tongue:
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Em principio amanha terei novidades acerca disto. Com diagrama e tudo. :dance:
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Em principio amanha terei novidades acerca disto. Com diagrama e tudo. :dance:
Excelente!
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osciloscópio ?
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Em principio amanha terei novidades acerca disto. Com diagrama e tudo. :dance:
Excelente!
Está praticamente tudo dimensionado, mas nao irei por valores, porque ando a ver qual será a melhor forma de em vez de fazer a intensidade disparar linearmente obriga-la a fazer uma curva e subir progresivamente. Basicamente ando a torrar a cabeça aqui ao lado do pc, com a fonte ligada e a testar componentes. Mas será coisa basica. Fica so a faltar as fichas e os contactos das fichas bem como passar de protoboard para um prototipo de integrado com pistas, que depois irei mandar fazer numa casa de electronica que existe onde moro.
osciloscópio ?
Por acaso nem necessito, pois ta a ir a cabeça. Eu ja posto aqui uma foto do equipamento que estou a usar para esta brincadeira.
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isso é pra meninos .... acido , placa , caneta de acetato e tá feito :)
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Percloreto de ferro com força.
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isso é pra meninos .... acido , placa , caneta de acetato e tá feito :)
Pois da, mas eu quero uma coisa profissional, nao quero para desenrascar. Se fosse para desenrascar ate usava uma protoboard cobreada e soldava la, cortando as pistas com uma pequena broca.
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e fica uma coisa profissional como te disse para fazeres .... fartei me de fazer disso
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e fica uma coisa profissional como te disse para fazeres .... fartei me de fazer disso
Tudo bem, de momento encontra-se nestas breadboards:
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/52/Breadboard.JPG/450px-Breadboard.JPG)
Podia fazer assim:
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/555_timer_circuit_perforated_board.jpg)
ou usando photoengraving, mas pretendo algo assim:
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/67/PCB_design_and_realisation_smt_and_through_hole.png/800px-PCB_design_and_realisation_smt_and_through_hole.png)
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pronto , tá bem .... pra ficar escondido ..... ;)
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pronto , tá bem .... pra ficar escondido ..... ;)
Fica escondido, e verdade, mas quem um dia desmontar aquilo vai ficar a pensar que vem de fabrica assim. :laugh:
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Ora segue o esquematico ainda sem valores porque ainda estou a dimensionar:
(http://img52.imageshack.us/img52/5285/83199471.png)
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Mais um vídeo
DIY - Clio III - Soldar fios no plafonnier para alimentar o espelho (http://www.youtube.com/watch?v=TOxuHnGUm6k#ws)
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3G em acção! :laugh:
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é o que eu digo , o homem quando arranjar uma namorada tá tudo lixado :)
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é o que eu digo , o homem quando arranjar uma namorada tá tudo lixado :)
Esses não os publico :)
Podem sempre imaginar ...
http://thepiratebay.org/torrent/3728129/The_Toma_s_Taveira_tape_-_In_a_famous_scandal_in_Portugal (http://thepiratebay.org/torrent/3728129/The_Toma_s_Taveira_tape_-_In_a_famous_scandal_in_Portugal)
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So uma duvida. Para quem montou estes espelhos por acaso notaram um espaçamento superior na parte plastica que tem um corte para passar as fitas do sensor de temperatura do AC Auto e dos sensores de Luz/Chuva? E que supostamente essa peça plastica deveria estar encostada ao vidro e não afastada. Mais alguem notou isso ou so eu e que tenho esse problema.
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eu também tenho.
vou tentar resolver isso trocando a mola pelo espelho antigo
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Será que a peça superior da megane não dará? Sendo mais comprida encaixa e fica junto aos vidros, alias as duas?
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o lipe tem isso tambem
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Será que a peça superior da megane não dará? Sendo mais comprida encaixa e fica junto aos vidros, alias as duas?
são iguais. :smiley:
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isso acontece aos gajos rotos
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isso acontece aos gajos rotos
.l.
A ver se ajudas a resolver o meu :smiley:
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ajuda .... segundo o google , fica junto a belem
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porra... também tu? :laugh:
fogo, dizem-te tantas vezes essa... lolol
Agora a falar a sério.
