Autor Tópico: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998  (Lida 15517 vezes)

Offline Sls a GPL

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #30 em: 05 de Março de 2015, 08:23 am »
Blur, basta haver uma diferença no modelo do veiculo ou na referencia da peça para depois o esquema eléctrico ser diferente, por exemplo basta alterar o índice do motor para ter um esquema eléctrico diferente, sem ter o esquema especifico do veiculo em questão, é sempre uma incognita, mas ajuda a perceber aquilo que se pode lá encontrar.

Mas agora, é o seguinte, se aquilo é o comando da posição da borboleta, e se os fios estiverem trocados não me parece que ao ligar o motor a borboleta fique a funcionar bem, ou melhor, conseguir ligar o motor sequer.
Se ele liga o motor mas é o ponteiro da temperatura que está com um comportamento anormal, se calhar aquilo não é do motor da borboleta, ou será que estou enganado :|

Não há nada como pegar no multímetro e ver o que é que lá chega aos fios.

Offline jorgehsilva

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #31 em: 07 de Março de 2015, 08:04 am »
Mais uma vez obrigado a todos, pensei que fosse bem mais simples!!
Ainda hoje vou pegar no multímetro e medir as tensões.
Quanto ao modelo do motor, procurei no bloco, mas não encontrei qualquer placa.
Obrigado

Offline Sls a GPL

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #32 em: 07 de Março de 2015, 08:52 am »
Julgo que não tem placa, está mesmo gravado no bloco do motor ,ais ou menos ao mesmo nível das entradas de ar dos cilindros.
Seria mais fácil se tivéssemos o esquema correspondente ao carro e mesmo assim.... lol Eu fiz umas cenas no meu e também me vi às aranhas para encontrar os esquemas certos, pois o carro tinha instalação que só encontrei correspondência em NT's de anos diferentes.

Offline jorgehsilva

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #33 em: 07 de Março de 2015, 09:49 am »
OK, trago desenvolvimentos.
Desmontei a ficha, já tinha sido há algum tempo e já não me lembrava bem.
O fio cor-de-rosa é de facto castanho!!!
Com o multímetro e o motor a trabalhar o único fio que tem voltagem é o amarelo(5V), com o motor desligado todos têm tensão.
Com o desmontar da ficha reparo que existe uma borracha encaixada nos fios, permitindo apenas duas combinações, o branco é sempre no meio, testei inverter os cabos pela outra ordem e a luz da resistência não apaga, o que leva a crer que a ordem inicial está correcta, só me resta concluir que o aquecimento anormal não se deve a esta ficha.
Também deduzo que se trata de facto algo a ver com a borboleta, pois com a ficha desencaixada, o motor começou a trabalhar de maneira errática e um minuto depois parou.
Resta-me tentar descobrir a causa do aquecimento súbito...
Obrigado a todos pela vossa colaboração!

Offline Sls a GPL

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #34 em: 07 de Março de 2015, 11:24 am »
Como suspeitava, estando relacionado com a borboleta, o motor dava logo sinal de algo errado.
Se a luz da resistência se mantém acesa pode simplesmente ser só um erro memorizado. Tens que ligar a uma maquina de diagnostico para ver o que é.
Quanto à questão da temperatura, tens que ver o estado dos sensores da temperatura e respectiva cablagem.
Esses sensores devem estar junto ao termostato não sei se é o caso, também no radiador.

Offline jorgehsilva

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #35 em: 07 de Março de 2015, 16:47 pm »
Novidades.
A ficha, desmontei-a por completo voltei a colocar os fios um a um em cada buraco e fechei a ficha, com um pouco de fita isoladora selei-a para não voltar a sair e está como nova!
Andei alguns quilómetros e a luz da resistência não voltou a acender.
Quanto ao aquecimento, passados 4 Km a temperatura já ia para lá de metade e pouco depois a ventoinha liga.
Será um sintoma do termóstato?
A ventoinha faz o seu trabalho e arrefece, o problema é que bastam 4 ou 5 quilómetros para ela activar...

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #36 em: 07 de Março de 2015, 21:14 pm »
Faz o seguinte, verifica se as tubagens ficam realmente quentes ou não. O ideal seria utilizar um termómetro adequado e verificar se os valores dados pelos sensores de temperatura correspondem ou não à temperatura da agua.
Se o motor aquece muito rapidamente pode ser por não estar a circular convenientemente.
Verifica se a sofagem aquece normalmente, se o radiador de refrigeração aquece por igual ou se tem zonas quentes e outras frias.
Os problemas de falta ou de má circulação podem ser provocados por entupimentos, bomba de agua ou termostato avariado.

Offline jorgehsilva

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #37 em: 07 de Março de 2015, 23:55 pm »
Por acaso, a solfagem há algum tempo que não aquece o suficiente, nunca pensei que estivesse interligado!
A tubagem aquece bastante, tenho um termómetro daqueles de cozinha mas não sei como iria medir a ttemperatura do líquido de refrigeração.
Como é que eu posso diagnosticar um bloqueio?  Retiro todo o líquido e reponho?
Obrigado

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #38 em: 08 de Março de 2015, 00:40 am »
A agua circula pelo radiador da sofagem, se este estiver entupido (não era nada de admirar) notas alguma diferença de temperatura entre o tubo de entrada  de saída do radiador da sofagem.
Os termómetros que se costumam utilizar são uns de infra-vermelhos, se não me engano ;)

Podes também fazer o seguinte, soltas o tudo do termostato que vai ao radiador da sofagem e com uma mangueira com agua corrente verificas se a agua corre bem ou se tem muita dificuldade.

