Tenho um Clio II Extreme 5 portas 1.5dci de 80cv de finais de 2002, comprei o carro usado em 2007 e não tive muita sorte apesar do carro já ter feito 150.000km nas minhas mãos (tinha 50.000) e só uma vez é que me deixou ficar mal (o motor não desenvolvia, no relentin conseguia aumentar a rotação mas assim que entrava em esforço ele voltava a rotação de relentin) (nunca me conseguiram explicar o que era).
Antes deste problema que já deve ir há mais de um ano, eu reparava que o carro (especialmente em frio) quando em aceleração "branda" tinha pequenas falhas, mas coisa muito passageira, durante muito tempo achei que eram "rajadas de vento" lol...
De há dois messes para cá limpei as tubagens de ar do motor pois o respiro do oleo do motor estava entupido e pingava um pouco, o carro começou a andar melhor, mais "deslargado", acontece que tive de trocar oleo e filtros, desta troquei também o filtro do gasóleo (já tinha uns 50.000km), desde então o carro tem uma aceleração muito mais calma e tem as tais falhas mais periodicamente, se for prai em 5ª as 3000rpm numa inclinação ai de uns 3% a subir ele esta de x em x segundos a falhar, parece que por instantes o motor deixa de injectar, parece mesmo uma rajada de vento no snetido contrario ao deslocamento.
Já me disseram que pode ser do filtro do gasóleo mas ele já tinha estas falhas, e o filtro é o terceiro que lhe meto da mesma marca e modelo.
Alguém me sabe dizer se pode ser de algum sensor de pressão ou temperatura da admissão ou escape do turbo ou assim???? Cheira-me que é isso, e como os valores desse sensor devem estar a rondar no limite ele não deixa desenvolver muito.lol...
O meu turbo já teve a sua graça desde há uns três anos começou a assubiar e deixou de dar a potencia que sentia anteriormente, mas como o motor não gasta gota de oleo, não deita fumo (mesmo a frio) e tem consumos muito baixos tenho deixado andar.