Vou tentar pegar na "mola" do espelho que lá estava e meter no electrocromático a ver se isso resolve a questão da distancia
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Martelo nisso até ficar direito. :assobio:
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Martelo nisso até ficar direito. :assobio:
LOL.
cuidado com o que dizes :wink:
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Martelo nisso até ficar direito. :assobio:
LOL.
cuidado com o que dizes :wink:
LOL...
Falando a sério, penso que mesmo substituindo a mola ele fique mais junto ao vidro porque essa zona está bem encostada ao vidro... mas é uma questão de tentares.
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Boas.
Hoje chegou o meu espelho electrocromático para montar na Laguna, como já tinha a pré-instalação foi só subtituir, retirei o que tinha, com umas pequenas pancadinhas como no video, saiu com bastante facilidade, o novo foi só encaixar e puxar para cima com a mão até ficar fixo, liguei a ficha, montei os plasticos á volta e voalá ficou porreiro e a funcionar direitinho.
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:)
Mais um cliente satisfeito ;)
-
:)
Mais um cliente satisfeito ;)
A minha principal duvida era saber como o espelho era fixado e como saia. O video foi uma GRANDE ajuda, obrigado pelo excelente DIY!! :happy:
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a proxima vez que partir o parabrisas, vou ter que pedir para colocar um...com aquele "fundo" preto maior... para ver se da' para adaptar o sensor de luz...e estas coisas dos espelhos.. :)
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Queres ajuda? Tenho aqui um martelo.
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Boas.
Em relação ao plástico ficar um pouco afastado é normal, o meu também ficou, eu troquei a mola e ficou na mesma, mas no meu é uma coisa mesmo minima.
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Com jeitinho roda... Eu como arranjei este ja usado, tive de o virar que vinha ao contrario, mas pensei que tinham andado a mexer-lhe :lipsrsealed:
Mas vi por uma megane II e estava assim tal como tenho :wink:
o meu megas tambem é para cima penso que é assim de origem...
Quando montei o da minha, segundo os que vi, seria assim (para cima)de origem mas a diferença não será de grande influência... e estou satisfeito com o resultado já que só escurece quando o animal de trás viria mesmo a encandear...
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Boas pessoal.
Eu tenho um clio III van de 2007 e queria se possível fazer este diy.
Mas o meu carro ainda não trás esse suporte de metal , tras apenas o convencional espelho de plástico , há alguma modificação possivel ?
Cumprimentos
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É mais complicado nesse caso... Contudo podes arranjar esta parte plastica "creme" um esquelho deste e creio que já te safes :)
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Mas o encaixe é totalmente diferente , depois como o coloco no vidro ?
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terias de tirar o teu espelho para ver se o encaixe no vidro era igual.
Caso fosse, daria para fazer essa alteração, metendo ainda uma pelicula preta para não ficares com a caixa à vista pelo lado de fora :)
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Sim eu tirei , mas o encaixe é diferente.
Se quiseres posso postar uma foto
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já agora mete aí.
Mas se é diferente então não terás grande sorte.
Alias, podes fazer o que a malta dos Clio II fazem, mas isso dá cá uma trabalheira :lipsrsealed:
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Podes explicar como fazem ? é porque eu gostava mesmo de fazer isso
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O Xmarine é capaz de explicar...
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davidfscosta, o teu carro tem sensor de luz e chuva?
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Não x...
é o comercial sem os sensores
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Não.
Estou a tirar foto do encaixe , posto já
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Não x...
é o comercial sem os sensores
Ha comercial com sensor :D
Mas ok, entao e simples. Tiras o suporte do teu espelho e metes no espelho electrocromatico. Basta retirar a "bola" onde roda o espelho.
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Então e com a cablagem ? Montas-te a caixa e tudo isso ?
Eu não sei se me entendo a ligar os cabos xD
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isso so tem 2 fios...um de massa e outro de alimentação positiva apos ignição. Podes ir buscar a alimentaçao a caixa de fusiveis, ao fio amarelo que sai do fusivel do radio por exemplo.
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E passas-te o cabo por onde ? não seria mais facil ir buscar á luz de leitura ?
Desculpa insisitir, mas montas-te a caixa?