Aproveitas e fazes uma limpeza ao circuito de refrigeração. Isto se te sentires à vontade para fazer o serviço, caso contrário é preferível levar a um profissional para tratar disso e diagnosticar a causa do problema.

Offline jorgehsilva

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #39 em: 08 de Março de 2015, 08:30 am »
Obrigado, sim creio que me sinto à vontade, sou muito pratico desde que identifique os componentes!!!
Sei que o radiador da saufagem fica debaixo do tablier, é fácil identificar os tubos que vão para lá?
Achas que devo aproveitar e mudar o termostato também ou nem por isso?
Deduzo que o ponto para retirar o liquido esteja mesmo por debaixo do radiador e já reparei que existe um ponto onde se purga o ar no termostato, existe algum ponto nas tubagens da saufagem?
Obrigado!!!

Offline jorgehsilva

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #40 em: 08 de Março de 2015, 19:37 pm »
Se calhar já criava outro tópico visto já estar a fugir da dúvida inicial...
Já respondi a algumas das minhas dúvidas.
Removi o termóstato e vaso de expansão. O vaso está em limpeza!
Descobri ma tubagem do radiador da solfagem um parafuso de purga do ar.
Não consegui localizar a purga do radiador... :lipsrsealed:
Com a mangueira de água, a água circula +- livremente dentro da tubagem, excepto a do radiador da solfagem...
Com o carro quente e a solfagem no máximo, o tubo de baixo estava bastante quente, já o de cima frio.
Deduzo que o debaixo será a entrada para o outro radiador e o de cima a saída, será?
A saída (penso eu) vai dar ao bloco do motor junto às correias e não consigo chegar lá para retirar o tubo.
No entanto se colocar a mangueira no tubo da entrada, nada acontece, a água retorna toda.
Mesmo removendo o parafuso de retirar o ar, nada sai por ai...
O que posso fazer para retirar o que penso eu seja o bloqueio?
Outra dúvida será este bloqueio no radiador da solfagem que origina o aquecimento anormal?
Já retirei o termostato, não sei se compro outro ou não...

 

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #41 em: 09 de Março de 2015, 01:44 am »
Já lá chegaste, todas as tubagens ficam no compartimento do motor, e são faceis de identificar. Vão dois tubos ao radiador da sofagem (são aqueles que vão juntos para dentro do habitaculo.
Se um está quente e o outro frio, é porque a agua não circula.
O motor quando está frio só circula agua pelo radiador da sofagem, se por aqui a agua não passar, vai aquecer rapidamente a agua que está dentro do motor, fazendo com que abra o termostato.
Quando isto acontece, vai entrar agua fria no motor, fazendo baixar ligeiramente a temperatura.
Por isso é natural, veres o ponteiro da temperatura a subir e a descer em pouco espaço de tempo.
A solução é substituir o radiador da sofagem. Em ultimo caso, fazes um bypass entre os dois tubos que vão ao radiador da sofagem provisoriamente até substituíres este.
O radiador de refrigeração  não tem sangrador.
Para voltares a sangrar o circuito, tens uns diy com isso explicado ;)

Offline jorgehsilva

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #42 em: 10 de Março de 2015, 19:13 pm »
Tudo resolvido!
Consegui desencaixar o tubo que regressa do radiador da saufagem e com a mangueira de água foi fácil desobstruir no sentido iinverso da circulação.
Montei tudo e sangrei o sistema, tive problemas pois aquecia mais do qque antes!
Saia muito ar pelo parafuso de sangramento, comprei outro termóstato (16 euros), montei e sangrei, tive o carro ligado 30 minutos à espera que a ventoinha ligasse e a temperatura nem chegava a meio. 
Amanhã, vou circular com o carro, mas em principio está tudo bem!
Muito obrigado pela vossa ajuda e disponibilidade , em especial ao Rodinhas
Um abraço.

Offline Blurr

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #43 em: 10 de Março de 2015, 23:58 pm »
Mestre rodinhas nao brinca em servico...
Q

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Re: Ajuda a identificar esta ficha, CLIO II 1998
« Responder #44 em: 11 de Março de 2015, 00:42 am »
Agora verifica se com o carro a trabalhar, se a sofagem aquece, e se não começas a ficar com os tapetes molhados ;) pois é "normal" os radiadores da sofagem ficarem rotos com a idade.
Agora depois de dares uma volta com o carro, volta a atestar o vaso de expansão, e nos próximos dias vai vigiando o nível.
Se continuares a ver o nível a baixar, volta a sangrar o circuito e depois deixa-o a trabalhar, com o quente da sofagem para o máximo  até a ventoinha disparar, se for preciso dá-lhe umas aceleradelas ;)