Autor Tópico: Falha periodica de potência.  (Lida 13260 vezes)

Offline Fernando Nascimento

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto, Portugal
  • Clio II, dci 1.5 80cv
  • Garagem : Renault Clio 2 fase 2 Extreme 1.5dci
Falha periodica de potência.
« em: 29 de Julho de 2012, 10:27 am »
Tenho um Clio II Extreme 5 portas 1.5dci de 80cv de finais de 2002, comprei o carro usado em 2007 e não tive muita sorte apesar do carro já ter feito 150.000km nas minhas mãos (tinha 50.000) e só uma vez é que me deixou ficar mal (o motor não desenvolvia, no relentin conseguia aumentar a rotação mas assim que entrava em esforço ele voltava a rotação de relentin) (nunca me conseguiram explicar o que era).

Antes deste problema que já deve ir há mais de um ano, eu reparava que o carro (especialmente em frio) quando em aceleração "branda" tinha pequenas falhas, mas coisa muito passageira, durante muito tempo achei que eram "rajadas de vento" lol...

De há dois messes para cá limpei as tubagens de ar do motor pois o respiro do oleo do motor estava entupido e pingava um pouco, o carro começou a andar melhor, mais "deslargado", acontece que tive de trocar oleo e filtros, desta troquei também o filtro do gasóleo (já tinha uns 50.000km), desde então o carro tem uma aceleração muito mais calma e tem as tais falhas mais periodicamente, se for prai em 5ª as 3000rpm numa inclinação ai de uns 3% a subir ele esta de x em x segundos a falhar, parece que por instantes o motor deixa de injectar, parece mesmo uma rajada de vento no snetido contrario ao deslocamento.

Já me disseram que pode ser do filtro do gasóleo mas ele já tinha estas falhas, e o filtro é o terceiro que lhe meto da mesma marca e modelo.

Alguém me sabe dizer se pode ser de algum sensor de pressão ou temperatura da admissão ou escape do turbo ou assim???? Cheira-me que é isso, e como os valores desse sensor devem estar a rondar no limite ele não deixa desenvolver muito.lol...

O meu turbo já teve a sua graça desde há uns três anos começou a assubiar e deixou de dar a potencia que sentia anteriormente, mas como o motor não gasta gota de oleo, não deita fumo (mesmo a frio) e tem consumos muito baixos tenho deixado andar.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Falha periodica de potêntia.
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2012, 18:04 pm »
quando sentes essas "rajadas" não haverá bolhas de ar no circuito do combustível, e essas percas de potencia periódicas não será a falta de combustível provocada pelas bolhas de ar ??

• 1.0 SCe
  • *
  • Clio II, dci 1.5 80cv
« Responder #2 em: 29 de Julho de 2012, 22:02 pm »
Eu vi no fórum alguém falar disso no filtro de gasóleo que se via muitas bolhas de ar em um dos tubos, mas acho que é normal pois é no tubo de retorno de combustível pro deposito, e como a bomba que empurra deve ser a mesma que  puxa o gasóleo pro deposito e como ele empurra mais líquido do que o que retorna origina isso. É a minha ideia. É como beber um pacote de leite com palhinha quando está a acabar.  Lol....

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2012, 22:10 pm »
sls quando aparece bolhas e existe falta de potência não costuma acender luzes???

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Falha periodica de potência.
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2012, 04:09 am »
Pode não aparecer, não sei. Mas se deixares acabar o combustível do deposito , só acende a luz da reserva, ou acende mais alguma?? As bolhas de ar podem não provocar nenhuma anomalia, se o carro não estiver equipado com sensores que  detectem isso. Se for um motor com bomba injectora pode não dar erro nenhum, se for dos que tem bomba de alta pressão, nesses é cá paz de dar erro, não sei.

Eu vi no fórum alguém falar disso no filtro de gasóleo que se via muitas bolhas de ar em um dos tubos, mas acho que é normal pois é no tubo de retorno de combustível pro deposito, e como a bomba que empurra deve ser a mesma que  puxa o gasóleo pro deposito e como ele empurra mais líquido do que o que retorna origina isso. É a minha ideia. É como beber um pacote de leite com palhinha quando está a acabar.  Lol....
Se  as bolhas só aparecem no tubo de retorno tudo bem, mas eu referia-me ao tubo que vai para o filtro e do filtro para o motor.
Quanto ao tubo de retorno , serve para levar o gasóleo que não é utilizado pelos injectores para o deposito, e não tem bomba nenhuma, o gasóleo depois de passar pelos injectores circula por gravidade ou impulsionado pelo combustível não utilizado pelos injectores.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2012, 09:06 am »
Já tentaste ligar o carro à máquina? Já ouvi falar muito desse problema nos clios dci apesar dos dois que existem cá em casa nunca tive esse problema..

Pode ser muita coisa o que me leva a pedir que ligues o carro à maquina para ver se existe algum erro memorizado.. É que ajudava muito na tentativa de descobrir uma possível solução...

• 1.0 SCe
  • *
  • Clio II, dci 1.5 80cv
« Responder #6 em: 02 de Agosto de 2012, 00:47 am »
Valvula e tubos limpos do EGR, agora vamos ver como se porta, já dei uma voltinha e parece melhor, estava todo entupido. Agora vamos ver com o tempo. Agora vou xonar...

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #7 em: 02 de Agosto de 2012, 01:12 am »
Era uma hipótese.. O meu vermelho já teve esse problema e era EGR mas acendia-me a luz de motor. Mas as falhas eram um pouco mais sentidas pois sentias o turbo a perder pressão e voltar a ganhar...

• 1.0 SCe
  • *
  • Clio II, dci 1.5 80cv
« Responder #8 em: 02 de Agosto de 2012, 08:29 am »
Hoje ao vir pro trabalhito, já não senti as falhas onde era normal, mas os consumos também já subiram, não saia perto dos 5 e agora o computador diz que já vai em 6, deve ter sido do "aperto"  que lhe dei em acelerações e tal.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #9 em: 02 de Agosto de 2012, 08:50 am »
essas falhas ou terá a ver com a egr ( que deve andar toda cheia de carvão) ou entradas de ar nos encaixes rápidos.

Tenta verificar os encaixes rápidos dos tubos de combustível

Offline lima6k

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: renaultlandia
« Responder #10 em: 02 de Junho de 2015, 00:13 am »
https://www.youtube.com/watch?v=3EOSlg8aNgI

por acaso a falha nao era tipo isto??