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E passas-te o cabo por onde ? não seria mais facil ir buscar á luz de leitura ?
Desculpa insisitir, mas montas-te a caixa?
Na luz de leitura, o espelho fica sempre a receber corrente mesmo apos desligar o carro...o que nao e bom...
Os fios passas pelo pilar.
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Hum era o que estava a pensar.
Vou comprar o espelho então , e depois logo vejo .
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Venho desenterrar este tópico para ver se se acrescenta algo de útil.
Hoje tentei instalar na minha Megane o espelho electrocromático pensando eu que tinha pré instalação e seria só ligar, pois bem, não tenho... :angry: :angry:
Agora a dúvida é a seguinte, o XMarine disse aqui para trás que não seria muito conveniente liga-lo directamente ao plafonier, assim sendo, pergunto já agora porque? Julgo ser apenas para não estar sempre alimentado mas gostava então de ter a certeza se é só por isso.
Além disso, então onde poderei ir buscar alimentação para o mesmo? Já retirei o forro do pilar A e tenho então a seguinte ficha, de onde apenas saem fitas, julgo que passar fita deve estar fora de questão, certo? Não encontro fita à venda, ou encontro? Não sendo fita, será que algum daqueles cabos me serve? Qual ou quais?
(http://img338.imageshack.us/img338/8154/20111120574.jpg)
(http://img818.imageshack.us/img818/5363/20111120573.jpg)
(http://img249.imageshack.us/img249/9743/20111120572.jpg)
(http://img155.imageshack.us/img155/5273/20111120571.jpg)
(http://img210.imageshack.us/img210/5578/20111120570.jpg)
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nessa ficha deves ter ai a alimentação para o espelho , dado que é dai que sai a fita para o mesmo
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Ok, mas onde, alguém sabe?
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busca polos e entretem te :=)
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Exacto :) tenta ver até pelas cores da cablagem do espelho e vê se bate certo... Se não bater, vai testando como o artur disse :)
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Ok, vou ter de arranjar tempo, paciencia e cabo para isso... :angry:
Pra ir até ao plafonier até já tinha arranjado com uma ficha que encaixa lá na perfeição e tudo, assim vou ter de arranjar mais qualquer coisa...
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Estou na mesma situação... No local onde está o espelho até tem uma ficha, mas é do microfone e sensor de luz... Agora para ligar o espelho qual a melhor alternativa?
Microfone não, é aquele aparelho do AC... A ficha que lá está é parecida, mas já está a ser utilizada por esse aparelho do AC.
Onde posso encontrar essa fita que poderá ser passada até à secção do espelho? Assim escuso de andar a fazer ligações extras sem estar a saber... Já agora a ficha do espelho tem 3 fios, não tem 2 como já aqui foi referido...
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Boas!
No meu caso eu coloquei o retrovisor como foi explicado no DIY.
Agora a dúvida é a seguinte, o XMarine disse aqui para trás que não seria muito conveniente liga-lo directamente ao plafonier, assim sendo, pergunto já agora porque? Julgo ser apenas para não estar sempre alimentado mas gostava então de ter a certeza se é só por isso.
Podes verificar o seguinte: se o carro estiver trancado o espelho não está alimentado e se no caso de o carro estiver aberto, acontece como nas luzes de tecto, desligam-se passado algum tempo.
Espero ter ajudado na tua duvida.
Cumprimentos.
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Só para terem uma ideia de como se faz para instalar o espelho electrocromático nos carros sem preparação para o mesmo...
([url]http://img192.imageshack.us/img192/843/07012010073.jpg[/url])
Basicamente fui buscar a energia para o espelho elecrocromático ao plafondier de tecto, em que um dos polos é o negativo e o outro o positivo e assim conseguir gerar o efeito electrocromático... O processo de instalação é de dificuldade média, ha que garantir que os fios ficam bem isolados e bem soldados para nao haver falhas nenhumas...
