Autor Tópico: problema com a uch (unidade controlo habiculo)  (Lida 18437 vezes)

Offline prosario

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: porto
  • Garagem : megane II 1.5 dci - 100 cv - 2004
problema com a uch (unidade controlo habiculo)
« em: 13 de Julho de 2012, 22:49 pm »
Boas a todos!!!

Preciso de um conselho vosso. Tenho um problema com o farol nevoeiro traseiro (esquerdo) que não liga. Levei o carro à renault, e eles diagnosticaram ao fim de 2,5 horas que o problema é que a uch tem avaria nessa função do farol de nevoeiro. Parece que a uch não manda corrente para ligar o farol.

A solução segundo a marca, passa por mudar a uch, o que dá um estouro de 400 Euros. E perguntei-lhe se não haveria outra solução (pois 1 luz nao justifica tanto valor), o que me responderam que sim, mas não oficial, que é ajustar um botão com uma ligação à corrente dos médios, o que daria por volta dos 60 euros. O problema neste caso, é que não me conseguem arranjar um botão que se adapte, pois tem de estar de acordo com a legislação (botão com simbolo nevoeiro, luz ambar). Propus-lhe, que para contornar isso, e uma vez que nao tenho no meu megas o ESP, adaptar esse botão, mas que o chefe de oficiona se mostrou reticente.

Pergunto: Acham que esta solução funciona para contornar o problema? Será que este botão funciona por impulso ou é mesmo interruptor?

Podem ajudar pf, é que tenho ai a inspecção à porta, e com isto vejo uma grande possiblidade em o carro reprovar.

obrigado

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: problema com a uch (unidade controlo habiculo)
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2012, 23:38 pm »
e na inspecção podem implicar se o botão não for o regulamentar e o farol de nevoeiro traseiro só pode acender com os medios ou maximos ligados, passando para minimos, tem de desligar .
E uch usada não é possivel pois as mesmas são codificadas com o numero de chassis do carro e depois não vai trabalhar o carro
as soluções que indicaram são as correctas

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2012, 00:39 am »
não haverá a possibilidade de desviar a saída de corrente da manete onde se liga/desliga o farol de nevoeiro, e em vez de ir só à uch ir também para um rele que acende a luz de nevoeiro??, seria uma solução mais barata se for possível fazer, e não é necessário botões adicionais.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 14 de Julho de 2012, 00:52 am »
não sei se será possivel pois a manete funciona por contactos na placa de circuito do rotativo de air bag e os sinais devem ser quase de certeza via can bus o que torna a situação ainda mais complicada de se fazer

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #4 em: 14 de Julho de 2012, 00:56 am »
Nem sabia que isso ia á uch :S
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 14 de Julho de 2012, 01:16 am »
nesse caso tem mesmo que ser uma uch nova, já tive um problema ainda mais estranho e teve que ser trocada a uch

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 14 de Julho de 2012, 01:28 am »
Nem sabia que isso ia á uch :S

é na uch que estão os reles de comando

Offline prosario

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 14 de Julho de 2012, 03:16 am »
Pela manete tal nao é possivel, visto que os botões do nevoeiro são por impulso que dão sinal a uch, que por sua vez manda o sinal de corrente para as luzes.

As opções são:
- uch nova
- botao adaptado, e segundo a legislação, e ligando á corrente dos médios, não acendendo com os minimos.

Esta ultima opção, esta dificil de conseguir visto encontrar um botao que pequeno que se adapte ao megane.

Eu dizia ao chefe da oficina, utilizar o botão do ESP, pois no ipo nao entram na altura de verificar as luzes. E caso entrem, e se tentarem o botao da manete, sempre acende a luz do quadrante. Mas, isso já é confiar na sorte.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #8 em: 14 de Julho de 2012, 16:00 pm »
Ok então e num gajo que perceba de eletrónica, não se consegue reparar esse relé da UCH?? Perdido por 100, perdido por 1000... :X
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline prosario

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2012, 16:28 pm »
Acho que o problema não está na relé. Eles na renault fizeram o diagnostico na clip, e os controladores estavam ok. Mas depois fizeram mais testes, e chegaram a conclusão que a uch nao envia sinal de corrente para o farol traseiro.

Offline oldmaxx

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #10 em: 23 de Julho de 2012, 04:50 am »
na minha terra as UCH's de megane II e clio 3 têm eeprom's com portos para programação nas extremidades do pcb!

isto sou só eu a falar que já tive a minha uch reparada por causa dum stress de simplesmente não ter médios!

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #11 em: 25 de Julho de 2012, 22:41 pm »
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=64.msg200#msg200
se repararem numa das ultimas fotos tem lá um interruptor com o simbolo do nevoeiro? não dá para colocar um igual?