O resultado final é este:
([url]http://img94.imageshack.us/img94/6484/07012010075.jpg[/url])
Isto vi num forum espanhol como se fazia, contudo por respeito a nuestros hermanos nao irei colocar fotos deles :wink:
Disponham :wink:
edit
Montar espelho electrocromático ([url]http://www.youtube.com/watch?v=YDpNX0gAmpo#[/url])
creditos do video , user Delfim
el espejo esta al reves a cedula e para cima ,
so os espejos novos a cedula e para abaixo ,mais son diferentes na forma
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falto a fotografia dos novos espejos electrocromaticos
(http://img855.imageshack.us/img855/9333/espejoelectrocromatico.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/855/espejoelectrocromatico.jpg/)
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Neste momento já está com a célula para cima ;)
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Boas, hoje tentei instalar o meu espelho, que comprei aqui ao nosso amigo delfim, mas deparei-me com um problema... grave.
Fiz as soldas como estão na primeira foto (tenho um plafonnier de 3 lampadas), liguei em provisório para testar o espelho e tudo em ordem, depois do carro fechado ele desliga-se e etc. tudo 5*
Depois tirei o espelho antigo e... lá vi o problema.... Fixação diferente!
A do meu espelho actual é esta:
(http://desmond.imageshack.us/Himg225/scaled.php?server=225&filename=12072012721.jpg&res=landing)
Como podem ver, nem a zona preta no vidro tenho, para esconder tudo...
e a que apareçe no video do DIY é esta:
(http://desmond.imageshack.us/Himg856/scaled.php?server=856&filename=75840671.jpg&res=landing)
Alguém conhece uma solução para isto? Se é possivel fazer alguma coisa, quero dizer... :cry:
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O teu como não tem sensores de chuva/luz, a fixação e diferente. Dado que essa fixação e presa com força no parabrisas (quando troquei o parabrisas no meu já vinha) duvido que consigas trocar sem ter de trocar o parabrisas.
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M*rda! :angry:
Para já só encontrei uma solução:
(http://nsm05.casimages.com/img/2011/08/20/110820084143384538613235.jpg)
Desmontar a rótula do meu espelho de origem e meter no novo espelho.
Mas aparece outro problema. Como este espelho é dos mais recentes, a rótula é maior :angry: :angry: E não gosto do look dos outros :cry:
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Pois era isso que te ia sugerir, desmontares a rótula do espelho e trocares os apoios.
Desconhecia que as rótulas destes espelhos mais recentes eram maiores e assim sendo torna-se complicado fazer a adaptação. :sad: assim de momento so me ocorre fazer o enchimento disso com alguma coisa emburrachada tipo fita vulcanica.:|
Depois tens outras duas soluções mais radicais ou trocas o espelho para um dos mais antigos que não gostas tanto ou trocas o vidro.
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Eu tenho pra mim que isso se resolvia com um seguro com quebra isolada de vidros e um martelinho... :assobio: :assobio:
Já agora, com essa rótula por onde passariam os cabos? Se bem me lembro no meu os cabos vinham mesmo por dentro da rotula...
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Também no meu...
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Eu tenho pra mim que isso se resolvia com um seguro com quebra isolada de vidros e um martelinho... :assobio: :assobio:
Já agora, com essa rótula por onde passariam os cabos? Se bem me lembro no meu os cabos vinham mesmo por dentro da rotula...
A adaptação que vi foi feito um furinho acima da rótula para passar os fios, nesta adaptação o espelho foi aberto pra pintar de preto ficando a parecer um espelho original. :smiley:
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Pois era isso que te ia sugerir, desmontares a rótula do espelho e trocares os apoios.
Desconhecia que as rótulas destes espelhos mais recentes eram maiores e assim sendo torna-se complicado fazer a adaptação. :sad: assim de momento so me ocorre fazer o enchimento disso com alguma coisa emburrachada tipo fita vulcanica.:|
Depois tens outras duas soluções mais radicais ou trocas o espelho para um dos mais antigos que não gostas tanto ou trocas o vidro.
Bem, acho que vou vender este que tenho e comprar um dos mais antigos, mas vou pintá-lo de preto, para condizer com o suporte e disfarçar mais um bocadito os fios...
Acho que é a única solução "soft" :laugh:
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Ese espejo no he o Novo ,es el mais viejo ,o Novo aun ten a rotula mais grande
O de cima e o viejo y o otro o Novo
(http://img207.imageshack.us/img207/3150/p1010072wg.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/207/p1010072wg.jpg/)
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Ora, desenterrando aqui a coisa...
Tenho a possibilidade de arranjar um espelho de uma Megane de 2004 para colocar no meu de Megane de 2007, no entanto tenho o problema de o meu ser um espelho simples, sem sensores nem nada dessas "mariquices", logo não tem caixa nem nada do genero e o encaixe do espelho que está no vidro é do genero do do Clio colocado mais acima. Sendo que o "problema" da passagem da alimentação até ao plafonier me parece de fácil resolução, fico com a dúvida se trocando pela rotula os dois espelhos será viável, ou poderá acontecer que uma seja maior que a outra como aconteceu aqui com o A2J7C?
Não havendo essa hipotese, só mesmo levando vidro novo e colocando depois o outro suporte no vidro.
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Boas pessoal,
Precisava da vossa ajuda, tenho um clio 3 e também queria instalar um espelho retrovisor anti-encandeamento. Qual o espelho que costumam instalar no Clio? O dos Meganes?
Outra coisa, o meu carro está equipado com sensor de chuva, pelo que fui lendo neste tópico não há pré-instalação de origem correcto? Há uma coisa que acho estranho nas instalações que foram fazendo. Não é suposto haver um 3º fio? Já instalei um espelho desses num ibiza de 2000, mas para além do positivo e massa, tive de ligar também o sinal de marcha-atrás.
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o meu é de um megane.
o espelho só tem 2 fios, positivo e negativo.
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Nenhum renault leva sinal de MA para o espelho.
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o meu é de um megane.
o espelho só tem 2 fios, positivo e negativo.
Obrigado pela informação.
Nenhum renault leva sinal de MA para o espelho.
No ibiza que tenho e em todo o grupo VAG, o espelho é ligado com 3 fios. A ligação à MA até dá um certo jeito, porque por exemplo, quando estou a meter o carro na garagem, se a luz da garagem estiver acesa, o espelho escurece (porque assume como encandeamento). Metendo a marcha-atrás ele volta a desligar. Desta forma melhora a visibilidade.
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Acredito que sim. Mas estás num forum de renault's, não de vag's.
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Não interpretes mal o comentário que fiz. Não o fiz com sentido pejorativo.
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Bem pessoal, também já instalei o espelho auto-dimming no meu carro. Fiz de forma um pouco diferente do que foi descrito neste tópico. Mais logo vou colocar aqui as fotos do processo.
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Aguardamos então
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Tal como prometido aqui vai o meu DIY para instalação de espelho auto-dimming em renault Clio III:
Começam por desmontar a parte superior da caixa do sensor de chuva:
(http://i61.tinypic.com/xfcg7k.jpg)
Depois a parte inferior:
(http://i58.tinypic.com/2v3rl28.jpg)
Com a caixa fora, desencaixar a ficha castanha do sensor de chuva:
(http://i57.tinypic.com/15cd2xg.jpg)
Depois a parte que parece mais complicada, tirar o espelho. Mas que até é simples. Bastam duas pancadinhas para ele descer:
(http://i57.tinypic.com/2nuu05i.jpg)
Aqui têm os dois espelhos, à dta o antigo e a esq o electrocromático:
(http://i58.tinypic.com/acxwcl.jpg)
E aqui o suporte do espelho compativel com espelho anti-encandeamento:
(http://i58.tinypic.com/169mhxk.jpg)
Com o espelho velho fora, pode-se encaixar o novo. Para encaixar o novo é so encaixa-lo no suporte e faze-lo deslizar para cima até encaixar. Neste passo já não é necessária a martelada. O espelho que eu comprei, vinha com a mola frouxa. Que tive de trocar pela do meu espelho velho.
(http://i62.tinypic.com/6yywpl.jpg)
Passamos à parte da cablagem, O espelho é ligado com dois fios. Um positivo (12V) e outro massa. Têm várias possibilidades para o ligarem. Podem fazer como foi referido em posts anteriores e irem buscar corrente ao plafonier (o que eu não conselho porque desta forma o espelho ficará sempre ligado, provocando desgaste prematuro do espelho), ou então ir buscar corrente, apenas com a ignição do carro ligada, como passarei a explicar a seguir.
Para ligar o espelho utilizeias fichas originais, às quais liguei dois terminais de quadrante "Seat ibiza" que tinha aqui por casa:
(http://i61.tinypic.com/34glpn8.jpg)
Aconselho a isolarem a cablagem com fita de tecido para evitarem ruídos parasitas:
(http://i59.tinypic.com/119qd1v.jpg)
A ficha nova podem-na encaixar do lado oposto da ficha dos ensor de chuva que têm lá encaixe para ela. Vão ter de aldrabar o encaixe, porque a posição do sensor de chuva não deixa espaço para a encaixar no lugar original. Eu optei por isolar a ficha com um pouco de fita, só para não ficar a fazer barulho:
(http://i60.tinypic.com/2qkug5v.jpg)
Vão ter de passar os fiod pelo tecto até ao pilar A, por isso, vão ter de desmontar o plafonier, o encaixe central da pala de sol pala de sol e os tampões que estão no lugar da pega do condutor.
O plafonier é fácil de desmontar. Basta puxar o vidro e depois pressionar a mola da direita:
(http://i57.tinypic.com/i5849l.jpg)
O encaixe das peças é um bocado chato de desmontar. Precisam de abri-lo:
(http://i60.tinypic.com/4snonq.jpg)
e depois por dentro do forro pressionar o pino que o segura. É aquele no meio:
(http://i57.tinypic.com/34s2qtc.jpg)
Tiram também a pala de sol:
(http://i59.tinypic.com/fjpc7q.jpg)
Os tampões da pega (basta desencaixar):
(http://i59.tinypic.com/x6mru1.jpg)
Vão também precisar de desmontar parcialmente a borracha da porta. Basta puchar por ela para a tirar:
(http://i61.tinypic.com/30n7m1z.jpg)
Com tudo desmontado passam o fio primeiro para o plafonier e depois com ajuda de um arame fino, passam-no para o pilar A:
(http://i59.tinypic.com/zwxesg.jpg)
(http://i62.tinypic.com/72g03o.jpg)
(http://i57.tinypic.com/rkuhcg.jpg)
Com o fio no pilar A, passam-no facilmente, junto a fita do plafonier e depois pela lateral do tablier para dentro do tablier:
(http://i58.tinypic.com/mjlgz4.jpg)
Vão necessitar de tirar o regulador de luzes. Com um cartão tipo multibanco, fazem um pouco de força até ele sair.
Depois passamos à parte da ligação electrica do espelho. O cabo da massa podem-no ligar ao ponto de massa localizado por trás do regulador dos farois:
(http://i61.tinypic.com/2v187dx.jpg)
O positivo, podem-no ligar com um terminal macho na ficha que está desligada por trás do regulador dos farois. O fio amarelo tem corrente apenas com a chave. se não tiverem esta ficha, podem procurar com um multimetro um sinal de 12V com chave na ficha do regulador dos farois.
(http://i57.tinypic.com/kc1py1.jpg)
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Espero que esta informaçãoseja útil. Qualquer dúvida podem perguntar.
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obrigado pelo trabalho e colaboração
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Muito bom, obrigado
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Excelente report. Parabéns e obrigado pela partilha
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Apenas isto: :clapclap:
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Parabéns e obrigado pela partilha. Excelente opção.
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5 estrelas ;)
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Obrigado a todos pelos comentários. Brevemente ainda vai levar um pequeno upgrade para ficar a funcionar como nos carros do grupo VAG. ou seja, vou alterar a forma como o espelho está ligado para evitar a activação do espelho com a marcha atrás engatada. Aqui vai o esquema:
(http://i58.tinypic.com/14e7vcy.jpg)
Só me falta encontrar o sinal de MA. :grin:
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No megane II pre restyling com sensor de chuva e luz, já tem pre instalação? ou é preciso andar a soldar fios?
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Depende. Só tirando a tampa do sensor e vendo. Nem os actuais Mégane 3 trazem pre-instalacao(pelo menos os que já vi.
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O meu metas 3 trouxe pré-instalação
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Boas noites,
Sabem se o encaixe desse clio III é igual no megane III ??
é possivel alguem me arranjar uma imagem que dê para ver bem o formato do encaixe do espelho no megane 3???
Abraço
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o encaixe é igual , se não for , dá para trocar a parte traseira do espelho
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Boas tardes.
Fui à sucata e comprei um espelho do scenic.
Gostei muito deste DIY, mas tenho uma questão a pôr.
No meu caso, tenho um Clio 3 Fase 1 2007 na versão de equipamento previlege, ora esse conector branco está ligado ao botão do Cruise Control.
A questão é:
Onde vou buscar a corrente 12v?
Mas, a que fica em carga após dar a chave, o tal que tem sinal de 12V com chave?
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Vê na caixa de fusiveis, por exemplo o fio que alimenta o radio quando ligas o carro.
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Boas.
Ontem comprei no Oxx um espelho electrocromatico para o meu Megane de 2013.
E não tem pré instalaçao.
Vou ligá-lo ao plafonier, mas tenho uma duvida.
Posso ligá-lo de qualquer maneira, ou tem polaridade?
Obrigado
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Normalmente em corrente continua tens que ter atenção à polaridade ;)
Não sei o que está no circuito do espelho para ele funcionar, mas convem ter em conta a questão da polaridade, para não queimares isso.
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A cablagem da ficha que vem no espelho tem um fio branco e outro preto.
Em principio o fio branco é o positivo, certo?
já agora sabem me dizer que onde se pode arranjar a ficha macho correspondente á fêmea que vem no espelho? Tem alguma referencia ou nome especial para eu pesquisar?
Desculpem esta minha ignorância do assunto.
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Boas estou a pensar colocar um espelho igual, mas a minha magana 2 fase 2 não vêm pré equipada com as ligações por isso vou ter de improvisar da mesma forma como já foi aqui referido neste forum...A minha pergunta é: na cablagem, preto e castanho, como sei qual o positivo e negativo?
Obrigado
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Já viste o video do inicio do tópico, certo? com um multímetro consegues saber qual é o positivo e o negativo, ou então com busca pólos ou até mesmo um led
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Obrigado Tony da Buzina, já vi o video, o que é excelente para ajudar nesta alteração. No que respeita as ligações, eu vou aproveitar para ligar ao plafon das luzes, aí é fácil eu saber a polaridade (e tem a particularidade de ao trancar o carro aquele circuito ficar sem energia). A minha dúvida, e para não fazer borrada, surge no espelho que adquiri de uma megane 2 fase 1, em que as cores, como já referi anteriormente, são preto e castanho e não tenho como saber a polaridade pelas cores, a não ser que alguém ja tenha tido o mesma dúvida com algo idêntico.
Obrigado.
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Boas.
Segundo o que me disseram noutro local, nao interessa a polaridade dos fios do espelho.
Eu quando o montei fiz assim e deu certo.
Cumptos
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Tenho esse num megas 3 de origem e esse retrovisor dá um jeitaço!! principalmente a quem tem sensibilidade à luz como eu, já me é dificil andar noutros carros sem isso, parabéns pela ideia!
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Boas.
Segundo o que me disseram noutro local, nao interessa a polaridade dos fios do espelho.
Eu quando o montei fiz assim e deu certo.
Cumptos
hola
si que tiene polaridade
branco positivo ,negro negativo
o sensor siempre para cima nos modelos viejos ,pois o outro sensor que vai mirando para o crsital ficaria tapado con o soporte ,nos novos sin va para baixo
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Boas, sabes se dá para fazer isso numa laguna 3 e se o processo é o mesmo?
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Este espelho é simples de ligar, qualquer positivo serve, convém apenas que desligue com a chave para não ficar sempre ligado. Podem ir buscar o positivo ao radio, à caixa de fusíveis, interruptores, etc.
Para a massa, podem ligar num ponto de massa ou diretamente na chapa.
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No meu caso, fiz a instalação de raiz directo na caixa de fusíveis.
Retirei o forro dos joelhos, retirei o conjunto fusíveis, cabo, terminais para a caixa fusíveis e terminais para ficha do espelho.
Foi cravar tudo, meti fusível de 10A, passei os cabos pelo pilar até ao espelho
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E a solução mais acertada. Ainda para mais é normal a caixa de fusíveis ter espaços vazios, e fica uma instalação mais clean :wink: